quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sabes o que vais fazer nos lobitos ou alcateia?

Sabes o que vais fazer nos Lobitos?

 O que os lobitos gostam de fazer é brincar. E nós, tal como os lobitos na natureza gostamos de brincar. Mas não fazemos só isso; também contamos histórias, cantamos, dançamos, fazemos disfarces para os nossos imaginários, pintamos, etc. Tudo isto é divertido! Quem aqui chega vai aprendendo as regras de comportamento na Alcateia e vai evoluindo. No início é preciso dar tempo para que aprendam as regras básicas e verem se gostam da nossa companhia. Nessa altura dizem que és um lobito pequenino que ainda está a aprender tudo: és um Pata-Tenra!
Passado algum tempo, quando já souberes regras básicas, vais fazer a tua Promessa. Sabes o que isso quer dizer? Quer dizer que gostaste tanto daquilo que fazemos que queres MESMO fazer parte da Alcateia e vais dizer aos teus chefes que decidiste ser um dos nossos! Com o teu compromisso toda a Alcateia te vai aceitar e nesse momento passas a fazer parte da grande família dos lobitos. Só depois do teu compromisso e de teres o teu lenço amarelo de Lobito é que vais aprender ainda mais. O caminho a percorrer é longo, mas tu vais conseguir fazê-lo.

Primeiro serás um Lobo Valente: um daqueles que não tem medo de nada na Selva, apesar de saber muito pouco sobre ela. Nesta altura, porque és valente, não vais ter medo de ir para acampamentos ou de participar em actividades que não conheces. Caçarás em grupo com a Alcateia e saberás que se protegem uns aos outros.

Depois, vais ser um Lobo Cortês. Vais ser capaz de ser amável e paciente para com os mais novos, os Patas-Tenras acabados de chegar e que precisam de ser ajudados. Como és cortês vais também mostrar-te sempre alegre, respeitador, simpático e ajudar a zelar por todos e pelo bem da Alcateia. Não vais troçar de ninguém, vais pensar sempre primeiro antes de fazeres alguma tolice…
Quando tu conseguires ser assim, podes passar a ser um Lobo Amigo.

Serás já capaz de uivar tal como Aquelá, com cuja idade e experiência aprendes a ser cada vez melhor. Passarás a ser um exemplo para os outros: um lobo amigo domina a sua vontade e os seus sentimentos e cumpre a Lei da Alcateia e a sua Promessa. E um lobito que é amigo dos outros tem paciência para com os lobitos mais novos, ajuda-os em tudo o que pode ‘da melhor vontade’, é capaz de perdoar. Sobretudo, nunca se esquece que um lobito é sempre um irmão, nunca um inimigo, e que os mais fortes protegem sempre os mais fracos!

À medida que fores progredindo Aquelá, ir-te-á dando insignia para que as coloques no braço esquerdo da tua camisa, de modo a que todos saibam o que já sabes. Se fores pata tenra todos cuidarão de ti, e quando fores  Lobo Amigo todos esperarão a tua ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário