segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jogos para crianças

Passa Anel


Tempo: 20 minutos
Grupo: 10 ou mais pessoas
Material: Canudos plásticos, 1 anel por equipe.
Objetivo:Promover a integração e colaboração do grupo, cumprir normas do jogo, verificar a aceitação da proximidade corporal, promover motivação e competição
Desenvolvimento:
1. Formar dois times de modo que cada time tenha o mesmo número de elementos. Cada time forma uma fila indiana
2. Cada participante receberá um canudinho.
3. O Chefe deverá entregar um anel para o primeiro elemento de cada fileira.
4. Ao sinal dado, o primeiro elemento da fila deverá passar o anel ao seu companheiro que tiver atrás ou ao lado, usando apenas o canudinho.
5. Quando o anel chegar ao final da fila o último elemento passará ao primeiro lugar da fila e passa o anel novamente ( assim todos ocupam todos os lugares ).
6. Ganha o jogo a equipe que o anel chegar primeiro ao fim da fila
7. Sempre que o anel cair no chão, o elemento que o deixou cair deverá junta-lo, colocando-o em seu canudinho e continuar o jogo.
Comentário:
a) Como se sentiram ?
B) O que aprenderam ? (relação do jogo com o escotismo e em nossas vidas ?) Aceitação, atenção e cumprimento de normas, colaboração, integração, respeito ao ritmo e dificuldades do outro, respeito ao grupo e seu ritmo, motivação para jogar e para ganhar.
C) Saber perder e saber ganhar
D) Responsabilidade no sucesso do grupo

Dia Internacional do Meu Amigo

Tempo: 35 minutos ou 1 hora
Grupo: Indefinido
Material: Cartolinas, sulfite, lápis de cor, canelinha e outros objetos para fazer uma carta ou cartão
Objetivo: Valorizar as amizades que possui
Desenvolvimento:
Previamente o Chefe solicita que o jovem traga para a reunião o endereço do seu melhor amigo. Durante a reunião cada Escoteiro vai dizer o nome do seu amigo e vai contar como ele é, e porque ele é seu melhor amigo. Em seguida o Chefe fornece para cada Escoteiro os materiais. E pede para que cada um faça um cartão ou carta para o seu amigo, deixando bem claro que ele está declarando hoje o dia internacional do seu amigo. O Chefe distribui os envelopes para que os jovens coloquem o endereço, e em seguida os recolhe, para levar todos ao correio.
Observação: Pode-se fazer isso também como comemoração ao Dia Internacional da amizade, comemorado no dia 20 de Julho.

O presente

Batalha Musical (Qual é a Música)

1ª Versão: Separa-se em dois grupos e um grupo fala uma palavra para que o outro cante uma música que contenha essa palavra e ´depois trocam de lugar; ganha a equipe que acertar mais vezes.
Ps.: Se a própria equipe não souber a música ou cantar errado, o ponto é da outra equipe
2ª Versão: Separa-se por patrulha e o Chefe fala uma palavra e os jovens devem correr por um percurso (com ou sem obstáculos) e ao fim, aquele que chegar primeiro canta a musica.
Se cantar errado, aquele que chegou em segundo lugar deverá cantar.
Aquele que conseguir mais pontos ganha.
Obs..: O jogo é bem simples e bobinho, mas ajuda aos jovens se descontraírem e rirem um pouco

Balão e Sentimentos

Tempo: 40 minutos
Grupo: 15 pessoas ou mais 
Material: pedacinhos de papel e caneta
Objetivo: Reflexão sobre as coisas importantes na vida de todos
Desenvolvimento: Cada um fica com um pedaço de papel e escreve (sem pensar muito) algo que acha ser o mais importante para a vida de alguém.
Após isso, separa-se as pessoas em grupos de 5 ou 10 pessoas (depende da quantidade) e pede para que tirem os papeis repetidos enquanto se explica que esses sentimentos serão colocados em um balão e para que ele fique mais leve, o grupo deverá escolher apenas 2 papeis que acham ser o mais importante de todos (importante avisar que todos devem concordar e que não deve ter votação para escolher). Quando todos os grupos escolherem as suas palavras, pede-se para que todos se juntem… e agora deverão escolher 3 coisas, pois o balão ainda está pesado para subir… assim que escolherem, pede-se que escolham entre essas apenas 1 para que fique no balão.
Após essa dinâmica, é interessante conversar com todos sobre as dificuldades em escolher apenas 1 entre tantas coisas que todos achavam importante, como foram feitas as escolhas e por que achavam que aquela era a coisa mais importante.

Amigo Secreto - CARTAS

O sorteio é feito como um amigo secreto comum, com os nomes escritos em um papel, e depois cada membro pega um papel.
O objetivo é que o membro escreva uma carta para a pessoa que sorteou e eles troquem cartas durante o semestre; aqueles que trocarem cartas durante todo o período podem ganhar uma lembrança.

Jogo do Feiticeiro

Depois recolhe-se todos os papeis e explica-se que assim como o ditado diz “O feitiço vira contra o feiticeiro” é o que ocorreu com os feitiços de todos, e por isso, é a pessoa que deverá executar a tarefa que “enviou” para outra pessoa e começa-se a ler todos os feitiços e a realizar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário