sábado, 14 de março de 2015

Cerimônias da Alcateia

Cerimônias da Alcateia

Durante as atividades da Alcateia haverão diversas cerimômias para destacar aspectos importantes da vida dos lobinhos. Estas cerimônias devem ser simples, claras e objetivas, visando a participação dos lobinhos. Todas as cerimônias realizadas pela Alcateia devem ser primeiramente entendidas pelos lobinhos, e depois, encaradas com muita seriedade e atenção. As principais cerimônias realizadas pela Alcateia são as seguintes: cerimônia da bandeira, o grande uivo, cerimônia de integração e promessa, de entrega de distintivos e de passagem para o ramo escoteiro.

- Cerimônia da bandeira: são realizadas sempre no início e no encerramento de qualquer atividade escoteira. No inicio da atividade se faz o hasteamento e no final se faz o arriamento da bandeira. Converse com o seu Akelá para conhecer os procedimentos da cerimônia da bandeira.

- O grande uivo: é uma cerimônia rápida realizada após a cerimônia da bandeira em todas as atividades da Alcateia. O grande uivo representa o compromisso e a alegria dos lobinhos de pertencerem a uma Alcateia onde todos são iguais, livres porque respeitam a lei, cumprem a promessa e estão dispostos a fazerem o melhor possível. O grande uivo é a renovação do compromisso da Alcateia de fazer sempre o melhor possível.

- Cerimônia de integração e promessa: são cerimônias geralmente realizadas juntas. A integração representa a acolhida do lobinho junto ao grupo escoteiro, após ter passado pelo ciclo de integração, onde o lobinho toma conhecimento do grupo e de suas atividades. Neste momento o lobinho recebe o lenço escoteiro e os distintivos que identificam o grupo e a região. A promessa se refere ao compromisso voluntário da criança em respeitar a lei do lobinho. Com a promessa o lobinho passa a usar o distintivo de promessa, usado no bolso esquerdo do uniforme. Estas são cerimônias importantes e devem ser realizadas com a presença dos pais das crianças.

- Cerimônia de entrega de distintivos: os distintivos podem ser entregues no início ou encerramento das atividades.

- Cerimônia de passagem para o ramo escoteiro: antes do lobinho completar 11 anos ele deve realizar a sua passagem para a tropa escoteira. Este momento é definido pela chefia da Alcateia e varia de criança para criança. É um momento especial, celebrado pela Alcateia e pela tropa escoteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário