sexta-feira, 29 de abril de 2016

BANDEIRA

Momento Cívico na Alcatéia

BANDEIRA

Como é tradição do Movimento Escoteiro e com o objetivo de homenagear a nossa Pátria, realizam-se as cerimônias de hasteamento (no início de atividades) e arriamento de bandeiras (no final das atividades). Nelas se pratica o respeito para com esse símbolo, reforçando a cada um desses momentos o sentimento de patriotismo.
HASTEAMENTO E ARRIAMENTO

Em toda reunião escoteira, tradicionalmente se faz o hasteamento da Bandeira Nacional que é responsabilidade da matilha de serviço. Um Velho Lobo se posiciona no centro do círculo de parada e dois lobinhos se dirigem para o mastro, tirando seus bonés e deixando-os no chão.

E se posicionam conforme o desenho, com a adriça sempre formando um triângulo retângulo. Aquele que está com a bandeira, após verificar se a bandeira está bem presa e na posição correta, diz:
"Melhor Possível Chefe, Bandeira Nacional pronta para ser hasteada" e o escotista diz: "Alcatéia Firme!"
"Saudação à Bandeira”, “Hastear” e é feito o hasteamento - o lobinho junto ao mastro vai puxando a adriça para que a bandeira suba e o outro vai soltando conforme o outro puxa, até que a bandeira chegue ao topo do mastro. Ambos amarram a adriça na base do mastro, colocam seus bonés, dão uns 3 passos, juntos fazem a saudação do Lobinho à bandeira e retornam aos seus lugares.

Para arriar, o chefe responsável se posiciona no centro do círculo de parada, dois lobinhos saúdam a bandeira, deixam os bonés no chão e soltam a adriça do mastro.
O lobinho que está longe do mastro diz:
“Melhor Possível Chefe, Bandeira Nacional pronta para ser arriada”.
O chefe diz:
- "Atenção, alcatéia. Firme"!- “Bandeira em saudação”!
- “Arriar”!
O lobinho que se encontra afastado do mastro puxa a adriça lentamente até que a Bandeira desça totalmente. O chefe diz:
- “Alcatéia! Descansar”!
Os lobinhos desatam os nós que prendem a Bandeira à adriça dobram a Bandeira, entregam ao chefe ou ao assistente, colocam os bonés e retornam aos seus lugares.

Observações:01- Se houver mais de uma bandeira, a Nacional deverá ser içada acima das demais, exceto de outros países, que serão içadas na mesma altura, em mastro separado.
02- No içamento da bandeira, a Bandeira Nacional atinge o topo antes que as demais, enquanto que no arriamento será a última a descer.
03- A experiência demonstrou que nas alcatéias convém que um dos escotistas ajude os lobinhos no hasteamento e no arriamento.
04- Especial cuidado deve ser tomado para que as bandeiras, não toquem no solo.
05- Em acampamentos maiores poderão ser adotadas outras formações para a cerimônia da bandeira, de acordo com o número de participantes e as condições do terreno.
06- Durante o hasteamento e o arriamento todos os participantes deverão olhar para a bandeira.
07- Em recintos fechados, quando todos estiverem de uniforme, descobertos, farão a saudação na testa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário