FICHA DE
PROGRAMAÇÃO SEMANAL
Nome do Evento: Consciência Tranquila
Data do Evento: 19 de outubro de 2013
Local: Sede e arredores do
Grupo
Tema: Consciência, que
negócio é esse?.
Objetivo da Reunião da Seção:
Programação Detalhada:
15h00 - IBOA
15h10 – Quebra-gelo: Gato Cego (10min. /físico /Rosilene)
15h20 – Canção: Quando olhei (5 min /Quando
olhei (Parodia: Asa Branca/Baloo)
15h25 – Conversando
com os lobinhos: Consciência, que negocio é esse? (10 min
/Intelectual/Akela)
15h35 – Jogo: Consciência
Tranquila (15 min /Baloo)
16h00 – Jogo: Confio no meu par (10 min
/Rasha)
16h10 – Artesanato: Montagem de Cara do Lobo (10 min./Akela)
16h25 – Jogo: Mimica
(10 min /Rasha)
16h35 – Desenho
Livre: O que você entende por consciência tranquila (10 min/participação/FS/Baloo)
16h45 – Chamada (5
min./Akela)
17h00 - IBOA
Avisos:
Legenda:
Hora/Atividade/Duração/O que observar/AD/Resp(A-Akela, B-Baloo, R- Raksha)
AD (Área
Desenvolvimento): (F)isico/ (I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/
(C)aráter
Objetivos
Educacionais para os quais a Atividade Contribui:Infância Média/Infância Tardia
Programação – Desenvolvimento
Certa vez, havia um gato que, por
ser cego, só conseguia reconhecer os outros gatos pelo miado. Coloque os
lobinhos em círculo e um lobinho para ser o gato cego vendado no centro. O gato
cego deve girar e apontar. Aquele que for apontado dá um miado. Se o gato cego
adivinhar quem miou, trocam-se os lugares. Caso contrário, o gato cego terá
mais uma chance.
Canção: Quando olhei
Conversando com os lobinhos: Consciência, que negocio é esse?
Jogo: Consciência Tranquila
Materiais necessários: Uma fotocopia da tira
da Mafalda localizada na Descrição da Atividade para cada lobinho.
Objetivos gerais da atividade: Demonstra a importância
de termos consciência tranquila por dizermos a verdade.
CONFIO
NO MEU PAR
Objetivo:
Refletir sobre a “confiança” nas pessoas ao não possuir o recurso da visão.
Material: • Vendas para a metade dos participantes;
• Mesa;
• Cadeira;
• Caixa de papelão.
Desenvolvimento: •
Numa sala ampla dividido em equipe;
• Construa um pequeno circuito na sala com vários
obstáculos com: cadeira, caixa, mesa, etc;
• Os membros da patrulha permanecerão de olhos
vendados, restando somente uma pessoa sem vendas que será o guia da patrulha.
Com a mão no ombro do guia, em silêncio, percorrerá pelo circuito construído;
• Após determinado tempo, trocam-se os papéis.
A pessoa que estava vendado se torna guia e quem
era guia será vendado.
Fechamento: •
Cada participante relatará no grupo as sensações que teve ao ser conduzido e o
que mais apreciou durante a dinâmica.
Debater
sobre: - Como é ser guiado?
- Que sentimentos experimentei?
- Como é guiar?
- É fácil confiar no outro?
Por que?
- Como nos sentimos quando somos levados para um
lugar que não conhecemos, sem saber o que encontraremos pela frente?
- Como você agiria se
você fosse guiar um deficiente visual a atravessar a rua?
Artesanato: Montagem de Cara do
Lobo
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MÍMICA
Objetivo: Desenvolver a comunicação não-verbal e a
criatividade.
Material: Cartão (com conceitos ou nomes de objetos/animais)
igual ao número de participantes.
Desenvolvimento: • O coordenador pede que cinco voluntários
apresentem alguma ideia para o grupo na forma de mímica. O grupo deve tentar
descobrir o que cada um desses cinco voluntários tentou dizer;
• Em seguida, o coordenador entrega um cartão, com palavras
secretas, para cada voluntário (com conceitos como amor, paz, liberdade,
esperança, sinceridade, ou com nomes de objetos como: árvore, carro, criança, mesa...);
• Em pequenos grupos (aproximadamente cinco pessoas).
Cada um deve fazer mímica da palavra secreta escrita no cartão. O grupo deverá
tentar descobrir a palavra secreta;
• Depois que todos no grupo tiverem apresentado o que
está marcado em seu cartão, o grupo avalia quem fez a melhor mímica e escolhe uma
delas para apresentar em plenário;
• Cada grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos
devem tentar descobrir o que Cada Grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos
devem tentar descobrir o que se tentou dizer e depois, avaliando as mímicas,
deve escolher a melhor.
Fechamento: • Realizar uma
reflexão em grupo, de como foi à experiência de se comunicar com as pessoas sem
o recurso da linguagem oral. As facilidades e as dificuldades encontradas no
desenvolvimento da atividade.
Desenho Livre: O que você entende por consciência
tranquila
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Quando
olhei (Parodia: Asa Branca)
Quando
olhei o lobinho
Arrastando o mochilão Eu perguntei, ai, se precisava, ai Levar pro mato, ai, tal caminhão (bis)
Tinha
lá um fardo inteiro
De erva prá chimarrão Só cobertor, ai, levava seis, ai, Tambor, corneta, ai, e violão (bis)
Na
mochila do menino
Ia um saco de batata Garrafa d'água, ai, facão do mato, ai E até remédio, ai, contra barata (bis)
Se
você não aprendeu
Como a mochila arrumar O lobinho, ai, que é pata-tenra, ai, Levando a trouxa, ai, vai se matar (bis) |
Quando
olhei (Parodia: Asa Branca)
Quando
olhei o lobinho
Arrastando o mochilão Eu perguntei, ai, se precisava, ai Levar pro mato, ai, tal caminhão (bis)
Tinha
lá um fardo inteiro
De erva prá chimarrão Só cobertor, ai, levava seis, ai, Tambor, corneta, ai, e violão (bis)
Na
mochila do menino
Ia um saco de batata Garrafa d'água, ai, facão do mato, ai E até remédio, ai, contra barata (bis)
Se
você não aprendeu
Como a mochila arrumar O lobinho, ai, que é pata-tenra, ai, Levando a trouxa, ai, vai se matar (bis) |
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