segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Distintivo

Dintintivos

Olá!
Abaixo segue breve explicativo dos distintivos mais usados no escotismo, principalmente no ramo Lobinho, espero que gostem, no decorrer do mês atualizo com mais distintivos e insígnias, um grande abraço

Distintivo de Promessa Lobinho - uso ramo lobinho (alcatéia)
Entregue ao Lobinho quando da cerimônia em que presta sua Promessa, juntamente com o Certificado de Promessa de Lobinho, é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.

Distintivo de Promessa Escoteira - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto durante a cerimônia que presta sua "Promessa Escoteira", é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.

Lenço do Grupo Escoteiro - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto quando faz sua primeira promessa, (aqueles que estão ingressando no movimento escoteiro, ou renovando a promessa, aqueles que são transferidos de outros grupos e por todos utilizados durante o tempo em que se mantiver a vinculação com o grupo).

 Lenço Nacional - uso específico
Deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional e por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais.

Listel da Região Escoteira - uso geral
É usado por todos os membros da UEB de uma mesma Região. Colocado na manga direita da gandola.

Distintivo Numeral do Grupo Escoteiro - uso geral
É usado por todos os integrantes de cada Grupo Escoteiro. Colocado na manga direita da gandola abaixo do Listal da Região Escoteira.

Distintivo Brasil - uso geral
É usado por todos os membros adultos e juvenis, identificando-os como vinculados ao Escotismo Brasileiro, principalmente em atividades internacionais. Colocado acima do bolso direito.

Distintivo Anual - uso geral
Identifica os membros da UEB que renovaram seu Registro Individual para o ano a que se refere. Deve ser usado por todos os membros juvenis e adultos durante o ano a que se referir. Colocado acima do bolso direito, entre o bolso e o o Distintivo Brasil.

Estrelas de Atividade - uso geral
Destacam o tempo em anos de participação escoteira de membros adultos e juvenis. Para cada ano de atividade, o membro poderá usar, uma estrela de seis pontas bordada em branco sobre fundo circular da cor correspondente a cada Ramo. Duas ou mais estrelas conquistadas em um mesmo Ramo poderão ser substituídas por uma única, igual às que substitui, tendo ao centro um círculo em cujo interior aparece o algarismo arábico correspondente ao número de estrelas substituídas. Usado acima do bolso esquerdo.

Especialidades - uso geral
A Diretoria do Grupo, conferirá ao Lobinho, ao escoteiro ou ao Sênior o direito de usar distintivos de Especialidade, de acordo com as seguintes normas:
As especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimento:
- Ciência e Tecnologia - Cultura - Desporsportos - Serviços - Habilidades Escoteiras
Conquistando Especialidade, Lobinhos, Escoteiros e Seniores recebem o Certificado de Especialidade e o distintivo:
Amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3;
Lobinhos e Escoteiros ao serem transferidos para o Ramo subsequente, continuam usando os distintivos correspondentes às Especialidades conquistadas no Ramo de Origem, que são substituidos de acordo com o nível que for atingindo.
Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Distintivo de Atividade - uso geral
A participação em atividades escoteiras ( internacionais, nacionais, regionais, sub-regionais e locais ) permitirá aos participantes utilizar, nos seis meses subsequentes, no bolso direito da camisa, em posição central, o respectivo distintivo da atividade. Só é permitido o uso de um único Distintivo de Atividade.

Distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro - uso geral
Quando utilizando o traje ou o uniforme Escoteiro, os sócios da UEB, como membros da Fraternidade Escoteira Mundial, poderão usar este. Colocado mais alto do que a de qualquer outro distintivo usado acima do bolso esquerdo da camisa, disposto sobre a linha central do mesmo bolso. O distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro tem suas cores, desenhos e dimensões definidos pelo Bureau Mundial de Escotismo.

Pata-tenra - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 7 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

Lobo-saltador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 8 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

Lobo rastreador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 9 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

Lobo caçador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 10 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

Distintivo de Matilha - uso ramo lobinho (alcatéia)
Usado pelo lobinho na cor que dá nome à Matilha. Deve ser usado na manga esquerda da camisa, cerca de 5 cm abaixo do ombro. É um triangulo equilátero com 3,5 cm de lado, em tecido.

Distintivo de Primo - uso ramo lobinho (alcatéia)
Colocado na "portinhola" do bolso esquerdo da camisa, em posição centralizada.

Insígnia Cruzeiro do Sul
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia que possuir, no mínimo, 5 (cinco) Especialidades, distribuídas entre pelo menos três (3) Ramos de Conhecimentos; a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; tenha participado de, no mínimo, três atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia; ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia; e saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro.

Insígnia Conservacionismo
É dividida em três etapas, e a melhor sugestão segunda a UEB para se conquistar esta insígnia é da seguinte forma: Marron ramo Lobinho; Verde Ramo Escoteiro e Azul Ramo Pioneiro

Com as imagens abaixo espero que todos entendam aonde se localiza cada insígnia e cada distintivo, espero que muitos de nosso lobos alcancem o Cruzeiro do Sul, grau máximo deste ramo, ou a etapa marron da Insígnia do conservacionismo juntamente com muitas especialidades.
Boa sorte a todos e "Melhor Possível" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário