segunda-feira, 1 de abril de 2013

Orientação pelo Cruzeiro do Sul


Orientação pelo Cruzeiro do Sul

Desenho do Cruzeiro do Sul
O Cruzeiro do Sul ("Crux") é a constelação mais conhecida e mais reconhecível do hemisfério sul, apesar de que há outros grupos de estrelas que podem formar uma cruz e ser confundidas com o Cruzeiro do Sul, especialmente a Falsa Cruz, não muito distante.
Diferente do hemisfério norte, onde a estrela Polaris (Estrela Polar - North Star) aponta efetivamente ao norte, no hemisfério sul não há uma estrela que aponte para o sul. O Cruzeiro do Sul, por sua facilidade de reconhecimento, é usado para indicar o sul conforme explicado adiante.
Para reconhecer o Cruzeiro do Sul, procure a "Intrometida", uma pequena estrela de pouca brilhança do lado direito do centro da constelação (veja o desenho). Às vezes, em tempo nebuloso ou quando há muita luz ambiente, a intrometida é difícil de ver. Neste caso exitem duas outras estrelas que você pode encontrar para indicar que você está vendo o Cruzeiro do Sul "verdadeiro". estas são as Estrelas Alpha Centauri e Beta Centauri.

Encontrando o Sul

Existem duas formas de usar o Cruzeiro do Sul para nos orientar ao Sul.
  1. "Estender" por 4,5 vezes a haste mais comprida da Cruz, formado por Acrux e Gacrux
  2. Traçar uma linha perpendicular entre as estrelas "Guardiãs da Cruz", também como "Apontadoras", Alpha e Beta Centauri; onde cruzar com uma linha estendida da haste mais comprida da cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário