sábado, 7 de novembro de 2015

ESPECIALIDADE. CAMINHOS

COMO CONQUISTAR UMA ESPECIALIDADE
O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas "dicas", a respeito do assunto. Então, aqui vai:

Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia
O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar "doutores" nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de "especialista" em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.

Abaixo os "Caçadores de Distintivos"
Não adianta tentar desenvolver um "monte" de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.

Para ser um "Especialista", procure um "Especialista"
O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluidas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.



Dicas para os Chefes de Seção
Procure montar uma lista de pessoas que possam ajudar os jovens a desenvolver as Especialidades, como orientadores ou examinadores, levando em conta a capacidade de cada um, tendo em vista sua idade, condição socio-econômica, etc.
Ninguem é obrigado a saber tudo. Se você não domina determinado assunto, não tenha vergonha de procurar quem domine. E afinal, acompanhando o desenvolvimento daquela Especialidade pelo jovem de sua Seção, você acabará aprendendo um pouco mais
Procure incentivar nos jovens o desejo de desenvolver Especialidades. Apesar de parecer apenas um aumento da carga de trabalho, às vezes já bastante grande, é uma excelente maneira de despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado, e de ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento. O que, afinal, é o nosso propósito...


RAMOS DE CONHECIMENTO
As Especialidades estão divididas em Ramos de Conhecimento, ou seja, conforme as áreas em que se enquadram cada uma das especialidades.
Abaixo você encontra um detalhamento sobre cada um dos ramos existentes, assim como as especialidades que o integram.

Ciência E Tecnologia
O Ramo Ciência & Tecnologia inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica, e cobre temas que vão desde a agricultura até a cibernética. A esfera armilar e o microscópio representam este Ramo de Conhecimentos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA Aeromodelismo Aquariofilia Arqueologia Arquitetura Astronáutica Astronomia Automodelismo rádio controlado Ciências da Terra Comunicações Echolink Eletrônica Energia Engenharia Engenharia Sanitária Entomologia Espeleoturismo Geografia Geologia GPS Informática Metereologia Mineralogia Oceanologia Paleontologia Planador Química Robótica Técnica Aeronáutica Web design Zoobotânica




Cultura
O Livro Aberto e a Palheta do pintor foram escolhidos para representar o Ramo de Conhecimentos da CULTURA. Este Ramo envolve as manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza cultural.

CULTURA Arte da Marinharia Artes Cênicas Arte em Origami Artes Gráficas Artesanato Coleções Cultura Brasileira Dança Dança Folclórica DJ Estudos da Bíblia Fotografia Fotografia Digital Genealogia Grafite História Aeroespacial História Brasileira História da Arte História Local História Marítima História Mundial Leis Leitura Literatura Mágica e Ilusionismo Malabares Multimídia Música Numismática Oratória Pintura e Desenho Artístico Pintura em Tela Plastimodelismo Produção Áudio Visual Tradições Tradições Indígenas Videogame

Desportos
O Ramo DESPORTOS relaciona-se ao interesse do homem pelas atividades físicas que ajudam a preservar a saúde, a melhorar a qualidade de vida e a superar a si mesmo. Para representar os DESPORTOS, foram escolhidos os Aros Olímpicos e a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em caráter definitivo ao se pornar, em 1970, o primeiro tri-campeão de futebol.

• DESPORTOS Arco e Flecha Artes Marciais Basquetebol Canoagem Capoeira Ciclismo Corrida de Orientação Corrida de Rua Escalada Estudos Desportivos Excursões Futebol Futebol de Mesa Gamão Ginástica Handebol Hipismo Hipismo Rural Le Parkour Mergulho Autônomo Amador Mergulho Livre Montanhismo Mountain Bike Natação Paraquedismo Patinação Pesca Prática Desportiva Slackline Skateboard Surf Técnicas Verticais Tênis Triatlo Vela Voleibol Xadrez

Serviços
O Ramo SERVIÇOS envolve as especialidades que se voltam, por excelência, para a prestação de um serviço de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a saúde, a religião, as tarefas de natureza doméstica ou comunitária e outras formas de servir. A Cruz e a Pá de Pedreiro representam o Ramo dos Conhecimentos dos SERVIÇOS.

• SERVIÇOS Administração Agricultura Alfabetização Animação da Fé Aqüicultura Babá Barismo Biblioteconomia Bolsa de Valores Braille Carpintaria Cartografia Comércio Exterior Confeitaria Construção Civil Costura Criação de Animais de Estimação Cuidados Bucais Culinária Vegetariana Decoração Defesa Civil Defesa Nacional Empreendedorismo Encadernação Entrega de Mensagens Estilismo Etiqueta Faixa do Cidadão Horticultura Informações Jardinagem Libras Turísticas Inclusão Internet Investigação Jornalismo Lides Campeiras Línguas Manutenção Elétrica Maquiagem Marcenaria Mecânica Aérea Mecânica de Automóveis Mecânica de Motor de Popa Minhocultura Navegação Aérea Nutrição Observação Aérea Paisagismo Pintura Prevenção ao Alcoolismo Prevenção ao Crime Prevenção ao uso de Drogas Prevenção de Incêndio Prevenção em Saúde Primeiros Socorros Produção de Laticínios Propaganda e Marketing Radioamadorismo Radioescuta Reciclagem Reparos Domésticos Reparos em Fibra Salvamento Secretariado Segurança Segurança Doméstica Segurança no Trânsito Serralharia Sinalização Sobrevivência Socorrismo Topografia Trabalho Voluntário Vendas Vitrines

Habilidades Escoteiras
O Ramo HABILIDADES ESCOTEIRAS relaciona-se mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu próprio proveito e no interesse da Seção que integram. O nó de escota duplo representa as HABILIDADES ESCOTEIRAS.

• HABILIDADES ESCOTEIRAS Acampamento Almoxarifado Cidadania do Mundo Culinária Fogo de Conselho História do Escotismo Marinharia Pioneiria Rastreamento Técnicas de Sapa


DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADES
Atendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do responsável pela Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades, consoante as seguintes normas:
1.                   As Especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;
2.                  cada Especialidade poderá ser conquistada em 3 (três) níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;
3.                  cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivo específico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o GUIA DE ESPECIALIDADES;
4.                  Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Um comentário:

  1. Melhor site de todos... Muito bom, parabéns pelo trabalho. Me inspiro muito aqui para a execução dos trabalhos na Alcateia que participo.

    ResponderExcluir