quarta-feira, 3 de junho de 2015

FICHA DE PROGRAMAÇÃO SEMANAL Data: 06 de junho de 2.015

FICHA DE PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Data: 06 de junho de 2.015         Local: Campus Universitário de Cuiabá – UFMT
Tema: Valorizar o meio ambiente em que vivemos
Objetivo da Reunião da Sessão: perceber e valorizar o contato com a natureza, levando em conta a espiritualidade de cada um.

Programação Detalhada:

14:40 – Deslocamento
15:00 - IBOA
15:10 – Quebra-gelo: Corrida da sorte (15 min /F//AK)
15:25 – Palestra: 24º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica #Movidos Pelo Escotismo, Apaixonados Pela Natureza! – Conhecendo o IMMA – Insignia Mundial do Meio Ambiental e suas etapas de conhecimento: 1. Garantir ar e água limpos para todas as espécies; 2. Preservar habitats naturais e biodiversidade; 3. Diminuir a emissão de substâncias perigosas no meio ambiente; 4. Adotar as melhores práticas ambientais; 5. Prevenir riscos ambientais e desastres naturais. – Chefe Lee
15:40 – Atividade: plantio de uma muda de árvore pela Alcateia Seeonee (5min/Lu)
15:45 – Atividade: Resgate da bandeira (20 min //FS/AKR)
16:00 – Atividade: Preparar o bolo de chocolate (30 min //IS/ARK)
16:55 – Caçadas: Cartilha da Boa Ação (boa ação ecológica) (5 min///K)
17:00 – IBOA
Avisos: Toten: João Lucas.  Matilha de serviço: Cinza
Legenda: Hora/Atividade/Duração/AD/Resp (R- Raksha, A- Akelá, K- Kaa,)
AD (Área Desenvolvimento): (F)isico/ (I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/ (C)aráter






Descrição das Atividades
Corrida da sorte
Esse é um jogo do tipo corrida de revezamento bem bacana por que deixa a criançada bem ansiosa pelo resultado para poderem voltar e continuar a corrida. Funciona assim: um jovem de cada patrulha ou matilha corre até o escotista, ou algum outro adulto, que estará bem em frente à sua patrulha, a uma certa distância. O escotista, então, começa a jogar uma moeda para o alto enquanto o jovem tenta acertar o resultado (cara ou coroa). Assim que acertar ele volta até a patrulha e bate na mão de um companheiro para que ele tente também acertar o resultado da moeda. O jogo termina depois que toda a patrulha tiver corrido.
Uma variação para este jogo pode ser a seguinte: cada participante tem apenas uma chance de acertar o resultado da moeda. Acertando ou não, ele deve voltar e dar a chance ao próximo da patrulha. Assim, o jogotermina quando a patrulha acertar uma certa quantidade de vezes que pode ser, por exemplo, o número de elementos da patrulha.

Resgate da bandeira
Material: bandeiras ou fitas (TnT)
Divide-se a alcateia em dois times (pode-se colocar os lenços na testa para diferenciar), azul e vermelho e divide-se uma determinada área em duas (uma quadra de esportes por exemplo). Atrás do time azul ficarão as bandeiras vermelhas e atrás do time vermelho ficarão as bandeiras azuis em uma área demarcada com giz. O objetivo consiste em cada time resgatar suas baldeiras, impedindo que o outro resgate. Se algum componente for pego fora de sua área ficará congelado e só poderá ser descongelado por outro do seu time.

Data: 06 de junho de 2.015         Local: Campus Universitário de Cuiabá – UFMT
Tema: Valorizar o meio ambiente em que vivemos
Objetivo da Reunião da Sessão: perceber e valorizar o contato com a natureza, levando em conta a espiritualidade de cada um.

Programação Detalhada:

14:40 – Deslocamento
15:00 - IBOA
15:10 – Quebra-gelo: Corrida da sorte (15 min /F//AK)
15:25 – Palestra: 24º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica #Movidos Pelo Escotismo, Apaixonados Pela Natureza! – Conhecendo o IMMA – Insignia Mundial do Meio Ambiental e suas etapas de conhecimento: 1. Garantir ar e água limpos para todas as espécies; 2. Preservar habitats naturais e biodiversidade; 3. Diminuir a emissão de substâncias perigosas no meio ambiente; 4. Adotar as melhores práticas ambientais; 5. Prevenir riscos ambientais e desastres naturais. – Chefe Lee
15:40 – Atividade: plantio de uma muda de árvore pela Alcateia Seeonee (5min/Lu)
15:45 – Atividade: Resgate da bandeira (20 min //FS/AKR)
16:00 – Atividade: Preparar o bolo de chocolate (30 min //IS/ARK)
16:55 – Caçadas: Cartilha da Boa Ação (boa ação ecológica) (5 min///K)
17:00 – IBOA
Avisos: Toten: João Lucas.  Matilha de serviço: Cinza
Legenda: Hora/Atividade/Duração/AD/Resp (R- Raksha, A- Akelá, K- Kaa,)
AD (Área Desenvolvimento): (F)isico/ (I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/ (C)aráter






Descrição das Atividades
Corrida da sorte
Esse é um jogo do tipo corrida de revezamento bem bacana por que deixa a criançada bem ansiosa pelo resultado para poderem voltar e continuar a corrida. Funciona assim: um jovem de cada patrulha ou matilha corre até o escotista, ou algum outro adulto, que estará bem em frente à sua patrulha, a uma certa distância. O escotista, então, começa a jogar uma moeda para o alto enquanto o jovem tenta acertar o resultado (cara ou coroa). Assim que acertar ele volta até a patrulha e bate na mão de um companheiro para que ele tente também acertar o resultado da moeda. O jogo termina depois que toda a patrulha tiver corrido.
Uma variação para este jogo pode ser a seguinte: cada participante tem apenas uma chance de acertar o resultado da moeda. Acertando ou não, ele deve voltar e dar a chance ao próximo da patrulha. Assim, o jogotermina quando a patrulha acertar uma certa quantidade de vezes que pode ser, por exemplo, o número de elementos da patrulha.

Resgate da bandeira
Material: bandeiras ou fitas (TnT)

Divide-se a alcateia em dois times (pode-se colocar os lenços na testa para diferenciar), azul e vermelho e divide-se uma determinada área em duas (uma quadra de esportes por exemplo). Atrás do time azul ficarão as bandeiras vermelhas e atrás do time vermelho ficarão as bandeiras azuis em uma área demarcada com giz. O objetivo consiste em cada time resgatar suas baldeiras, impedindo que o outro resgate. Se algum componente for pego fora de sua área ficará congelado e só poderá ser descongelado por outro do seu time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário