sábado, 15 de agosto de 2015

Como explicar a reciclagem às crianças

Como explicar a reciclagem às crianças
Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Por que temos que reciclar
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

Exemplos:
1- Papel – para fabricar uma tonelada de papel é necessário utilizar entre 10 e 15 árvores, 7800 Kw/h de energia elétrica e uma grande quantidade de água. Ao reciclar o papel, se reduzirá o corte de árvores, se economizará energia elétrica e uma grande quantidade de água. Além disso, estaremos protegendo animais como os insetos e os pássaros, que dependem muito das árvores para sobreviverem.
2- Vidro – O vidro é reciclável porque está feito de areia, carbonado de cal, carbonato de sódio, materiais que requerem muita energia para sua fabricação. Para fundir vidro descartável se requer menos temperatura que para fabricá-lo com matéria-prima virgem.
3- Aluminio - Pode-se encontrar alumínio em um mineral chamado bauxita. Para extraí-lo e processá-lo requer uma grande quantidade de energia elétrica, sendo que se obtivermos o alumínio reciclando-o, se economizará quase 95% de energia. 

O que podemos fazer para educar as crianças
Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.
Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:
1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.
4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
5- Evitar impressões de papel desnecessárias.
6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
7- Escolher papéis reciclados.
8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
9- Usar lâmpadas de baixo consumo.
10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares. 












6 brincadeiras para ensinar reciclagem às crianças

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em voga, e que por questão de princípios, coloca a necessidade de ser ensinada às novas gerações. Tendo em vista que os recursos do planeta são finitos, e que muitos deles estão realmente acabando, a prática da reciclagem é a melhor resposta e a solução mais viável para esse problema. Como as crianças serão os adultos de amanhã, e infelizmente viverão tempos ainda mais escassos de recursos naturais, é necessário educá-los sob o lema da sustentabilidade. E existe modo mais legal de ensinar e de aprender do que com brincadeiras? Fizemos uma listinha de algumas brincadeiras para ensinar a prática da reciclagem para as crianças, para que depois de crescidas a reciclagem se torne, de fato, uma coisa séria! Vamos lá?
Acertando o cesto
Essa brincadeira ensina às crianças de quais materiais os objetos são feitos e qual é o cesto correto da coleta seletiva para cada um deles. Com um toque de velocidade e competição saudável, as crianças irão se divertir e aprender brincando! Para essa brincadeira é necessário no mínimo duas crianças; 5 cestos coloridos e com os nomes dos materiais: metal, plástico, vidro, papel e madeira e vários objetos feitos com todos esses materiais. Cada jogador terá um minuto para colocar os objetos nos devidos cestos. Ganha a rodada quem conseguir colocar o maior número de objetos nos cestos corretos em menor tempo!
Jogo de boliche
Daqui pra frente, as brincadeiras já colocam em prática a reciclagem, pois alguns objetos serão transformados e ganharão uma nova função a partir de outros: a função de entreter e divertir! O primeiro deles é o jogo de boliche feito a partir dos seguintes materiais: 8 garrafas pet de 600 ml, areia, papel crepon, jornais e fita adesiva. Como fazer: encha cada garrafa com um pouquinho de areia e tirinhas do papel crepon colorido até a tampa. Feche as garrafas. Para a bola, amasse folhas de jornal e as envolva com fita adesiva para dar firmeza e forma definida. O objetivo do jogo é arremessar a bola em direção às garrafas e derrubar o máximo de garrafas possível!
Jogo de damas
O tabuleiro pode ser feito com uma placa de madeira ou mesmo com uma folha de cartolina, e o seu desenho deverá compreender 64 quadradinhos, 8 na vertical e 8 na horizontal, coloridos de forma intercalada. As 24 pecinhas serão feitas com tampinhas de metal ou de plástico, metade de uma cor e metade de outra. E pronto! Basta posicionar as tampinhas, uma de cada lado nos quadrinhos coloridos, e começar a jogar!
Instrumentos musicais
A construção de instrumentos musicais a partir de material reciclado é divertida e instrutiva. Educação musical e educação ambiental farão parte dessa mesma brincadeira! Os instrumentos serão os seguintes:
·         Tambor: pegue uma lata de leite em pó ou achocolatado vazia. Cole tiras de fita isolante por toda a boca destampada da lata, até cobri-la por completo. Pegue um pedaço de cartolina ou outro papel colorido e envolva a parte cilíndrica da lata. Decore-o como quiser! Para as baquetas, pegue dois lápis e envolva suas pontas com lenços de papel prendidos com fita adesiva. Está pronto o tambor para as crianças começarem a batucar!
·         Chocalho: encha 1/3 de uma latinha de molho de tomate ou uma latinha de refrigerante com pedrinhas pequenas ou açúcar cristal. Passe fita adesiva colorida na tampa, para decorar e evitar de que se abra. Está pronto o chocalho! Basta balançá-lo no ritmo da música.
·         Xilofone: você vai precisar de 5 garrafas de vidro do mesmo tamanho, uma vareta de madeira, água, funil e tinta guache. Encha a primeira garrafa até o gargalo. Para a segunda, e assim sucessivamente, vá enchendo com dois dedos de água a menos.  Colora a água de cada garrafa com gotinhas da tinta guache e mexa bem. Está pronto! Basta você bater cada garrafa com a varetinha para ver a diferença nos sons de cada uma, uns mais agudos e outros mais graves.

Fantoches
Os fantoches de meias velhas ou sem par são uma brincadeira tradicional e fácil de fazer. Você precisará das meias, botões de roupa, novelos de lã coloridos, canetinhas e potinhos de iogurte limpos. Para a confecção dos fantoches vale a criatividade. Nós sugerimos os botões para os olhos, a lã para fazer os cabelos, os potinhos de iogurte para um chapéu e as canetinhas para desenhar outros detalhes. É possível fazer vários personagens e montar uma peça de fantoches reciclados com seus pequenos. Não é demais?
E então, o que achou de nossas sugestões? Já está recolhendo os materiais necessários para fazer as brincadeiras com seus pequenos? Saiba que vocês se divertirão muito juntos e que o futuro dos seus filhos e do planeta agradecerá a educação sustentável dada por você!

Acesse nosso site: www.retroca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário