sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Objetivo Especial

Boa Idéia     
Publicação da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Paraná
 


Tipo:                                Ramo:  Lobinho                Área : Afetivo, Caráter e Intelectual

Número: 008/07

     Objeto Especial

Local: na Sede ou ao Ar Livre   Duração:  20 minutos   Participantes:  toda a Alcatéia e Escotistas

Descrição da Atividade: cada lobinho (a) leva para esta atividade, um objeto previamente escolhido por ele, por seu significado especial. Questione o porquê daquele objeto e o que representa sentimentalmente para a criança. Então o escotista deve pedir a este lobinho (a) que empreste sua voz ao objeto escolhido. O objeto fala em 1ª pessoa sobre seu dono, suas qualidades e seus defeitos, do que gosta e do que não gosta.

Fundo de Cena: podemos ressaltar a importância de nos conhecermos e de permitir que os outros nos conheçam e reconheçam em nós qualidades e defeitos que fazem de nós seres únicos e com características que podem nos igualar e, ao mesmo tempo, nos diferenciar uns dos outros. A confiança a fidelidade e aceitação do outro, são grandes qualidades de amigos que vão perdurar para sempre em nossas vidas. Faça com que aceitem o desafio de falar de si mesmos, de suas qualidades e defeitos, erros e acertos. A atividade fica mais divertida se o escotista fizer em forma de entrevista ou da forma que a criatividade permitir.

Materiais Necessários: um objeto escolhido pelo participante – preferencialmente com antecedência para que a justificativa da escolha esteja aliada à escolha bem fundamentada.
O escotista tem, neste jogo, a possibilidade de conhecer mais a funda cada criança, permitindo-lhe demonstrar de maneira indireta suas frustrações, desejos, medos e anseios.

Objetivos Gerais da Atividade: trabalhamos o lúdico, damos vasão à criatividade da criança – tanto para a escolha ou criação de um objeto, quanto para falar sobre si mesmo de forma amigável e descompromissada, pois afinal é o objeto quem está falando dele e não ele mesmo.


Objetivos Educativos que Podem ser Atingidos:
Intelectual: externar o que pensa e o que sente por intermédio dos distintos meios de expressão, criando nos ambientes em que atua oportunidades que facilitem o encontro, o crescimento e o mútuo aperfeiçoamento das pessoas;
Caráter: conhecer suas possibilidades e limitações, aceitando-se com capacidade autocrítica e mantendo, por sua vez, uma boa imagem de si mesmo;
Afetivo: alcançar e manter um estado interior de liberdade, equilíbrio e maturidade emocional.

Dicas: você pode pedir para que cada um crie o seu personagem, desenvolvendo antes uma atividade como a do fantoche de jornal. Em seguida eles podem receber um nome ou apelido. Fica a critério da criatividade de cada um.

Como Avaliar Esta Atividade: observe a clareza das palavras, como se porta ao falar, se realmente estão falando o que sentem, se falam de amigos, famílias, etc. Procure saber se distinguem o certo do errado, se a auto-estima está baixa e outros itens que o escotista priorizar.
A necessidade de avaliação de outras áreas também pode ser pautada no decorrer da atividade.


Experiência da minha Seção sobre esta Atividade: ficamos felizes com este momento na seção, pois pudemos verificar sentimentos e emoções de todos os lobinhos e lobinhas. As anotações em relação à avaliação da progressão pessoal de cada um puderam ser melhoradas. A cada depoimento tivemos uma surpresa boa. Os mais tímidos se saíram bem ao se descrever, pareceram mais à vontade.

Agradeceríamos que, após anotar no quadro acima suas experiências com esta atividade, você enviasse uma cópia dos seus comentários à Diretoria de Jovens e Materiais Educativos da UEB - Região do Paraná, à rua Ermelino de Leão, 492,80410-230–CURITIBA-PR, Fax xx 41– 33231031, e-mail: técnico@ueb-pr.org.br
Este documento foi elaborado com o objetivo de auxiliar Escotistas e Dirigentes do Movimento Escoteiro na aplicação de atividades junto as suas seções.

Esta Ficha Boa Idéia foi preparada por: Giuliana Vieira Lino – adaptado do livro: 100 jogos para grupos – Ronaldo Y. K. Yozo

 

UEB - União dos Escoteiros do Brasil - Região do Paraná - Rua Ermelino de Leão, 492 –


CEP 80410-230 - CURITIBA-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário