

Publicação da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Paraná

Tipo: Ramo: Lobinho Área : Afetivo, Caráter e Intelectual
Número: 008/07

Local:
na Sede ou ao Ar Livre Duração: 20 minutos
Participantes: toda a Alcatéia e
Escotistas
Descrição
da Atividade: cada
lobinho (a) leva para esta atividade, um objeto previamente escolhido por
ele, por seu significado especial. Questione o porquê daquele objeto e o que
representa sentimentalmente para a criança. Então o escotista deve pedir a
este lobinho (a) que empreste sua voz ao objeto escolhido. O objeto fala em
1ª pessoa sobre seu dono, suas qualidades e seus defeitos, do que gosta e do
que não gosta.
Fundo
de Cena: podemos
ressaltar a importância de nos conhecermos e de permitir que os outros nos
conheçam e reconheçam em nós qualidades e defeitos que fazem de nós seres
únicos e com características que podem nos igualar e, ao mesmo tempo, nos
diferenciar uns dos outros. A confiança a fidelidade e aceitação do outro,
são grandes qualidades de amigos que vão perdurar para sempre em nossas
vidas. Faça com que aceitem o desafio de falar de si mesmos, de suas
qualidades e defeitos, erros e acertos. A atividade fica mais divertida se o
escotista fizer em forma de entrevista ou da forma que a criatividade
permitir.
Materiais
Necessários: um objeto escolhido pelo
participante – preferencialmente com antecedência para que a justificativa da
escolha esteja aliada à escolha bem fundamentada.
O escotista
tem, neste jogo, a possibilidade de conhecer mais a funda cada criança,
permitindo-lhe demonstrar de maneira indireta suas frustrações, desejos,
medos e anseios.
Objetivos
Gerais da Atividade: trabalhamos o lúdico, damos vasão à criatividade da criança – tanto
para a escolha ou criação de um objeto, quanto para falar sobre si mesmo de
forma amigável e descompromissada, pois afinal é o objeto quem está falando
dele e não ele mesmo.
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Objetivos
Educativos que Podem ser Atingidos:
Intelectual: externar o que pensa e o que
sente por intermédio dos distintos meios de expressão, criando nos ambientes
em que atua oportunidades que facilitem o encontro, o crescimento e o mútuo
aperfeiçoamento das pessoas;
Caráter: conhecer suas possibilidades e
limitações, aceitando-se com capacidade autocrítica e mantendo, por sua vez,
uma boa imagem de si mesmo;
Afetivo: alcançar e manter um estado
interior de liberdade, equilíbrio e maturidade emocional.
Dicas: você pode pedir para que cada um
crie o seu personagem, desenvolvendo antes uma atividade como a do fantoche
de jornal. Em seguida eles podem receber um nome ou apelido. Fica a critério
da criatividade de cada um.
Como Avaliar Esta Atividade: observe a
clareza das palavras, como se porta ao falar, se realmente estão falando o
que sentem, se falam de amigos, famílias, etc. Procure saber se distinguem o
certo do errado, se a auto-estima está baixa e outros itens que o escotista
priorizar.
A necessidade de avaliação de outras
áreas também pode ser pautada no decorrer da atividade.
Experiência da minha Seção sobre esta
Atividade: ficamos felizes com este momento na
seção, pois pudemos verificar sentimentos e emoções de todos os lobinhos e
lobinhas. As anotações em relação à avaliação da progressão pessoal de cada
um puderam ser melhoradas. A cada depoimento tivemos uma surpresa boa. Os
mais tímidos se saíram bem ao se descrever, pareceram mais à vontade.
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Agradeceríamos que, após anotar no
quadro acima suas experiências com esta atividade, você enviasse uma cópia dos
seus comentários à Diretoria de Jovens e Materiais Educativos da UEB - Região
do Paraná, à rua Ermelino de Leão, 492,80410-230–CURITIBA-PR, Fax xx 41–
33231031, e-mail: técnico@ueb-pr.org.br
Este documento foi elaborado com o objetivo de auxiliar
Escotistas e Dirigentes do Movimento Escoteiro na aplicação de atividades junto
as suas seções.
Esta Ficha Boa Idéia foi preparada por: Giuliana Vieira Lino
– adaptado do livro: 100 jogos para grupos – Ronaldo Y. K. Yozo
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