quinta-feira, 17 de março de 2016

PÁSCOA E ACAMPUNI





 
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL                                          
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
          PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO NORMAL

Ramo Lobinho
Data: 19/03/2016
Ciclo: 01/2016
Reunião: Normal
Tema da Reunião (se houver): PÁSCOA E ACAMPUNI
Objetivos da Reunião: refletir sobre o significado da Páscoa e saber montar barraca
Conteúdo técnico : canções, brincadeiras escoteiras
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  ( X)       A  (   )       C  ( X)     E  (    )        I  (X )        S  (  )
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Responsável
Material
0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
Akelá

Akelá

0:05
Quebra Gelo/jogo 1 : Toca do coelho

Kaa, Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo
NENHUM
0:10
Momento do chefe:
 o sentido da Páscoa e como cada Lobinho comemora com sua família?
Kaa
Akelá
NENHUM
0:10
Jogo 2: Coelinho sai da Toca e pega sua cenoura
Kaa, Raksha e Áurea
  Baloo, Bagheera, Adrialdo
Giz, bolinhas (em quantidade de lobinhos)
    0:05
Jogo 3: Dinâmica dos calçados 
Kaa, Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo
Calçados dos lobos
0:10
Jogo 4: Estória Coletiva
Kaa, Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo
NENHUM
0:05
Hidratação/ banheiro
Kaa
Bagheera

0:10
Momento do chefe 2:
Preparando-se para o acampamento ACAMPUNI
Kaa, Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo
mochila e lista do que levar
0:10
Montando a mochila
Raksha
Baloo
Mochila e trecos
0:10
Jogo 5: Transportando o ferido
Áurea
Adrialdo

0:05
Jogo 6: A bola flutuante 
Kaa
Bagheera
4 bolinhas
0:10
Atividade: bandeira Nacional
Raksha
Baloo
Pedaço de cartolina e canetinhas
0:10
Chamada e conversa cada chefe com sua matilha
Kaa, Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo

0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
Akelá

Akelá


Aviso 1: inscrição ACAMPUNI
Aviso 2: não haverá atividade dia 26, na véspera da Páscoa.



UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL                        
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA

    REUNIÃO NORMAL 19 MARÇO 2016
PROGRAMAÇÃO
QUEBRA-GELO/ JOGO 01: Toca do Coelho                                                   
Coloque os lobinhos de pé, em duplas, um de frente para o outro e segurando as mãos do companheiro de forma a fazer um arco. Os pares devem estar espalhados aleatoriamente pela área do jogo, são as tocas.
Selecione dois jovens para serem o "coelho" e o "caçador". O caçador deve pegar o coelho, que tenta escapar, mas sem sair do área do jogo.
O coelho pode entrar numa "toca", entrando dentro de um arco e ficando de costas para um dos jovens do arco, que deve se soltar, passando a ser o coelho. Se o caçador pegar o coelho, eles trocam de papel.

Momento do Chefe: A PÁSCOA   
            Perguntar aos lobos qual o sentido da Páscoa.
Deixar que um complemente a informação do outro e após, chefe complementa.
Perguntar como cada lobo comemora tal data com sua família, qual a tradição familiar para tal feriado?
Lembrar da importância em fazer o bem ao próximo em toda e qualquer situação.

JOGO 2: “O Coelinho sai da Toca  e pega sua cenoura                          
Fazer círculos no asfalto com Giz (toca do coelho), com 01 unidade a menos que o número de lobinhos. Cada círculo deve estar à uns 3 metros um do outro. Numa área paralela à das tocas, deixar espalhado as cenouras dos coelhos (bolinhas – quantidade correspondente ao número de participantes).
O chefe grita: “coelinho, sai da toca!” e todos devem sair da toca, pegar uma cenoura e voltar para outra toca.
Quem ficar de fora, não encontrar uma toca vaga, sai da brincadeira.
A cada saída, o chefe faz uma marcação em “X “ na toca a ser excluída, na qual não poderão mais utilizá-la como refúgio.

JOGO 3: Dinâmica dos calçados                                      
Esse é um jogo bem descontraído. Numa área aberta, peça para todos tirarem seus calçados e os deixarem numa pilha.
Para dificultar, misture bem os calçados na pilha. Todos os participantes se afastam a uma distância duns 15 metros. Ao sinal, eles devem correr até a pilha, encontrar seus calçados e calçá-los.
Vence a matilha que se apresentar primeiros com todos os calçados devidamente colocados e arrumados.
Uma pitada extra de diversão será se for permitido que eles atirem ao lado qualquer calçado que não lhes pertença.



JOGO 4: Estória coletiva               
Esta atividade tem melhores efeitos com os lobinhos, que estão em grande desenvolvimento intelectual.
Forma-se uma roda, todos sentados. Antes de começar, o chefe dirá uma frase guia, que será o inicio da estória. O objetivo é contar uma estória com a colaboração de todos os participantes.
O primeiro, que será o chefe, começa a estória e passa a vez para aquele que está ao seu lado, que deve fazer o mesmo, até dar a volta completa por todos os participantes.
O resultado, que dependerá da criatividade dos participantes, será uma estória que certamente divertirá à todos.
Se necessário, para despertar a imaginação dos participantes, o chefe pode dizer uma palavra antes de cada participante, e este deverá englobar tal palavra no contexto da estória. Cuidar para que seja uma atividade dinâmica, os lobos devem ser rápidos na complementação da estória.

Momento do Chefe 2: O ACAMPUNI     
            Explicar ao lobos o que é ACAMPUNI, e que esta atividade está próxima, será dias 8,9 e 10 de abril. Incentivá-los a participarem do evento!
            Como trata-se de um ACAMPAMENTO, ensiná-los:
- como arrumar a mochila;
- listagem do que devem levar (roupas/ alimentos não levar!). Avisar que mandaremos uma lista por whatsapp para os pais.

JOGO5:
Transportando o ferido
Nesta atividade ressaltar que o lobinho precisa saber socorrer um companheiro ferido, dizer que sempre é necessária a prevenção.
Formam-se trios.
O jogo tem por objetivo ensinar o transporte de feridos, ensina-se duas maneiras de fazer o transporte.
Quando dado o sinal, o trio deve selecionar um deles para fazer o papel do ferido, que será transportado pelos outros dois, e quando passassem da marca de chegada, deverão mudar o jeito de transporte e também o ferido, e voltar para o inicio.  
Abaixo segue o desenho das maneiras de transporte a serem ensinadas neste jogo.
Deve-se tomar cuidado com este jogo, o fato de terem de carregar o outro deve gerar risos e não competição.
Zele para que não interpretem a marca de chegada como uma competição, não há tempo, apenas devem usar este jogo para juntos aprenderem a fazer um socorro.
Os que fizerem os dois movimentos abaixo devem repeti-lo com posições inversas em seu trio (trocando os papéis de cada integrante), quando ver que todos trios conseguiram fazer os dois movimentos, encerre o jogo para que não se torne chato.









https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiswWwkUGsO2KS9wqz7UBxUJg87qvPnSvvhn98ZEbQJ8GKWs4EDQiJ0ERv3kZ_qab1pd1WTST2CK9jJkTZyS-g1cY7cJ2VWFnkzQeNGfGRGt7iKTk25qv8zISTCJngvAQtVSl6tKog4bLrt/s1600/quebra+gelo+-+transportando+o+ferido.jpg
Caso sobre tempo, conversar a respeito de situações de primeiros socorros, o que devem fazer.

.
JOGO 6: Jogo a bola flutuante - As matilhas são dispostas em fileiras. O primo da matilha deverá levar a bola para o segundo que estiver na outra ponta e ficar atrás dele na fila.
Este que recebeu a bola (o segundo), deverá passar a bola para o lobinho da frente, até a bola chegar, passando de mão em mão, ao que estiver na outra ponta (início da fila). Este que recebeu a bola no início, vai ao final da fila, passa a bola para o lobinho da frente até a mesma chegar ao início novamente, e assim sucessivamente.
Vence a matilha que conseguir completar todo o percurso primeiro, de forma que o primo volte ao seu primeiro lugar na fila.
Observação: Para os lobinhos maiores, os lobinhos deverão fazer o percurso pulando em uma perna só e a bola deverá ser passada entre cada lobinho, através do pescoço, sem o uso da mão.

ATIVIDADE:   Bandeira Nacional – Cada lobinho receberá um pedaço de cartolina ou papel sulfite e deve desenhar a bandeira Nacional Brasileira. Tal atividade visa despertar maior conhecimento, respeito e patriotismo nas crianças.

Antes, explanar: O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro. Foi essa a data, em 1889, que aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil.

 

Leis e regras sobre a utilização da bandeira nacional Brasileira:

Em todos os órgãos públicos, a bandeira deverá ser hasteada todos os dias de manhã e recolhida ao final da tarde;
A bandeira não deverá ficar hasteada durante a noite, a não ser que esteja bem iluminada;

A bandeira brasileira não deve ser desrespeitada, conforme garante o artigo 31 da lei nº 5.700, de 1º de Setembro de 1971:
"São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:
I - Apresentá-la em mau estado de conservação.
II - Mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições.
III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda
".

Nenhum comentário:

Postar um comentário