quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jogo do Kim

ogo do Kim - tradicional e variantesPDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Texto adaptado de Manual de 2ª Classe - AEP Região do Porto

Jogo do Kim tradicional
Durante alguns momentos, vais imitar o pequeno Kim e, como tal, observar, num 1 minuto, cerca de 25 pequenos objectos que alguém te colocar numa mesa.
Depois de os objectos serem tapados com um pano, logo de seguida, deves escrever os seus nomes numa folha de papel.
Tens 2 minutos para fazer a lista dos objectos que observaste.
Para tirares esta prova, tens que lembrar, pelo menos, de 16 objectos. Mas um bom observador deverá mesmo registar os 25.

Kim artistaOs Escoteiros sentam-se em roda observando, enquanto o Chefe risca ou desenha um objecto, a giz, no chão ou no quadro preto e imediatamente o apaga.
O Chefe desenha assim uns vinte objectos e, logo que acabe, os Escoteiros com lápis e papel tentam reproduzir tantos objectos quantos se lembrem.
Os desenhos devem ser muito simples, rapidamente esquematizáveis e imediatamente identificáveis. O Chefe terá de preparar uma lista de antemão para poder conferir os esboços.

Kim forma-cor
Arranjar vinte cartões de diversas cores, cortados de várias formas: triângulos, círculos, rectângulos, trapézios ou simples letras, etc.
Colocam-se estes cartões sobre uma mesa e os Escoteiros devem fixar o formato e a cor de cada cartão, por exemplo: triângulo azul, H vermelho, quadrado branco, etc.

Kim pisca-pisca
Este jogo é feito às escuras, sendo necessário um estrado baixo, uma boa pilha eléctrica, alguns objectos brilhantes e dois ajudantes do Chefe.
O Grupo senta-se em frente do estrado e apagam-se as luzes. O ajudante «A» coloca sobre o estrado o primeiro objecto, digamos um colar de pérolas, «A» diz «um» com voz sepulcral, enquanto «B» ilumina o objecto durante cerca de 10 segundos. Em seguida apaga a pilha e retira o objecto, que coloca dentro de uma saca, enquanto «A» coloca o segundo objecto, por exemplo, um reflector de bicicleta, e assim sucessivamente.
Feito desta forma, o jogo corre rápido e sem se espalharem os objectos, que para principiar não serão mais de doze. No final os Escoteiros fazem uma relação dos objectos.
Variante: - A relação dos objectos tem de ser feita pela ordem por que apareceram. O Chefe terá, pois, que ter uma lista.

Kim esboço
Três Escoteiros sentam-se em três cadeiras, em atitudes diferentes, um com os braços cruzados, outro olhando o tecto, outro com a mão sobre o queixo, etc.
O resto do Grupo observa, sem se lhe dizer nada, até que os três Escoteiros se levantam. Diz-se então a todo o Grupo para fazer desenhos (no estilo de riscos), esboçando a posição das cabeças, braços, mãos, etc., de cada um dos três Escoteiros.
Variante: -. Em vez" de fazerem desenhos, o Chefe faz perguntas:
Que mão tinha o Zé debaixo do queixo? (Resposta).
Qual dos Escoteiros tinha os dedos cruzados? (Resposta).

Kim proprietário
Avisa-se cada Escoteiro para trazer, na próxima reunião, dois pequenos objectos fora do usual e que se possam segurar na mão.
Depois, uma Patrulha de cada vez alinha e os Escoteiros estendem as mãos, cada uma com o seu objecto.
O resto dos Escoteiros do Grupo, no fim de todas as Patrulhas terem mostrado os seus objectos, têm que se recordar (por escrito) de que objectos se trata e a que Patrulha pertencem.

Kim troca
Os objectos não são apresentados todos ao mesmo tempo.
Suponhamos que existe um gancho, ou um prego, ou um cabide, etc., na parede da sede. O jogo começa quando o Grupo forma para a inspecção.
O Chefe suspende uma luva no gancho. Depois da inspecção, de modo muito natural e sem dizer uma palavra, troca-a por uma corrente. No final do primeiro jogo da reunião troca-a por uma navalha, e assim por diante, com intervalos.
Próximo do fim da reunião, cada Patrulha deve apresentar uma relação dos objectos que foram suspensos no gancho.

Kím de círculo
Os Escoteiros colocam-se em círculo e de costas para o centro. Em seguida o Chefe traz os objectos para o centro e, um a um, fá-los circular de Escoteiro em Escoteiro. Quando todos os objectos deram a volta, os rapazes dispersam, tendo dois minutos para apresentar por escrito a relação dos objectos.

Kim polícia
Destina-se a aperfeiçoar a exactidão na descrição. Preparar uma colecção de objectos relacionados uns com os outros e idênticos. Por exemplo, vários lápis, canetas e borrachas, ou vasos de diversos tamanhos, ou uma colecção de artigos decorativos. Ao indicá-los, os Escoteiros terão necessidade de os diferenciar convenientemente.

Kim de ouvido
Os Escoteiros sentam-se diante duma mesa que contém 24 objectos como se fosse para o jogo do Kim tradicional. Observam os objectos durante um minuto sem nada anotar. Passado este tempo viram-se de costas para a mesa.
Em seguida, o Chefe deixa cair os objectos, por uma ordem determinada, um a um sobre a mesa. Os jogadores devem reconhecer os objectos pelo ruído que fazem na queda e anotá-los pela ordem de queda.

Kim de olfacto
Em frascos ou sacos são colocados vários produtos com diferentes cheiros. Vendam-se os Escoteiros que têm 2 minutos para cheirar e identificar todos os produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário