segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jogos Escoteiros 2

 

Pinochio - Pézinho

Tempo: 20 minutos
Grupo: mínimo de 5 pessoas
Material: Nenhum
Objetivo: Atenção, Reflexo
Desenvolvimento: Todos se formam em um círculo e se enumera todos (todos devem ter plena consciência de qual número é o seu. E então se grita Pinochio (ou pézinho) ao final, todos deverão dar um único pulo na direção que acharem melhor.
O número 1, deve tentar pisar no pé do número 2, o 2 no pé do número 3 e assim por diante, até que o ultimo tenha que pisar no pé do número 1. Se conseguir pisar no pé, este deverá sair e esperar o jogo acabar.
Ganha quem não tiver o seu pé pisado nenhuma vez.
Ps.: Outra opção seria os números servirem apenas para estabelecer a ordem de cada jogador e eles escolhem  em quem pisar.

 

Alerta

Tempo: 20 minutos
Grupo: mínimo de 7 pessoas
Material: bola
Objetivo: atenção e coordenação
Desenvolvimento:
1. Separa-se um monitor para ficar de fora.
2. Os outros deverão escolher uma fruta ou um número para cada um.
3. Uma pessoa vai passar para o monitor que estava de fora as frutas (ou números) sem dizer qual pertence a quem.
4. O monitor irá virar de costas, jogar a bola para o alto e gritar a fruta (ou número) que ele quiser.
5. A pessoa que "era" aquela fruta deverá correr e pegar a bola, assim que pegar grita "ALERTA"
6. No momento que ela grita alerta, todos deverão parar exatamente onde estão.
7. A pessoa com a bola poderá dar 3 passos e tentar acertar a bola em alguém.
8. Se acertar, essa deverá fazer o papel do "monitor" que ficou de fora, Se errar, ela que substitui.

Ps.: Esse jogo é um bem antigo que é legal ensinar aos jovens.

 

Big Stop

Tempo: 25minutos
Grupo: patrulha
Material: 5 cartolinas (ou papel craft ou qualquer papel grande), 1 caneta por patrulha
Objetivo: Desenvolver pensamento rapido
Desenvolvimento: Coloca- se em um percurso todas as cartolinas com aproximadamente 2m de distancia uma da outra, o Chefe deverá sortear uma letra e ao som do apito, uma de cada patrulha deverá correr e escrever o que se pede com a letra pedida no espaço certo.
Ganha a patrulha que responder primeiro e com menos palavras repetidas.
Ps.: Pode-se cortar as cartolinas em 4 para que uma não veja a resposta da outra e a contagem de pontos pode ser feita como no stop tradicional

 

Comunicação

Tempo: 40 minutos
Grupo: por patrulha
Material: Nenhum
Objetivo: Melhorar a comunicação da patrulha (pode ser avaliada a etapa de criar codigos entre a patrulha)
Desenvolvimento:
A monitora deverá passar uma mensagem pré-definida pelo chefe para a patrulha sem que as outras patrulhas vejam.
A patrulha poderá dar uma resposta ou outra mensagem, seguindo a mesma lógica.
Vence aquela patrulha que conseguir passar a mensagem correta sem ser descoberta e em tempo menor.
Obs.: A mensagem poderá ter relação com a Chefia, Evento histórico, enfim.


 

Caixa de garrafa pet

Tempo: 90 minutos
Grupo:  individual
Material: tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2cm de largura, elásticos e um molde de 10x10x10cm
Objetivo: Coordenação motora e consciência de reciclagem de garrafas pets
OBSERVAÇÕES INICIAIS, O TEXTO FOI INTEIRINHO COPIADO DO SITE http://www.revistaartesanato.com.br/geral/aprenda-a-fazer-caixas-com-garrafas-pet-recicle/09LÁ TEM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE A CAIXINHA E FOTOS PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA MESMA!
SE AINDA SIM, PREFERIR SÓ LER O TEXTO, SINTA-SE A VONTADE.
Desenvolvimento:
Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4cm de sobra em cada ponta
Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4cm para facilitar o trabalho
Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas
Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3
Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde
Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas
Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10cm.
Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Começe tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e começe a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.
Entrelaçe a fita em volta de toda a caixa.
Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama
Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita
Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento
Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais.
Agora é necessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa
Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as nas terceira fita. Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita.
Reforçe os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada).
Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas ou mesmo embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser.

 

Basquete

Tempo: 20 minutos
Grupo: por patrulha
Material: 1 garrafa pet por patrulha, sisal, balde e bexigas com água
Objetivo: Coordenação motora

Desenvolvimento:
Cada patrulha coloca-se em frente a uma bacia com uma determinada quantidade de bexigas dentro.
Ao sinal do chefe, o primeiro jovem de cada patrulha corre até a bacia e pega uma bexiga. Com a ajuda da Patrulha ele tem que estourar a bexiga na boca da garrafa pet que estará amarrada em uma árvore sem encostar na garrafa e nem na árvore no espaço de tempo determinado pelo chefe.
Ao término deste tempo o chefe apita e verifica o nível de água em cada Garrafa.
Vence a patrulha que conseguir encher mais a garrafa durante a atividade.


 

Montagem de Campo Virtual


Tempo: 10 minutos
Grupo: Por patrulha
Material: Sacos plásticos, fitas adesivas, papeis
Objetivo: Verificar os conhecimentos de montagem de campo
Desenvolvimento: Cada patrulha tem uma folha em branco onde deve montar o seu "campo virtual" e ideal. Cerca de 5 metros a frente de cada patrulha há um saco onde são colocadas as "partes" do campo. O primeiro elemento de cada patrulha corre até o seu saco, sorteia uma "parte" do campo, corre até a folha em branco e coloca a "parte" no local adequado. As "partes" são feitas em papel colorido ou em adesivo colorido, cabendo aos participantes soltar o adesivo e colar. As "partes" tem formato variado e são as seguintes: seta com direção do vento, seta com direção do local que o sol nasce, barraca 1, barraca 2, toldo, fossa, banheiro, canto do lenhador, local do rio para banhos, local do rio para lavagem de panela, local do rio para coleta de água potável, área de jogos, barraca intendência, barraca de primeiros socorros. Vence a patrulha que for a primeira montar o seu quadro com o menor número de erros.

Torpedo submarino

Tempo: 15 minutos
Grupo: 10 a 32 pessoas
Material: Bastão
Objetivo: Desenvolver as habilidades de trabalhar em equipe
Desenvolvimento:
Fundo de Cena – Em plena guerra, seus submarinos precisam atingir alvos inimigos, através de poderosos torpedos, mas cuidado pois eles tem que ser muito precisos, os alvos mudam de posição.
As equipes se posicionam em fila segurando o bambu acima das cabeças, este é passado para frente sem que os elementos andem. Quando o último elemento ficar sem o bambu na mão ele se coloca a frente da equipe se posicionando e ajustando sua posição em relação aos alvos.
O objetivo é fazer com que o bambu toque o alvo.
A equipe que chegar primeiro vence o jogo.


Virtudes

Tempo: 40 minutos, 1 hora
Grupo: 12 pessoas no mínimo
Material: Papel e Caneta
Objetivo: Reflexão de hábitos
Desenvolvimento: Com todos sentados em círculo, o chefe inicia com introdução que faz-nos refletir sobre o nosso velho hábito de falar mal e reparar sempre nos defeitos dos outros, mesmo nos amigos e parentes, estamos sempre ressaltando o mau-humor da esposa, a avareza do pai, o egoísmo da irmã, a preguiça da namorada, a vaidade da monitora enfim, quase sempre reparamos muito mais
nos defeitos do que nas qualidades...por uma questão de hábito os defeitos aparecem muito mais que as qualidades... pois bem, nesse momento faremos um "exercício' para começar a mudar esse velho hábito....pois iremos falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos...
- cada um recebe papel e caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do companheiro sentado a sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará a " qualidade" , por exemplo: "honestidade" e não "honesto" / "simpatia" e não "simpática" / "coragem" e não "corajosa", e assim por diante...
- os papéis serão dobrados e recolhidos, todos misturados...
- o chefe então começa a ler as virtudes e a tropa tentará identificar quem assume melhor aquelas características...o mais votado recebe o papel e guarda até o final do jogo...detalhe : nessa hora aquele que escreveu não revela o que foi escrito
- quando todos os papéis forem distribuídos: cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais marcante...
- aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele..e justifica.
Após todos serem identificados, o chefe ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com o mundo...

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