quinta-feira, 13 de março de 2014

A Alcateia é o ramo para as crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os gêneros.

A Alcateia é o ramo para as crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os gêneros.
O Programa Educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe, desenvolvimento da liderança e auxilia no processo de socialização da criança, preparando-a para seguir em sua formação. Na Alcateia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcateia é inspirado no "Livro da Jângal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". O “Livro da Jângal” é uma fábula, uma composição literária que, por meio da ficção e da personificação dos animais, apresenta uma história rica em valores e modelos a imitar ou a rejeitar. De forma simbólica, a fábula nos mostra o contraste entre dois povos com estilos de vida e formas de atuação diferentes, simbolizando as atitudes que escolhemos tomar na vida.
A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de Primo(a), auxiliado pelo(a) Segundo(a), escolhidos(as) pelos(as) lobinhos(as) de sua matilha.
Antes de completar 11 anos de idade, o(a) Lobinho(a) é encaminhado(a) para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário