3. O risco de substâncias perigosas para a
população e para o ambiente deve ser minimizado
|
Ter consciência das substâncias perigosas que
afetam o ambiente local.
Explicar formas de reduzir os riscos das
substâncias perigosas para as pessoas, animais e plantas.
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As atividades exteriores são um divertimento, permitem a exploração
casual, encorajam a investigação e criam consciência.
Experiências baseadas em atividades que promovam o conhecimento
ambiental.
Pode ser prático, físico ou de realização baseado em atividades
exteriores.
Experiências baseadas em atividades que encorajem o pensamento crítico
sobre o ambiente e que promovam a consciência ambiental compartilhada e a
compreensão aprofundada da responsabilidade individual para com o ambiente.
Quando possível, as atividades devem encorajar a engajamento aos cinco
objetivos e a ligação entre deles.
Ramo Lobinho
Texto POR
Atividades (explorar e refletir)
O lobinho(a) deverá participar satisfatoriamente, sozinho(a), em matilha ou com a Alcateia das atividades propostas no Guia da IMMA ou outras com objetivo semelhante, realizadas com o objetivo de levar o(a) lobinho(a) a “Explorar e Refletir” em cada um dos 5 objetivos seguintes:
1. Ar e água;
Os objetivos abaixo podem ser atingidos realizando a atividade proposta no Guia da IMMA “Folhas coladas”.
a) Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiental local;
b) Compreender de que formas a água e o ar são limpos
2. Habitats e espécies;
Os objetivos abaixo podem ser atingidos realizando a atividade proposta no Guia da IMMA “Sentindo a Natureza”.
a) Explorar uma área natural local;
b) Descobrir algumas espécies naturais de animais e plantas e as suas necessidades de habitat;
c) Demonstrar conhecimento sobre os contrastes de habitats.
3. Substâncias perigosas;
Os objetivos abaixo podem ser atingidos realizando a atividade proposta no Guia da IMMA “Pegue o gás carbônico”.
a) Ter consciência das substâncias perigosas que afetam o ambiente local;
b) Explicar formas de reduzir os riscos das substâncias perigosas para as pessoas animais e plantas.
4. Melhores práticas ambientais;
Os objetivos abaixo podem ser atingidos realizando a atividade proposta no Guia da IMMA “O que eu fiz hoje?”.
a) Mostrar consciência de como as ações individuais afetam o meio ambiente e mostrar formas alternativas de provocar menos impacto.
5. Riscos ambientais e desastres naturais.
Os objetivos abaixo podem ser atingidos realizando a atividade proposta no Guia da IMMA “Qual catástrofe eu sou?".
a) Ser capaz de identificar diferentes tipos de desastres ambientais e catástrofes naturais;
b) Demonstrar como estar preparado e como reagir em desastres ambientais e catástrofes naturais na sua cidade.
Projeto (fazer algo)
O lobinho(a) deve participar sozinho, em matilha ou com a Alcateia de um projeto ambiental local no qual ponha em prática conhecimentos adquiridos em relação a um ou mais objetivos explorados nas atividades (explorar e refletir) e:
1. Participar de um projeto ambiental local;
2. Compreender os benefícios do projeto para o ambiente local;
3. Ter consciência das ligações locais e globais do projeto.
Classificação
de substâncias perigosas
Explosivas
Substâncias muito sensíveis ao fogo, ao calor e à fricção (choques, atritos).
Exemplos: Gás natural (metano), gás de botijão (propano, butano), partículas de pó de sementes.
Substâncias muito sensíveis ao fogo, ao calor e à fricção (choques, atritos).
Exemplos: Gás natural (metano), gás de botijão (propano, butano), partículas de pó de sementes.
Inflamáveis
Substâncias que em temperatura ambiente, podem entrar em combustão espontaneamente em contato com o ar.
Em geral emitem gases e vapores.
Exemplos: Hexano (solvente de extração), naftas,
solventes de uso geral.
Combustíveis
Substâncias que originam, durante sua combustão, uma grande liberação de calor. Reagem com grande facilidade com as substâncias inflamáveis.
Combustíveis
Substâncias que originam, durante sua combustão, uma grande liberação de calor. Reagem com grande facilidade com as substâncias inflamáveis.
Exemplos: Papel, madeira, panos, tapetes.
Corrosivas
Substâncias que em contato com os materiais de tubulações, equipamentos e com o tecido vivo (pele, mucosas) exercem uma ação destrutiva.
Exemplos: Soda cáustica, ácido fosfórico, ácido
sulfúrico, ácido clorídrico.
Oxidantes
Substâncias que em contato com compostos orgânicos ou qualquer substância oxidável, podem provocar incêndio ou explosão.
Exemplos: Peróxido de hidrogênio (água oxigenada), ácido nítrico.
Irritantes
Substâncias não corrosivas que, por contato imediato, prolongado ou repetido com a pele ou com as mucosas, podem provocar uma reação inflamatória.
Oxidantes
Substâncias que em contato com compostos orgânicos ou qualquer substância oxidável, podem provocar incêndio ou explosão.
Exemplos: Peróxido de hidrogênio (água oxigenada), ácido nítrico.
Irritantes
Substâncias não corrosivas que, por contato imediato, prolongado ou repetido com a pele ou com as mucosas, podem provocar uma reação inflamatória.
Exemplos: Terras filtrantes, solventes de uso
geral, tintas, pó, resinas epóxi.
Nocivas
Substâncias que por inalação, ingestão ou penetração através da pele, podem produzir doenças.
Exemplos: Álcool etílico.
Tóxicas
Substância que tem a capacidade de produzir efeitos prejudiciais ou letais através da sua interação com a química do corpo.
Perigosas para o meio ambiente
São aquelas substâncias químicas que podem produzir
dano imediato, mediato ou retardado ao meio ambiente (que compreende comunidade
e biodiversidade das espécies animais e vegetais).
Classificação de substâncias
perigosas - Identificação
A
identificação deve ser tanto por seus nomes como pelos perigos que representam,
através do uso de etiquetas, folha de dados químicos, etiquetas de advertência
de perigos e/ou sinais.
Classificação de substâncias
perigosas - Incompatibilidade química de acordo com a classificação
- Materiais oxidantes e substâncias inflamáveis
- Produtos peroxidáveis e materiais combustíveis
- Substâncias inflamáveis e materiais combustíveis
- Tóxicos e ácidos concentrados
- Tóxicos e álcalis concentrados
- Cilindros de gases comprimidos e liquefeitos e
substâncias inflamáveis
Substâncias perigosas
As
substâncias perigosas, ou seja, quaisquer líquidos, gases ou sólidos que ponham
em risco a saúde ou a segurança dos trabalhadores, estão presentes em quase
todos os locais de trabalho. Por toda a Europa, milhões de trabalhadores entram
em contacto com agentes químicos e biológicos suscetíveis de afetarem a sua
saúde.
De facto,
15 % dos trabalhadores da UE têm de lidar com substâncias perigosas na sua
atividade profissional e outros 15 % inalam fumo, emanações de gases e
vapores, pó ou poeiras no local de trabalho.
Certas
substâncias altamente perigosas, tais como o amianto, que causa cancro do
pulmão e outras doenças respiratórias mortais, são agora objeto de proibição ou
de controlo apertado. No entanto, outras substâncias nocivas são ainda
amplamente utilizadas, existindo legislação em vigor para garantir a gestão
adequada dos riscos que lhes estão associados.
Os riscos para a saúde
O
trabalho com substâncias perigosas pode causar vários problemas de saúde, desde
irritações oculares e cutâneas a efeitos graves como as deficiências congénitas
e o cancro. Os efeitos podem manifestar-se de forma aguda ou a longo prazo,
havendo substâncias com um potencial efeito cumulativo. Entre os perigos mais
comuns estão:
- Intoxicação
- Alergias
- Doenças cutâneas
- Doenças respiratórias
- Cancros
- Problemas reprodutivos e deficiências congénitas
Agentes biológicos
As bactérias, vírus, fungos e parasitas estão
presentes em muitas atividades. Como normalmente são invisíveis, os riscos que
colocam podem não ser considerados.
Os
trabalhadores de certos setores enfrentam um perigo mais elevado de exposição a
agentes biológicos nocivos:
- Cuidados de saúde
- Agricultura
- Serviços veterinários
- Limpeza e manutenção
- Gestão de resíduos e esgotos
- Jardinagem
- Trabalho laboratorial
Conselhos aos empregadores
A
primeira medida de proteção dos trabalhadores contra as substâncias perigosas
deve consistir numa avaliação dos riscos. De seguida, devem ser tomadas medidas
para eliminar ou reduzir os riscos tanto quanto possível. Por fim, a situação
deve ser objeto de um acompanhamento regular e deve analisar-se a eficácia das
medidas.
Os
Estados-Membros desenvolveram vários modelos para ajudar as pequenas e médias
empresas a realizar uma avaliação de riscos. Leia mais na página OSHwiki sobre
a gestão dos riscos das substâncias
perigosas .
Por outro
lado, os empregadores devem ter em consideração os grupos vulneráveis, tais
como os trabalhadores jovens e as trabalhadoras grávidas ou lactantes, para os
quais a lei estipula uma proteção especial.
A
legislação europeia estabelece uma hierarquia de medidas
que os empregadores têm de tomar para controlar os riscos das substâncias
perigosas para os trabalhadores. A eliminação e a substituição surgem no topo
da hierarquia das medidas de controlo.
- Sempre que possível, elimine a utilização de substâncias perigosas alterando o processo ou produto em que a substância é utilizada.
- Caso a eliminação não seja possível, substitua a substância perigosa por uma não perigosa ou menos perigosa.
- Nos casos em que os riscos para os trabalhadores não sejam prevenidos, tome medidas de controlo coletivas para eliminá-los ou reduzi-los. Caso não seja possível controlar adequadamente a exposição por outros meios, a lei estabelece, como último recurso, a utilização de equipamento de proteção individual (EPI).
- Para diversas substâncias perigosas, existem limites de exposição (limites de exposição profissional, LEP) que é necessário respeitar.
- Gestão dos riscos das substâncias perigosas
- PPT Substâncias químicas perigosas e avaliação de riscos (em 22 línguas)
- Ler a ficha técnica da EU-OSHA sobre a eliminação e substituição de substâncias perigosas.
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