quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cidade de Lobinhos



                                                          PROGRAMA DE JOVENS

Proposta de Idéias

Faixa etária: 7 a 11 anos

Forma de participação: pequenos grupos

Nome sugerido para a atividade: Cidade de Lobinhos

Área de crescimento: Intelectual

Objetivos: Identificar os principais serviços públicos posto a disposição da comunidade.

Esta atividade desenrola-se em três reuniões, na primeira:
          Os Lobinhos deverão fazer uma maquete de uma cidade, cabendo a cada dupla fazer: 1 dupla fará a prefeitura; 1 dupla fará a delegacia; 1 dupla fará a escola; 1 dupla fará a igreja; 3 duplas farão lojas: supermercado, papelaria e loja de roupas; 1 dupla fará a praça; 1 dupla fará a garagem de ônibus; 1 dupla fará central de limpeza; 1 central de distribuição de luz; 1 central de captação, tratamento e distribuição de água.
          A maquete deverá ser feita em uma mesa bem grande, ou mesmo no chão, o material poderá ser: argila, cartolina, madeira fina, ou mesmo uma combinação destes materais.
         Em outra reunião, cada dupla fará uma casa. Se o Chefe da Alcatéia achar conveniente poderá fazer a cidade em uma só reunião diminuindo o número de estabelecimentos comerciais, fazendo com que essas duplas façam as casas.
         Na terceira reunião, os Lobos receberão bonequinhos de plático e deverão povoar as suas casas com famílias, cada dupla resolverá a constituição de cada “família”de sua casa. Caso o Che-
fe julgar mais conveniente poderá fazer combinações de famílias e sorteá-las depois para cada casa. Os Lobos deverão fazer, de papel, aas roupas que identificarão os “pais” as “mães” e as crianças. Dando o nome para cada família e para cada um de seus membros. Depois disso feito, as duplas se reunirão em suas Matilhas originais e tratarão de “empregar” cada um de seus personagens nos empregos existentes na cidade. Escolhidas as colocações de cada membro, reunem-se os primmos para verificarem como ficaram as ocupações de cada cargo, achando a melhor solução e negocinado os casos de duas ou mais “pessoas” estarem ocupando amesma função, deverão resolver, também casos de cargos vagos. Os primos deverão de tempos em tempos retornarem as suas Matilhas para acertarem as soluções encontradas pelos primos.
          Em uma quarta reunião, reunem-se os responsáveis pelos cargos chaves, a saber: prefeitu-
ra e serviços de distribuição de água, luz e limpeza, serviços militares: delegacia e contrôle de trânsito, 3 lojas e escola. Deverão fazer uma relação de quais as leis que serão necessárias para poder manter a cidade em organização, fazendo depois uma apresentação para toda a Alcatéia reunida, podendo, caso o Chefe assim desejar, promover um debate para melhorar as decisões ou melhor harmonizar as incumbências de cada grupo.
Correspondente: Vania D’Angelo Dohme
Controle Individual: 004
Controle REME Nacional: 004

Nenhum comentário:

Postar um comentário