quinta-feira, 5 de maio de 2016

Como Conquistar Uma Especialidade

Como Conquistar Uma Especialidade

O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas "dicas", a respeito do asunto. Então, aqui vai:

Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia

O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar "doutores" nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de "especialista" em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.

Abaixo os "Caçadores de Distintivos"

Não adianta tentar desenvolver um "monte" de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.

Para ser um "Especialista", procure um "Especialista"

O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluidas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.

Dicas para os Chefes de Seção

Procure montar uma lista de pessoas que possam ajudar os jovens a desenvolver as Especialidades, como orientadores ou examinadores, levando em conta a capacidade de cada um, tendo em vista sua idade, condição socio-econômica, etc.
Ninguem é obrigado a saber tudo. Se você não domina determinado assunto, não tenha vergonha de procurar quem domine. E afinal, acompanhando o desenvolvimento daquela Especialidade pelo jovem de sua Seção, você acabará aprendendo um pouco mais
Procure incentivar nos jovens o desejo de desenvolver Especialidades. Apesar de parecer apenas um aumento da carga de trabalho, às vezes já bastante grande, é uma excelente maneira de despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado, e de ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento. O que, afinal, é o nosso propósito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário