sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jogos Escoteiros

Corrida das Lagartas
Forma-se uma fila em que cada um coloca as mãos no calcanhar de quem está na frente. Ninguém se ajoelha. O da frente tem as mãos e os pés no chão.
Esse jogo exige preparo Fisico e agilidade, porém é muito divertido.
Esse jogo fica animado para equipes numerosas. Para Seniores, a corrida deve possuir alguns obstáculos. Excelente para exibições em Reuniões do Conselho de Pais e outras demonstrações, pois mesmo não exigindo-se muito preparo, demonstra como os Escoteiros conseguem realizar tarefas difíceis com ânimo e boa vontade.


Liquido da vida
Materiais: Água e copos plásticos
Os jovens espalhados alheatoriamente espalhados em um quadra. No apito do chefe, os jovens devem proteger seu copo com o 'líquido da vida' e ao mesmo tempo tentar derrubar o líquido do copo dos demais participantes. Quando acaba o líquido do copo, o participante deve retirar-se do jogo. Ao apito do chefe, vence quem tiver mais líquido da vida em seu copo.

Revezamento de pontaria
Materiais: Quatro baldes e 30 pedrinhas por patrulhas.
1)Formar filas para o revezamento. 2) Ao sinal do apito o primeiro parte, corre até uma linha e joga uma pedrinha num balde. 3) Se não conseguir, pega a pedra onde estiver e retorna à linha até conseguir. 4) Retorna à fila para que o segundo também realize a tarefa. 5) Vence equipe mais rápida.


Interligados
Materiais: Barbante
O Chefe (ou aplicador do jogo) deve preparar previamente pedaços de barbante, com cerca 2,5m de comprimento, alinhando as pontas e entrelaçando-os, cuidando para não formar nós.
O nº de pedaços de barbante tem de ser exatamente a metade do nº de participantes. Exemplo: para 10 participantes 5 são os pedaços de barbante preparados (entrelaçados).
O participantes posicionam-se em círculo de parada, ombro a ombro.
O Chefe segura o feixe barbantes pelo meio e pede que cada um dos participantes escolha uma ponta e amarre-a no tornozelo direito com o nó direito alceado.
Nesse momento todos estão ligados com os barbantes, emaranhados ao centro, formandopares, até então, desconhecidos.
Ao sinal do Chefe os participantes devem tentar se livrar do emaranhado, ao mesmo tempo que vai descobrindo o seu par.
Importante, as mãos não podem tocar nos barbantes em hipótese alguma, para desfazer o emaranhado.
Os participantes poderão conversar entre si, abaixar-se, sentar-se, deitar-se, pular, etc, contanto que não toquem as mãos nos barbantes.
O par que se libertar, pode desamarrar o barbante dos tornozelos e com ele poderá formar um desenho no chão, de livre escolha.
Poderão ser eleitos vencedores o par que primeiro sair do emaranhado e/ou aquele que fizer o desenho mais criativo com o barbante.
Dicas: Obs: O nº de participantes deve ser par, caso haja nº impar o Chefe pode compor o grupo de participantes, mas sua atuação deve ser o mais passiva possível.
Esse jogo trabalha todas as áreas de desenvolvimento, pois exige que os participantes se
relacionem e se organizem para atingir um objetivo de todos ou de cada par. É natural que apareçam líderes para orientar os demais. Todos ficarão muito próximos durante os movimentos de libertação, que pode gerar atitudes engraçadas ou impacientes de algum dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário