terça-feira, 7 de abril de 2015

Programação do dia 10 de abril de 2015 - Responsavel: Baloo

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
       PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL
Ramo Lobinho
Data: 10/04/2015
Ciclo: 01/2015
Reunião: N
Tema da Reunião (se houver): 
Objetivos da Reunião: Conhecimento sobre boas ações em pratica.
Ênfase trabalhada segundo o “diagnóstico”:
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  (X)       A  ( X)       C  ( X)        E  (   )        I  (X )        S  ( X)
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Avaliação
Material

0:20

IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 



0:10
Quebra Gelo:Caça ao Rabinho
Rick


    0:10
Momento do chefe: CONTEÚDO TÉCNICO - O QUE É UMA BOA AÇÃO? - “Fazer todos os dias uma boa ação”
    Baloo

Papel cartão amarelo e lápis.

JOGO 1 (FÍSICO) - CONHECENDO A BAGHEERA
Bagherra

Papel e lápis, para cada lobinha e lobinho.
0:30
Jogo 2: Jogos com água
Akela

Toalhas, balões, corda

    0:20
JOGO 3 (JOGO DE CÍRCULO): OS ANIMAIS DO JÂNGAL
Kaa


    0:10
Jogo 4: Esconda um lobinho

Bagherra


0:15
CANÇÃO – BAGHEERA (melodia da música “O Bom Menino” do Palhaço Carequinha)

Kaa

Letras da musica para todos.
0:15
Jogo 5: Jenga
Raksha

Jogo do jenga
   0:10
JOGO 4 - LÁ VEM O LOBO
Baloo

Letra da Música
0:05
Chamada
    Akela



0:20

IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 




Avisos:  
                        Jovens: 
Entregas:
                        O que? 

Obs. a Reação na participação;   2- Verificando seu Desempenho
Como Avaliar a Atividade:
3-       Considerando a Aprendizagem;  4- Obs. a sua Conduta Duradoura
Objetivos educacionais trabalhados na reunião de seção conforme a faixa etária e período de desenvolvimento
Infância Média (Pata Tenra e Saltador)
Infância Tardia (Rastreador e Caçador)
Sei que posso fazer o meu melhor para viver conhecer os personagens da Jangal.
Sei o que posso e devo fazer para ajudar da melhor maneira os meus colegas para conhecerem os personagens da Jangal.
*Adaptado a partir das necessidades da seção, a partir das discussões entre a equipe de escotistas.

Atividades do dia 10 de abril de 2015
ABERTURA DA REUNIÃO
Inspeção, Hasteamento da Bandeira Nacional, Oração e Grande Uivo.

Quebra-gelo: Caça ao Rabinho
Entregar um pedaço de sisal para cada lobinho e este deve colocar atrás, como se fosseuma cauda. A brincadeira consiste em pegar o rabinho do outro. Ganha quem capturar mais rabinhos. A primeira vez pode-se realizar o jogo em duas ou mais equipes, mesclando as matilhas, a segunda vez pode ser individual.
Tempo: 15 min
Material: pedaços de sisal.

CONTEUDO TECNICO: “Fazer todos os dias uma boa ação”, não é apenas aquilo que de maneira natural e gentil devemos diariamente fazer. É algo mais: é fazer alguém feliz.
Quer dizer: cada dia prestar serviço a alguém. Não precisa ser algo grandioso, mas que seja o Melhor Possível sem receber nada em troca. Aceitar alguma coisa em troca é vender os seus serviços. É importante o Lobinho entender que uma boa ação é simples e tenha vontade de pratica-la.
A próxima atividade será uma excursão/passeio da Alcateia. É importante que neste momento o Escotista discuta com os Lobinhos qual tipo de Boa Ação a Alcateia gostaria de realizar, de acordo com o local a ser visitado.

JOGO 1 (FÍSICO) - CONHECENDO A BAGHEERA
Para conhecer os valores e características que estão associados com Bagheera, ela deverá contar alguma das caçadas de Mowgli e as coisas que ele devia saber para sobreviver na selva.
Este relato serve para destacar a importância destes aspectos para o povo da Selva e para a vida de Mowgli e ainda a vida diária de cada um dos Lobinhos, associando a técnica de espreitar (observar com atenção) com a paciência, a observação e o controle sobre os sentidos.
O ambiente deve ser de preferência um bosque, para que pareça com a selva onde vivia Mowgli. Nesta “selva” se buscará um ponto que seja visível de vários lugares, que será o centro do lugar do jogo, onde ficaram dois Escotistas, que serão as presas, estarão parados com roupas estranhas, pintados, fazendo gestos ou com qualquer coisa que seja fácil de ser recordado pelos Lobinhos. Em todos os pontos ao redor das presas haverá “objetos raros” ou incomuns pendurados em árvores (panelas, livros, etc.). Também participa mais um Escotista, que representará shere-Khan.
Os Lobinhos serão eles próprios, os lobos, que estão caçando suas presas, que estão pela selva. Sua missão será encontrá-las para observar como estão vestidas, que fazem, etc. Igualmente aos lobos verdadeiros devem ter cuidado para que suas presas não os vejam, pois senão fugiriam. Os Lobinhos não podem ser vistos pelas presas, senão ficam eliminados do jogo e devem voltar para o ponto de partida. Também como bons caçadores, devem observar qualquer objeto raro que encontrem em seu caminho e o principal: devem cuidar-se porque Shere-Khan está rondando pela selva, se forem vistos por ele morrerão, e desta forma devem voltar ao ponto de partida.
Ao final de um determinado tempo, reúnem-se todos os Lobinhos e pede que estes façam um relatório do que observaram durante a caçada.

Jogo 2: Jogos com água
Aproveitar a tema e fazer algumas brincadeiras com balões e água.
Guerra de balão de água: divide-se a alcateia em dois times, cada um com uma boa porção de balões cheios de água, delimita-se a área de jogo e inicia a “guerra”. Vence a equipe que estiver mais seca ao final do tempo do jogo.
Vôlei de toalha: cada 2 ou 4 lobinhos tem uma toalha e formam um time segurando as pontas da mesma. Uma corda é esticada como se fosse a rede. A bola é um balão cheio de água que deve ser jogado e recebido com a toalha, ele deve passar por cima da rede.
São brincadeiras com água que os lobinhos gostam muito.
Tempo: 30 minutos
Material: toalhas, balões, corda

JOGO 3 (JOGO DE CÍRCULO): OS ANIMAIS DO JÂNGAL
Em círculo, os Lobinhos sentados, recebem do Escotista, em segredo, o nome de um animal do Jângal. Depois, um de cada vez, deverão levantar e imitar com mímica o seu animal. Os demais Lobinhos deverão tentar adivinhar qual é o animal. Ao final, o Escotista deve fazer algumas perguntas sobre a história Irmãos de Mowgli, corrigindo e acrescentando se for necessário.

Jogo 4: Esconda um lobinho
Parecido com "brincar de se esconder", porém não é individual. Uma matilha procura um lugar para esconder um de seus lobinhos.
Depois de escondido uma outra matilha tem que achá-lo, mas a matilha que escondeu tentará distraí-los ou levá-los para outro lugar. A atividade poderá ter tempo determinado, para todos brincarem. Pode-se definir se o lobinho escondido poderá ou não sair do esconderijo.
Fundo de cena: se Shere khan aparecer enquanto os lobinhos estão brincando, e um deles não puder escapar, ele terá que se esconder, pois ele conhece o local. Os outros terão que distrair Shere khan e atraí-lo para outro local. Lembrar aos lobinhos que muitos animais fazem isso para esconder seus filhotes.
Tempo: 15 min.

Jogo 4: Jenga
 Jenga é um jogo de habilidade física e mental. Em Jenga, os jogadores se revezam para remover blocos de uma torre, equilibrando-os em cima, criando uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida que o jogo progride. A palavra "jenga" é a forma imperativa de "kujenga", o verbo suaíli para "construir".
Regras: Jenga é jogado com 54 blocos de madeira. O comprimento de cada bloco é três vezes maior que a largura, e cada bloco é levemente menor em altura que em largura. Os blocos são empilhados em uma torre, cujos andares são compostos de três blocos adjacentes pelos seus lados mais longos; cada um dos dezoito andares é perpendicular ao anterior. Como empilhar os blocos pode ser entediante, uma bandeja para auxiliar na tarefa comumente está incluída no produto.
Uma torre de Jenga, caindo
Uma vez que a torre tenha sido construída, o construtor deve iniciar o jogo. Uma jogada consiste em retirar um e apenas um bloco de qualquer andar que não esteja logo abaixo do andar incompleto mais alto. O bloco retirado deve ser posto no topo da torre, de modo que os blocos formem novos andares.2
Ambas as mãos podem ser usadas para retirar o bloco, mas apenas uma mão poderá estar em contato com a torre a cada momento. Blocos podem ser tocados, para se encontrar um bloco solto que poderá ser retirado sem derrubar a torre. Qualquer bloco que, ao ser movido, ameace derrubar a torre, deve ser deixado no lugar para onde foi retirado, caso o jogador desista de usá-lo; o bloco só pode ser devolvido com a mesma mão que o ia retirar.
O turno termina quando o próximo jogador toca a torre, embora ele possa esperar dez segundos entre o turno anterior e o próximo, caso acreditem que a torre esteja prestes a cair. O próximo jogador é o jogador da esquerda.
O jogo termina quando uma peça cai da torre, com exceção da peça que se está sendo removida. O perdedor é a pessoa que derrubou a torre (ou seja, cujo turno foi aquele em que a torre caiu); caso haja vários jogadores, o vencedor é aquele que fizer a última retirada que não derrubar a torre em uma partida.2
Naturalmente, é possível jogar Jenga sozinho, especialmente para fins de treinamento.
Tempo: 15 min.



CANÇÃO – BAGHEERA
(melodia da música “O Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
CANÇÃO - BAGHEERA
(melodia da música “O Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
Ela é Bagheera, ela é pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou Mowgli a caçar
Seus olhos verdes enxergam no escuro
E ela é negra como a noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do Conselho
com voz macia deu um salto e foi falar
Direito pra dizer algo não tenho
Mas dou um touro pro garoto aqui ficar

Ela é Bagheera, ela é pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou Mowgli a caçar
Seus olhos verdes enxergam no escuro
E ela é negra como a noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do Conselho
com voz macia deu um salto e foi falar
Direito pra dizer algo não tenho
Mas dou um touro pro garoto aqui ficar
CANÇÃO – BAGHEERA
(melodia da música “O Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
CANÇÃO - BAGHEERA
(melodia da música “O Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
Ela é Bagheera, ela é pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou Mowgli a caçar
Seus olhos verdes enxergam no escuro
E ela é negra como a noite sem luar

Foi ela quem, na Roca do Conselho
com voz macia deu um salto e foi falar
Direito pra dizer algo não tenho
Mas dou um touro pro garoto aqui ficar

Ela é Bagheera, ela é pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou Mowgli a caçar
Seus olhos verdes enxergam no escuro
E ela é negra como a noite sem luar

Foi ela quem, na Roca do Conselho
com voz macia deu um salto e foi falar
Direito pra dizer algo não tenho
Mas dou um touro pro garoto aqui ficar

JOGO 4 - LÁ VEM O LOBO
Dispõem-se as crianças em círculo. No centro fica um Lobinho segurando uma das pontas de um cordel de cerca de 2 metros de comprimento em cuja extremidade amarra-se um saquinho cheio de algum material macio e mais pesado.
Dado o sinal de inicio, o Lobinho do centro fará girar o cordel próximo ao chão, junto aos pés dos jogadores que deverão saltar no mesmo lugar cada vez que o cordel passar por ele, procurando evitar ser tocado. Aquele que não for tocado substituirá o Lobinho do centro.

ENCERRAMENTO DA REUNIÃO

Inspeção, Arriamento da Bandeira Nacional, Grande Uivo, Avisos e Caça Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário