sexta-feira, 6 de maio de 2016

Para os primeiros passos do lobinho


O Povo Livre dos Lobos


Nas Colinas de Seeonee, nas selvas da Índia, vivia uma alcatéia de lobos a quem todos chamavam de Povo Livre. Você sabe por quê? Porque a alcatéia tinha uma lei que todos respeitavam e cumpriam, o que tornava seus membros livres e diferentes de todos os outros animais.
Akelá, um lobo cinzento grande e solitário, era o líder da alcatéia. Era muito experiente, por isso guiava os lobos nas caçadas e os levava por caminhos seguros, protegendo-os contra os perigos. A alcatéia respeitava Akelá, e Akelá respeitava a lei.
Ali perto, nas ruínas de uma cidade abandonada a que os animais da selva com um certo desprezo, chamavam de “Tocas Frias”, vivia o povo de macacos os Bandar-log.
Incomodar os outros habitantes da selva era seu passatempo predileto. Trepados nas copas das árvores, faziam algazarra e pulavam o dia inteiro.
- Que forma de passar a vida! – comentavam os animais.
- Muito própria de um povo sem lei – acrescentavam os lobos.
Ao entardecer de um dia quente de verão, estavam descansando o pai lobo, Raksha – a mãe loba – e seus quatro filhotes, quando chegou a sua gruta um menino que estava perdido e que andava fugindo de Shere Khan, o tigre manco, que queria comê-lo.
- Olha que coisa estranha! – disse a mãe loba.
- É um filhote de homem! – exclamou o pai lobo.
- Isso é um filhote de homem? – perguntou ela, que nunca tinha visto um.
- Traga-o, para que possamos vê-lo de perto – acrescentou.
Dentro da gruta o menino se aproximou engatinhando de onde estavam os lobinhos, se acomodou entre eles buscando calor e, como estava muito cansado, acabou dormindo.
- Pobrezinho! – disse o pai lobo – não tem pêlos e é tão frágil que bastaria que eu o tocasse com a pata para mata-lo.
- Vamos acolhe-lo como se fosse um dos nossos filhos e o chamaremos de Mowgli, que significa “a rã” na língua da selva – sussurrou a mãe lobo.
- Teremos que apresenta-lo na Roca do Conselho, junto com os demais filhotes – disse o pai lobo, depois de alguns minutos de silencia.
Algum tempo depois, sob uma formosa lua cheia, a alcatéia se reuniu em torno da pedra onde se realizava o conselho. Shere Kham chegou até ali, em busca da presa que, segundo ele, lhe haviam roubado. Akelá lhe deu a palavra, embora incomodado pelo tom arrogante com que o tigre pedia para ser escutado, pois a lei determinava que não se podia negar esse direito a ninguém.
- O filhote de homem que a mãe loba apresentou pertence a mim; exijo que me seja devolvido – disse Shere Khan.
- Shere Kham tem razão – disseram a uma só voz alguns dos lobos ali reunidos - “a rã” só nos trará problemas. Fez-se um silencia tão grande na Roca do Conselho que foi possível ouvi-lo até nas Tocas Frias.
Os sapos pararam de coaxar, as corujas de piar e os macacos de murmurar.
- Shere Kham falou – disse Akelá, e acrescentou agora, como manda a lei nosso povo respeita, dois membros do Povo Livre que não sejam seus pais têm o direito de falar em defesa do filhote de homem.
- Eu falarei em defesa do filhote de homem – rosnou Baloo, o urso pardo, levantando-se em suas patas – e digo em sua defesa que ele não pode nos fazer nenhum mal. Deixem-no correr em nossas pradarias e, assim como fiz com cada um de vocês, eu mesmo lhe ensinarei a lei.
- Quem fala agora? – perguntou Akelá – Baloo já falou, e ele é o mestre dos nossos filhotes. De novo reinou o silêncio.
- Akelá e demais integrante do Povo Livre! – e se ouviu a voz da Bagheera, a pantera negra, que havia deslizado respeitosamente até o círculo formado pelos lobos.
- Matar um filhote é uma vergonha – disse enquanto seu olhar astuto e alerta cruzava com os olhos sinistros de Shere Khan – Por outro lado, ele pode ser muito útil nas caçadas, quando for maior. Ao que disse Baloo, e de acordo com a lei, eu quero acrescentar a oferta de um touro que acabo de caçar, a pouca distância daqui. Estão de acordo?
Para os lobos famintos, era muito difícil recusar a oferta de Bagheera. Logo se aproximaram de Mowgli e começaram a fareja-lo, em sinal de aceitação.
E foi assim que Mowgli foi recebido pelo Povo Livre. Muitas aventuras aconteceram desde então e até o momento em que Mowgli, já um rapaz, retornou ao povo dos homens.

A ALCATÉIA


A Alcatéia é o lugar onde se encontram outros meninos e meninas que gostam de brincar e aprender como você.
Estes meninos e meninas são Lobinhos porque suas atividades lembram a vida dos Lobinhos na floresta, mais conhecida como Jângal.
Akelá, o Velho Lobo, Baloo, O Gordo Urso, Bagheera, a Pantera Negra, Kaa, a Serpente e outros que você vai conhecer (que são os Chefes), ensinarão tudo que você precisa aprender. Nas reuniões de Gruta e nas de campo, eles organizarão muitas atividades e jogos divertidos.
Você deverá mostrar que sabe fazer todas as coisas que Akelá, Baloo e Bagheera ensinaram, para poder usar o uniforme, os distintivos de Progressão e especialidade. Mas não se preocupe logo com isto porque você terá muito tempo para fazer as suas demonstrações.

Por enquanto, DIVIRTA-SE E APRENDA.

* * *

Cada Alcatéia é dividida em 2, 3 ou 4 Matilhas, cada uma delas chefiada por um Primo, que é auxiliado por um Segundo. Cada Matilha tem uma cor de Lobo: Preto, Marrom, Amarelo ou cinza.

A LEI E A PROMESSA

Os Lobinhos devem aprender e saber explicar a Lei e a Promessa.
Mas, o mais importante é praticar: cumprir os deveres, fazer a Boa Ação, obedecer aos mais velhos e proceder com um menino(a) que é Lobinho.





A Lei do Lobinho

O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.

O Lobinho pensa sempre primeiro nos outros.

O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.

O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
O Lobinho diz sempre a verdade.

PROMESSA

PROMETO FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, OBEDECER A LEI DO LOBINHO E FAZER TODOS OS DIAS UMA BOA AÇÃO.


Os deveres para com Deus são os da sua Religião.
Os deveres para com a Pátria são conhecer e saudar com respeito a Bandeira e o Hino e, também, amar sua Terra e conhecer a História de seu Povo.
Estudar é o maior dever para com a Pátria na idade de Lobinho. Outro dever importante é crescer forte e vigoroso.
Obedeça à Lei do Lobinho, pois você aprenderá muito com isto. O Lobinho deve prestar uma Boa Ação todos os dias. Dar seu lugar às senhoras na condução; indicar os endereços aos que perguntarem; ajudar aos velhos a atravessar a rua; dar água e comida aos animais com sede e fome; guiar os cegos; ajudar à mamãe e obedecer aos pais, fazer muitos outros pequenos serviços sem receber qualquer recompensa ou gorjeta.

Lema

Nosso Lema é MELHOR POSSÍVEL, é o Lema do Lobinho.
Faça sempre o melhor possível suas ações.


Para que você não esqueça do momento em que está entrando na Alcatéia

Esta é minha pegada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário