segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO DA VISITA AO PARQUE MÃE BONIFÁCIA Dia 29 de agosto, das 7:30 às 10:45hs.

                               UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
   REGIÃO DE MATO GROSSO
     2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
       PROGRAMAÇÃO DA VISITA AO PARQUE MÃE BONIFÁCIA

Dia 29 de agosto, das 7:30 às 10:45hs.
Local: Parque mãe Bonifácia, entrada pela Avenida Miguel Sutil.
Chegada: 7:30hs (Receber as crianças com as autorizações – Chefe Benedita e Chefe Andrea)
7:45hs – IBOAGU, informações sobre a  atividade, divisão das matilhas (Akelá, Benedita, Baloo)
8:00hs as 8:40hs – Atividade 1 do 17º Muticon (10min para cada matilha apresentar os cartazes e receber os abraços da comunidade). Um chefe ficará responsável por uma matilha com a ajuda de dois pais.
Observação: Enquanto 2 matilhas estiverem na atividade do abraço, as outras 2 matilhas estarão participando de jogos.  Chefes assistentes responsáveis pelas matilhas: Lucilene, Leticia, Bebeto e Andrea.
8:50hs – Hidratação: Todos
9:00hs – Caminhada até a praça cultural para o lanche coletivo
9:30hs – Hidratação
9:40hs – Jogos
10:00hs – Lanche coletivo
10:30hs – Retorno até a entrada principal
10:45hs – Encerramento das atividades – Chefe Rosilene

Lista de materiais: Cartazes, balões, giz, bola dente de leite, tiras de TNT, talo de mamoeiro ou canudo, canecas, detergente, papel amassado, lenço ou TNT.


ALCATEIA SEEONEE - G. E. Uniselva – 2 / MT
Rosilene Siqueira, Benedita Santana, Alberto Araújo, Lucilene Bastos, Letícia Ferraz e Andrea Franchello


17º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
Ficha de atividade  1
“Abrace Mais”
Ramos: todos
Local: praças, parques
Duração: uma manhã ou tarde
• Introdução
A “Free Hugs Campaign” (Campanha do Abraço Grátis) é uma iniciativa iniciada em 2004 e amplamente divulgada em 2006 por meio de um vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=diccc7je8tg). A mensagem que o vídeo quer passar é que, as vezes, um abraço é tudo o que nós precisamos. “Free hugs” é uma história real de Juan Mann, o homem que se encarregou da solene missão de sair por aí abraçando estranhos na tentativa de trazer novamente o brilho para a vida das pessoas nessa época de pouco convívio social e falta de contato humano. O efeito que a campanha dos abraços criou foi fenomenal.
Não há nada melhor do que um abraço! Essa campanha repercutiu por todo o mundo, inclusive alguns grupos escoteiros já realizaram atividades como essas. E os resultados são sempre o mesmo, o sorriso e a vontade de retribuir mais e mais abraços, modificando e melhorando a vida de pessoas até então desconhecidas para nós.
• Desenvolvimento
Organize seu grupo e sua matilha, chame a chefia e vá até um parque ou uma praça, façam cartazes, levem balões, e convidem as pessoas a abraçar, tirem fotos de toda a atividade e não esqueçam de depois relatar essa maravilhosa experiência, lembrando de consultar as pessoas envolvidas sobre autorização para uso das imagens.
Jogos e Brincadeiras tradicionais para o parque:
Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.”
Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.
Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).
Alerta: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.
Arranca-Rabo: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Carica: Jogo de duplas. Em um espaço amplo, são desenhados no chão vários círculos, distanciados um do outro em, pelo menos, 2 metros. Cada jogador terá um pedaço de papel amassado e achatado (carica) e, um de cada vez, deverá acertar a carica dentro do círculo. Se acertar, o jogador pode ultrapassar um círculo, ou seja, a distância é sempre igual (2 metros). Se errar, ou se a carica sair do círculo, ele volta pro início e fará tudo de novo. Ganha quem atingir o último círculo primeiro.
Peteca com bola
Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de PeŽteka, que em tupi significa “bater”. A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais. Forma-se um círculo, cada lobinho poderá bater na bola com uma mão apenas e não poderá deixar a bola cair, caso contrário ele sairá da brincadeira.
Corre cotia: É uma brincadeira de pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 3 ou 4 anos, conseguem brincar. Para começar, vamos precisar de um lenço ou um pedaço de pano. Brinca-se assim:
1. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
2. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotiaNa casa da tiaCorre cipóNa casa da avó
Lencinho na mãoCaiu no chãoMoça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?Roda: Pode!Criança: Ninguém vai olhar?Roda: Não!
3. Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
4. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.



Jogos de revezamento:
Bolinhas de sabão: É muito fácil fazer a alegria da criançada comprando os kits de bolha de sabão. Mas aqui via uma dica para se fazer essa brincadeira de forma bem tradicional. Adquire-se um talo de mamoeiro e corta-se tirando a folha e a parte mais grossa. Faz-se em um copo espuma de sabão, mergulha-se o canudo e me seguida sopra-se bem de leve fazendo-se as bolas que serão soltas no ar, o lobinho de cada matilha deverá fazer pelo menos uma bolinha para cada passo que ele der tanto na ida quanto na volta. Vence a matilha que terminar primeiro.
Corrida dos Cadarços: Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
Pula Sapo
Corrida de duplas de ida e volta. Cada um deve saltar sobre as costas do parceiro e, como um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem voltar primeiro.
Pular Carniça
Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, pulando sobre o dorso dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas. O primeiro a pulá-lo abaixa-se a seguir, e todos devem pular sobre os dois. O número de carniça vai assim aumentando até que todos ficam curvados. O que foi a primeira carniça levanta-se então e passa a pular sobre os outros, recomeçando assim a outra série.
Túnel
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde osparticipantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel a matilha que cruzar a linha de chegada primeiro.

Canção da Alcatéia
(Musica: Canção do Soldado)
Nós somos de uma alcatéia / de alegres lobos / que não são bobos
A nossa Akelá ensina / ter olho aberto / e ouvido esperto
Andamos pela floresta / no peito e raça / buscando caça
Pois somos de uma alcatéia / de gente esperta / na trilha certa

Nas provas somos campeões / estrelas temos de montões /
Nos jogos ninguém nos ganha / e fazemos a façanha / de vencer competições
Excursionar / é um prazer / ver o sol a despontar / ver a lua aparecer
Nossa alcatéia / ama o Brasil / a nossa terra / de encantos mil.

Canção: Para ser Lobinho

Para ser Lobinho, é preciso ter
Uniforme azul e um bonézinho
É viver agarrado na saia da Kaá
E também da Akelá

Há um mundo bem melhor
Todo feito pra você
É um mundo pequenino
Que o Baden fez. (Repete)

Canção: BOM LOBINHO
(Música: Ciranda cirandinha)

Eu sou um bom lobinho
Escoteiro eu quero ser
E seguindo um bom caminho
Bem depressa eu vou crescer!

A Lei e a Promessa
Eu já aprendi de cor
Vou agora bem depressa
Fazer sempre o melhor!

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