quarta-feira, 2 de abril de 2014

Métodos de Orientação sem Bussola

Métodos de orientação sem bússola
Este artigo tem como objetivo mostrar como se orientar sem bússola pelos métodos mais populares:  orientação pela sombra, orientação pelo relógio e orientação pelas estrelas. É importante salientar que todos os métodos produzem resultados aproximados, servindo para que você não ande em círculos.
http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/03/rosadosventos-1024x576.jpg

Antes de prosseguirmos, é importante salientar que, ao contrário do que os programas de sobrevivência na TV mostram, na maioria das vezes é melhor permanecer aonde está, para evitar de gastar energia, de andar em círculos, e de dificultar o resgate por equipes especializadas caso decida pelo deslocamento. Se ficar perdido em uma situação de sobrevivência real, mantenha a calma e mensure muito bem os prós e os contras antes de tomar a decisão pelo deslocamento. Quando perdido, evite ser tomado pelo desespero, o que fará que você ande ou corra sem uma direção correta, prejudicando ainda mais sua situação. A diferença entre a vida e a morte é o seu preparo. Mantendo a calma, você poderá tomar as melhores decisões para a sua sobrevivência. Para quem gosta de mato, as dicas abaixo são imprescindíveis. Não deixe de ler, aprender e praticar.


Um pouco sobre os pontos cardeais
Abra seus braços de modo que o seu braço direito aponte para o local aonde o sol nasce, no leste, e o seu braço esquerdo para aonde o sol se põe, a oeste. À sua frente estará o norte e às suas costas, o sul. Vide figura abaixo:
http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/02/corpo.png
Foto do livro: LEMOS, Francisco. Aventuras ao ar livre: guia para desbravadores. 2.ed. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005
Como se orientar sem bússola
De um modo geral, em casos de emergência, pretendemos apenas andar na mesma direção para evitar trajetos em círculos. Não se engane, sem um ponto de referência, você acabará andando em círculos. Podemos procurar por alguns pontos de referência que indiquem a direção a seguir: o curso de um rio, uma trilha feita por humanos ou animais, por linhas de alta tensão ou qualquer coisa que indique civilização. Sem uma bússola podemos utilizar alguns dos métodos a seguir para nos orientar.
Método da sombra
Crave uma vara no chão. Quanto maior a vara, mais rápido poderá definir as direções a seguir. Marque o ponto inicial aonde fica a sombra da ponta da vara. Espere alguns minutos e marque o segundo ponto. Em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora do dia, a primeira marca fica sempre a oeste e a segunda marca fica sempre para leste. Após traçar uma linha reta entre os pontos leste-oeste, basta traçar uma linha perperdicular à linha anterior, que indicará,aproximadamente, a direção norte-sul.

http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/02/vara.jpg
Foto do livro: The U.S. Armed Forces Survival Manual, by John Boswell, 1980, tradução de Loureiro Cadete, Edição Eletrônica de Pedro J.B. Nunes.
No mato fechado, cheio de árvores, você até consegue determinar os pontos cardeais, mas é muito difícil ter um ponto de referência para seguir longas distâncias com este método. Da mesma forma, subir em árvores no mato para tentar identificar pontos de referência poderá ser, na maioria das vezes, perigoso e improdutivo.
Você pode cravar seu facão no chão caso não encontre uma vara de tamanho adequado, de preferência, crave o facão em um local mais alto, para o método ser mais rápido, como, por exemplo, um cupinzeiro.

http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/03/sombra.jpg
Utilizando a sombra do facão para determinar as direções.
Método do relógio
Este método varia de acordo com sua localização no mundo. Abaixo da linha do Equador, você deverá apontar o mostrador das 12 horas para o sol. A bissetriz do ângulo formado entre omostrador das 12 horas e o ponteiro das horas é, aproximadamente, aonde fica o norte. Note que você deverá realizar a bissetriz  com o menor ângulo formado entre o ponteiro das horas e o mostrador das 12 horas. Este método pode ser útil em pequenos deslocamentos de até uma hora, em deslocamentos maiores, você poderá andar em círculos. Para trajetos muito grandes, procure o método da vara ou refaça o método do relógio aproximadamente a cada uma hora. No caso de usar um relógio digital, o problema poderá ser resolvido desenhando um relógio no chão. No caso do horário de verão, dê os devidos descontos para o horário normal.
http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/02/relogio.jpg
Foto do livro: The U.S. Armed Forces Survival Manual, by John Boswell, 1980, tradução de Loureiro Cadete, Edição Eletrônica de Pedro J.B. Nunes.
Acima da linha do Equador, você deverá colocar o ponteiro das horas na direção do sol, realizando a bissetriz entre o ponteiro das horas e a marca das 12 horas.
Dependendo a hora do dia, é um pouco difícil apontar com precisão para o sol e definir o norte satisfatoriamente, principalmente durante as horas próximas ao meio-dia. Pratique este método utilizando uma bússola verdadeira como base.
Este método traz resultados aproximados, podendo sofrer variações dependendo a época do ano.
http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/03/relogio.jpg
Exemplo real de orientação com o relógio.
Orientação pelas estrelas
Para ambientes abertos, à noite, você poderá aprender a se orientar pelas estrelas. No meio do mato, evite a qualquer custo se deslocar à noite.
No hemisfério sul, você poderá facilmente ter uma ideia aproximada de onde fica o sul. Para tanto, encontre a constelação Cruzeiro do Sul. Este grupo de quatro estrelas tem a forma de uma cruz, daí deriva o seu nome. As duas estrelas que formam o eixo maior são chamadas de pontas. Trace uma reta imaginária entre as duas pontas e a prolongue na direção do chão, quatro vezes e meia a distância que separa das duas pontas (conforme a figura abaixo).
http://blog.tocandira.com.br/wp-content/uploads/2013/02/cruzeiro_do_sul.jpg
Foto do livro: The U.S. Armed Forces Survival Manual, by John Boswell, 1980, tradução de Loureiro Cadete, Edição Eletrônica de Pedro J.B. Nunes.
Você obterá, desta forma, aproximadamente a direção sul. Conseguindo descobrir uma direção, conseguirá em seguida todos as outras. Se for uma noite enluarada, talvez você consiga enxergar um ponto de referência para prosseguir sua jornada.
Se você gosta de atividades ao ar livre, nunca deixe de carregar uma bússola. Também pratique estes métodos de navegação mostrados neste artigo. Você só saberá o quão importante estes métodos são se precisar deles em uma situação real.
Esteja preparado!
Este texto é fruto de um árduo trabalho e envolve a experiência e o conhecimento do autor. Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzi-lo em sua totalidade ou qualquer trecho. Se você gostou do artigo, o compartilhamento de links pelas redes sociais apontando para a fonte original é permitido e encorajado.
Leia também:
Assista ao vídeo para ver os métodos em ação:
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário