sexta-feira, 23 de março de 2018

Jogos para atividades de alcateia


Nome 13 JOGOS PARA LOBINHOS
Modo ATIVO                                               Local para Atividade TODOS
Atmosfera para Atividade TODAS        Formação LIVRE

1) BOLA DE NEVE (ativo)
Num país muito distante, chamado Groelândia, a neve é uma coisa muito comum, mesmo nos dias quentes de verão. Dividem-se os Lobinhos em duas equipes. Numa quadra de voleibol, por exemplo, divide-se em 5 zonas iguais: A, B, C, D e E.
Na zona A fica o pegador da equipe 2;
Na zona B fica a equipe 1;
A Zona C é zona Neutra, que só pode entrar (as duas equipes) para pegar bolas;
Na zona D fica a equipe 2;
Na zona E fica o pegador da Equipe 1
Dado o início da partida, cada equipe vai pegar as bolas da zona neutra, e vai lançar para o seu pegador. A equipe adversária deve tentar interceptar as bolas. O pegador vai pegar as bolas na sua zona e guardá-las num saco. Quando todas as bolas estiverem recolhidas faz-se a contagem, quem tiver mais bolas ganha o jogo. Pode-se começar com outro pegador.

2) DETETIVE (percepção)
Um Lobinho será o Assassino, outro Lobinho será o Detetive e as demais as vítimas. O assassino, sem despertar qualquer desconfiança do Detetive, que ele não sabe quem é, irá matando os demais Lobinhos, a sua arma, são seus olhos, e com uma piscada, ele ira aniquilando um a um, caso ele pisque para o detetive, este poderá prendê-lo. Cada Vítima, morta, deve dizer MORRI e ficar deitada, Cabe o Detetive, ficar atento para descobrir quem é o Assassino, assim que descobrir, aponta para ele e berra: VOCÊ ESTÀ PRESO.
3) O BESOURO (técnico/adestramento)
O besouro é um inseto muito feio e algumas pessoas as detestam por causa disto. Entretanto ele é muito útil, pois além de movimentar a terra, ela se alimenta dos excrementos de outros pequenos animais, deixando a terra sempre limpa.
Vamos ajudar a comunidade construindo alguns besouros, este inseto é muito útil.
As matilhas formam em fila, lado a lado. A distância de 25 metros da frente de cada matilha, um kit composto de uma cartolina oval com seis furos laterais, fita crepe, seis cabos de aproximadamente 30 cm, uma cartolina redonda, e um cabo com aproximadamente 1 metro.
Ao sinal, o primeiro Lobinho sai correndo até onde está o Kit, e com a fita crepe, une as duas cartolinas fazendo o corpo (cabeça e corpo) do besouro. Em seguida este Lobinho volta para a matilha, bate na mão do segundo Lobinho, que sai correndo, pega um cabo e passa por um dos furos, amarrando com o nó direito, fazendo assim a primeira perna do besouro, assim sucessivamente até a sexta perna. Por último um Lobinho corre até o Kit, pega o cabo maior, amarra com um nó de correr em volta do pescoço do besouro, e traz até a sua matilha. Ganha a Matilha que fizer mais rápido e com todos os nós feitos corretamente.

4) CARREGANDO ÁGUA (revezamento)
Os Lobinhos formam duas filas atrás de uma linha branca. A distancia entre os Lobinhos é de +/- meio metro. De cada lado de cada linha um balde. Um dos baldes de cada lado da linha esta cheio de água. Ao lado dele estão copinhos de papel para café. Ao sinal do velho lobo o Lobinho que está ao lado do balde enche um copo passa ao vizinho que passa ao vizinho. Como o primeiro Lobinho continua a encher o copo e passando forma-se uma corrente. O ultimo Lobinho da linha ao receber o copo, esvazia no balde vazio deixa o seu lugar e corre para o balde cheiro d’água. O agora ultimo se desloca para o lado do balde deixando em conseqüência o lugar ao lado do balde vago que é então assumido pelo aquele que veio correndo que assume o posto enche o copo e passa ao vizinho. Ao final verifica-se qual dos grupos mais transportou água. Ninguém pode segurar mais que um copo ao mesmo tempo.

5) OVNI (observação)
Os Lobinhos são colocados dentro de uma sala, sentados virados para a porta. Lá fora dois velhos lobos um de cada lado da porta. A um grito de "ATENÇÃO" de um chefe, outro chefe grita "1" e atira um objeto para um terceiro chefe que pega e recolhe. O chefe vai gritando os números em seqüência e atirando um objeto de cada vez. Ao fim do décimo objeto o terceiro chefe grita os números e vai atirando os objetos na mesma seqüência de volta para o segundo chefe. Após o décimo objeto ter sido devolvido, o chefe entrega a cada matilha uma folha de papel e um lápis. Os Lobinhos tem cinco minutos para escrever o nome dos objetos atirados. No final da atividade será anunciado o resultado que levará em conta: acerto do número de objetos atirados, o nome e a seqüência em que foram atirados.

6) TORRE DE LIXO (equilíbrio/revezamento)
Os Lobinhos formam fila por matilhas, cada fila distante entre si de dois braços estendidos. A frente de cada fila a uma distância de uns vinte metros uma caixa contendo latas de refrigerantes vazias.
Ao sinal do velho lobo, o primeiro Lobinho de cada fila sai correndo em direção a respectiva caixa de lixo, pega uma lata e a coloca de pé em cima de uma superfície plana e nivelada ao lado. Volta correndo para a sua fila, bate no companheiro da frente e se coloca em ultimo. O seu companheiro sai correndo e coloca uma outra lata em cima da primeira. O objetivo e conseguir a maior torre possível. Se a torre cair (um velho lobo anota o número de latas), o Lobinho deve devolver as latas na caixa e colocar um lata na plataforma. Ao final de um tempo determinado será verificado quem montou a torre mais alta de lixo que não é lixo.

7) CONSTRUÇÃO DO FILTRO DE ÁGUA ( Técnica)
Com a ponta do alfinete faça uns dez furos no fundo de um dos copos. Coloque cascalho fino no fundo deste copo.
Adicione cascalho grosso em cima e finalmente termine com uma camada de areia
Misture bem terra com água no segundo copo. Certifique que a água esteja bem turva.
Coloque o terceiro copo sobre um lugar firme, segure na mão o copo com cascalho e areia e derrame nele a água turva do segundo copo.
Compare a água filtrada que se acumula no terceiro copo com a água turva do segundo copo
Material:
Três copos plásticos de 300 ml por participante
Alfinetes

Terra

Areia
Cascalho
Cascalho Fino
Cuidado: Água filtrada nem sempre é potável (adequado para beber)

8) POR UM, DOIS, TRES OU QUATRO (ativo)
É delimitado um campo para o jogo. O perseguidor fica no seu canto e os demais jogadores se espalham pelo campo. O sinal de inicio é dado quando o Velho Lobo grita Dois, Três ou Quatro. Quando um dos números menos o Um é anunciado, o perseguidor deve tentar pegar o maior número de elementos que ainda não se uniram entre si para formar grupos deste ou daquele numero anunciado. Os que são tocados devem permanecer estáticos, até que o Velho Lobo grita Um. Neste momento o perseguidor vira o perseguido por todos é deve procurar refugio no seu canto. Se for pego escolhe-se outro perseguidor.
Note-se que podem entre outros ocorrer as situações em que se o número gritado for dois ou quatro é o número de elementos livres for impar sempre haverá alguém sendo perseguido. Para manter o jogo ativo o Velho Lobo pode gritar Um para que todos corram atrás do perseguidor e em seguida gritar Dois, Três ou Quatro para reverter o perseguidor e perseguido.

9) O BANDO DE SHERE KHAN (ativo)
A turma do Shere Khan invadiu a Jangal para pegar Mowgli de uma vez por todas. Entretanto, os Lobinhos conheciam a fraqueza deles (o coração) e sabiam como anula-los. O jogo transcorre dentro de um campo do tamanho de uma de voleibol ou basketball. Um elemento é escolhido Mowgli e três outros são escolhidos como o Shere Khan e o seu bando. Amarrar nas costas de cada elemento representando Shere Khan e o seu bando, uma bexiga cheia de ar (é o seu coração).
Ao se iniciar o jogo o bando de Shere Khan tentará pegar Mowgli que será protegido pelos Lobos que tentam pegar os tigres pelas costas estourando-lhes o coração(bexiga). Quando isto é feito o tigre vira também um Lobo. O jogo termina se Mowgli for pego ou todos os tigres forem transformados em Lobos. Se sobrar tempo este jogo pode ser reiniciado quantas vezes forem necessários.

10) O CARTEIRO (ativo)
Os Lobinhos formam um circulo. Cada Lobinho recebe o nome de uma cidade, que é identificada com um cartaz preso por fita crepe no peito de cada um. No centro do circulo uma mochila. A uma distância de trinta a quarenta metros uma caixa aberta com vários envelopes, suficiente para todos os Lobinhos. No centro do circulo, junto a mochila fica o Velho Lobo. O Velho Lobo diz "O CARTEIRO ESTÁ EM (PAUSA PARA SUSPENSE).......(DIZ O NOME DE UMA CIDADE). O Lobinho que tem o nome da cidade corre ao centro e sem ajuda deve colocar a mochila nas costas e sair correndo em direção a mesma caixa, onde tirará a mochila e a colocará ao lado da caixa. Enquanto isto todos os outros elementos deverão correr em direção a caixa, pegar uma carta, voltar correndo para o Velho Lobo, mostrar a carta e gritar o nome da cidade do envelope. Aí pode tentar pegar o carteiro. Se alguém conseguir pegar o carteiro antes que ele coloque a mochila junto a caixa ele ganhará um ponto. Senão o carteiro ganha o ponto. A mochila é colocada no centro, as cartas devolvidas na caixa e o jogo recomeça.

11) CORRIDA PÉS DE LATA (técnico)
Os Lobinhos formam duas filas paralelas, matilhas branca e preta em um fila e cinza e vermelha em outra. Os dois Lobinhos mais a frente de cada fila calçam os pés de lata, um em cada pé e seguram o barbante. Ao sinal de inicio eles vão andando até o marco a uns vinte a trinta metros, dão a volta no mesmo e voltam as filas respectivas filas. Lá entregam os pés de lata aos seus respectivos companheiros e vão para o último da fila.
Quando uma fila tiver menos elementos que a outra, os primeiros elementos fazem duas corridas.

12) CORRIDA DE RODADORES DE PNEUS (revezamento)
Forma-se duas filas paralelas de Lobinhos, branca e cinza em uma e preta e vermelha em outro. Aos primeiros elementos de cada fila são entregues pneus de automóvel, um para cada um. Ao sinal de inicio eles devem ir correndo em direção ao marco distante pelo menos trinta metros, rodando o pneu com as mãos, dar a volta, voltar para a sua fila e entregar o pneu para o primeiro que já estará esperando. Quando uma fila tem menos elementos que a outra os primeiros elementos fazem duas corridas.

13) RELATIVAMENTE MAIOR OU MENOR (ativo)
Forma-se um circulo com metade dos Lobinhos e a uma certa distância uma fila de Lobinhos com a outra metade. No circulo, um dos Lobinhos vai para o centro e recebe uma bola de tênis(ele deverá ser o melhor no circulo na recepção e entrega das bolas. A uns quinze metros em frente aos Lobinhos em fila um marco. Quando é dado o sinal de inicio o Lobinho do centro do circulo joga a bola para um elemento que agarra e devolve jogando ao elemento do centro. Este agora joga a bola para o elemento a esquerda daquele que já havia recebido a bola. Assim seqüencialmente todos os elementos do circulo vão receber e lançar a bola para o elemento do centro. Enquanto isto os elementos da fila correm em direção ao marco, dão volta no mesmo retornam ao ponto inicial onde estava o primeiro elemento, contornam o local e voltam pro marco. O último elemento da fila, que devem sempre correr de mãos dadas e que conta quantas vezes ele passou pelo marco onde originalmente estava o primeiro elemento da fila. Quando o último elemento do circulo devolve a bola e o elemento do centro segura, ele grita "PARA". Neste momento outro Velho Lobo deve estar observando a fila e verificar onde os Lobinhos estavam no momento do grito. São contadas quantas voltas ou frações a fila deu como se fosse um relógio.
Invertem-se as posições. Ganha a equipe que passou a bola para todo mundo num tempo "relativamente" menor. Isto quer dizer que embora o tempo em relógio possa eventualmente ser igual o marcador no caso é a velocidade que correm os elementos da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário