sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como montar um carro de rolimã

carrinho de rolimã

Alguns Lobinhos adoram carrinhos de Rolimã, existem até um campeonato anual sobre o tema. Hoje vamos lhe ensinar como construir um deles, mas NÃO TENTE FAZER ISSO SOZINHO, PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO (COMO PO EXEMPLO SEU PAI, TIO OU IRMÃO MAIS VELHO) QUANDO FOR CONSTRUÍ-LO.
Você vai precisar de:
1 tábua de 1,5 m x 80 cm
1 ripa de 80 cm x 3 cm
1 ripa de 1 cm x 3 cm
4 rolimãs
1 parafuso com porca
pregos
tinta
esmalte sintético
martelo
serrote
furadeira
lixa para madeira
A primeira preocupação que devemos ter é com o material que será usado no carrinho. As madeiras podem ser facilmente obtidas conversando-se com o mestre de obras em uma construção.
Basicamente se utilizam caibros, tábuas de 30 x 3 cm, e pedaços de madeirite. Comprar este material pode ser um erro, pois a casa de materiais cobrará mais caro na venda de poucas peças de madeira.
Outra preocupação especial são com os rolamentos. Os usados são muitos mais baratos que os novos e podem ser obtidos em ferro-velho ou oficinas, em vários tamanhos e tipos.
O chassis deve ser feito em madeira bem resistente, para evitar que se quebre, ou que raspe no chão com o peso do piloto. Serramos a parte da frente em forma de triangulo (figura 1) e fazemos um furo na ponta para encaixar o eixo da frente.
O tamanho da tábua pode variar, um Chassis muito longo terá maior dificuldade para curvas e mais estabilidade; com chassis curto acontece o contrário.

Vamos agora para o Eixo, uma parte muito importante do carrinho. Fure a ripa (desenho 2) e, com uma lâmina (grosa), arredonde as pontas das ripas na largura dos rolimãs, tente utilizar uma madeira quadrada, como um caibro, (desenho 3).
Encaixe os rolimãs e coloque os calços feitos com as sobras da madeira (desenho 4). Para fixar o rolamento no eixo, pode-se utilizar ainda uma cunha ou um pino (um prego, que após colocado, se corta a ponta).
Cuidado! Um eixo muito curto na frente, faz com que o carrinho tenha menos controle, do que com um eixo com o mesmo comprimento do traseiro.

Vamos agora para o freio, utiliza-se apenas madeira, pregos e borracha de pneu (não câmara de ar), que se consegue em uma borracharia.
Lixe tudo. Pinte as ripas e a tábua. Deixe secar. Pregue a ripa menor na parte de trás da tábua (desenho 5).


Para incrementar seu carrinho e torná-lo mais seguro, deve-se construir um banco, no qual você se sentará para pilotar.

Fixe a ripa maior da parte da frente com o parafuso e a porca (desenho 6).

Teste o seu carrinho num lugar seguro, longe de automóveis e ladeiras. Não esqueça de usar capacete, luvas e joelheiras.

Seguem algumas dicas de dimensões para que você tenha um carrinho campeão.
I - Largura máxima........................................................................................ 800 mm
II - Comprimento máximo............................................................................ 1500 mm
III - Peso máximo............................................................................................ 20 kg
IV - Eixo traseiro máximo................................................................................. 80 cm
V - Eixo dianteiro máximo...............................................................................100 cm
VI - Roda dianteira diâmetro mínimo............................................................... 50 mm
VII - Roda traseira diâmetro máximo............................................................... 15cm
VIII - Espessura da tábua máximo.................................................................... 5 cm
IX - Distância mínima dos rolamentos em cada eixo........................................ 50 cm
X - Dimensões do encosto para o piloto:

• ângulo mínimo entre a superfície do encosto e o plano do solo: 60º;
• dimensão mínima da base (em contato com o carro): 25 cm x 25 cm;
• altura mínima (a partir do plano do carro): 35 cm.


Texto retirado do site do GE 71 - Minuano

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