sexta-feira, 4 de abril de 2014

Insignia Mundial de Agente da Paz

Insígnia Escoteira Agente da Paz

O projeto Agente da Paz surgiu pioneiramente no estado de Santa Catarina em 2005, no seio da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, por iniciativa da juíza de Direito Sônia Maria Mazzetto Moroso, Titular da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriu (SC). Foi pensado para substituir uma cultura de violência por uma cultura de paz, de não-violência e de respeito aos direitos humanos, através de atividades propostas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.
A AMC procurou a União dos Escoteiros do Brasil Região de Santa Catarina para uma parceria, a qual foi oficializada por contrato em 2006 visando desenvolver o projeto Agente da Paz específico para o ambiente Escoteiro. Em 2007 a Região Escoteira de Santa Catarina nomeia Lilian Bini e Renato Bini como coordenadora e coordenador adjunto respectivamente, quando então surge a proposta da “Cartilha Agente da Paz” e a respectiva “Insígnia Escoteira Agente da Paz” para os ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior.
Mas apesar de todos os esforços de divulgação por parte dos Coordenadores do Projeto e também da Direção Regional, nenhum Grupo Escoteiro havia se habilitado até maio de 2010 quando a Alcatéia do Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz (Lages) encaminhou seu material pedindo a aprovação da Insignia para seus 24 Lobinhos. Isto leva outros Grupos Escoteiros a se interessarem pelo assunto e conquistarem a referida Insígnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário