sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Programação da Alcateia Seeonee para o dia 19 de outubro de 2013




FICHA DE PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Nome do Evento: Consciência Tranquila
Data do Evento: 19 de outubro de 2013
Local: Sede e arredores do Grupo
Tema: Consciência, que negócio é esse?.
Objetivo da Reunião da Seção:
Programação Detalhada:
15h00 - IBOA
15h10 – Quebra-gelo: Gato Cego (10min. /físico /Rosilene)
15h20 – Canção: Quando olhei (5 min /Quando olhei (Parodia: Asa Branca/Baloo)
15h25 – Conversando com os lobinhos: Consciência, que negocio é esse? (10 min /Intelectual/Akela)
15h35 – Jogo: Consciência Tranquila (15 min /Baloo)
16h00 – Jogo: Confio no meu par (10 min /Rasha)
16h10 – Artesanato: Montagem de Cara do Lobo (10 min./Akela)
16h25 – Jogo: Mimica (10 min /Rasha)
16h35 – Desenho Livre: O que você entende por consciência tranquila (10 min/participação/FS/Baloo)
16h45 – Chamada (5 min./Akela)
17h00 - IBOA
Avisos:
Legenda: Hora/Atividade/Duração/O que observar/AD/Resp(A-Akela, B-Baloo, R- Raksha)
AD (Área Desenvolvimento): (F)isico/ (I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/ (C)aráter
Objetivos Educacionais para os quais a Atividade Contribui:Infância Média/Infância Tardia


Programação – Desenvolvimento

Certa vez, havia um gato que, por ser cego, só conseguia reconhecer os outros gatos pelo miado. Coloque os lobinhos em círculo e um lobinho para ser o gato cego vendado no centro. O gato cego deve girar e apontar. Aquele que for apontado dá um miado. Se o gato cego adivinhar quem miou, trocam-se os lugares. Caso contrário, o gato cego terá mais uma chance.


Canção: Quando olhei


Conversando com os lobinhos: Consciência, que negocio é esse?

Jogo: Consciência Tranquila

Materiais necessários: Uma fotocopia da tira da Mafalda localizada na Descrição da Atividade para cada lobinho.

Objetivos gerais da atividade: Demonstra a importância de termos consciência tranquila por dizermos a verdade.


CONFIO NO MEU PAR

Objetivo: Refletir sobre a “confiança” nas pessoas ao não possuir o recurso da visão.
Material: • Vendas para a metade dos participantes;
• Mesa;
• Cadeira;
• Caixa de papelão.

Desenvolvimento: • Numa sala ampla dividido em equipe;
• Construa um pequeno circuito na sala com vários obstáculos com: cadeira, caixa, mesa, etc;
• Os membros da patrulha permanecerão de olhos vendados, restando somente uma pessoa sem vendas que será o guia da patrulha. Com a mão no ombro do guia, em silêncio, percorrerá pelo circuito construído;
• Após determinado tempo, trocam-se os papéis.
A pessoa que estava vendado se torna guia e quem era guia será vendado.

Fechamento: • Cada participante relatará no grupo as sensações que teve ao ser conduzido e o que mais apreciou durante a dinâmica.

Debater sobre: - Como é ser guiado?
- Que sentimentos experimentei?
- Como é guiar?
- É fácil confiar no outro?

Por que? - Como nos sentimos quando somos levados para um lugar que não conhecemos, sem saber o que encontraremos pela frente?
- Como você agiria se você fosse guiar um deficiente visual a atravessar a rua?


Artesanato: Montagem de Cara do Lobo
____________________________________________________________

MÍMICA

Objetivo: Desenvolver a comunicação não-verbal e a criatividade.
Material: Cartão (com conceitos ou nomes de objetos/animais) igual ao número de participantes.
Desenvolvimento: • O coordenador pede que cinco voluntários apresentem alguma ideia para o grupo na forma de mímica. O grupo deve tentar descobrir o que cada um desses cinco voluntários tentou dizer;
• Em seguida, o coordenador entrega um cartão, com palavras secretas, para cada voluntário (com conceitos como amor, paz, liberdade, esperança, sinceridade, ou com nomes de objetos como: árvore, carro, criança, mesa...);
• Em pequenos grupos (aproximadamente cinco pessoas). Cada um deve fazer mímica da palavra secreta escrita no cartão. O grupo deverá tentar descobrir a palavra secreta;
• Depois que todos no grupo tiverem apresentado o que está marcado em seu cartão, o grupo avalia quem fez a melhor mímica e escolhe uma delas para apresentar em plenário;
• Cada grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos devem tentar descobrir o que Cada Grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos devem tentar descobrir o que se tentou dizer e depois, avaliando as mímicas, deve  escolher a melhor.
Fechamento: • Realizar uma reflexão em grupo, de como foi à experiência de se comunicar com as pessoas sem o recurso da linguagem oral. As facilidades e as dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade.

Desenho Livre: O que você entende por consciência tranquila
____________________________________________________________



Quando olhei (Parodia: Asa Branca)

Quando olhei o lobinho
Arrastando o mochilão
Eu perguntei, ai, se precisava, ai
Levar pro mato, ai, tal caminhão (bis)

Tinha lá um fardo inteiro
De erva prá chimarrão
Só cobertor, ai, levava seis, ai,
Tambor, corneta, ai, e violão (bis)

Na mochila do menino
Ia um saco de batata
Garrafa d'água, ai, facão do mato, ai
E até remédio, ai, contra barata (bis)

Se você não aprendeu
Como a mochila arrumar
O lobinho, ai, que é pata-tenra, ai,
Levando a trouxa, ai, vai se matar (bis)


Quando olhei (Parodia: Asa Branca)

Quando olhei o lobinho
Arrastando o mochilão
Eu perguntei, ai, se precisava, ai
Levar pro mato, ai, tal caminhão (bis)

Tinha lá um fardo inteiro
De erva prá chimarrão
Só cobertor, ai, levava seis, ai,
Tambor, corneta, ai, e violão (bis)

Na mochila do menino
Ia um saco de batata
Garrafa d'água, ai, facão do mato, ai
E até remédio, ai, contra barata (bis)

Se você não aprendeu
Como a mochila arrumar
O lobinho, ai, que é pata-tenra, ai,
Levando a trouxa, ai, vai se matar (bis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário