sábado, 28 de fevereiro de 2015

Programação para o dia 28 de fevereiro de 2015 - Alcateia Seeonee - Uniselva - 2/MT

                        UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
           REGIÃO DE MATO GROSSO
         2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
       PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL
Ramo Lobinho
Data: 28/02/2015
Ciclo: 01/2015
Reunião: Normal
Tema da Reunião (se houver):  Lobinhos em Ação
Objetivos da Reunião: Despertar nas crianças o interesse em participar da Alcatéia
Ênfase trabalhada segundo o “diagnóstico”:
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  (X)       A  ( X)       C  ( X)        E  (   )        I  (X )        S  ( X)
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Avaliação
Material

0:20

IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 



0:10
Quebra Gelo:  Dinâmica do nome
   Baguera e Andréia


    0:10
Momento do chefe: O que é a Alcatéia, quais os membros, formação e vozes de comando
    Akelá e Bebeto


0:05
Canção: Para ser lobinho
Todos


0:05
Banheiro e hidratação
      Todos


0:10
Jogo: Corrida de saco
 Kaa/Leticia

1 saco por matilha
    0:10
Jogo: Corrida do ovo
Lucilene e Andreia

4 colheres, 4 bolinhas
    0:05
Banheiro e hidratação
     Todos


    0:10
Jogo: Corrida maluca
 Letícia/Kaa

3 cordas ou sisal
    0:10
Jogo: Pernas Juntas
    Baguera e Kaa

Bolas, tiras de pano
    0:05
Banheiro e hidratação
    Todos


    0:10
Avaliação e conversa com os lobinhos
    Todos


0:05
Chamada
    Akelá



0:20

IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 




Avisos:  
                        Jovens: 
Entregas:
                        O que? 

1-       Obs. a Reação na participação;   2- Verificando seu Desempenho
Como Avaliar a Atividade:
3-       Considerando a Aprendizagem;  4- Obs. a sua Conduta Duradoura
Objetivos educacionais trabalhados na reunião de seção conforme a faixa etária e período de desenvolvimento
Infância Média (Pata Tenra e Saltador)
Infância Tardia (Rastreador e Caçador)
Sei que posso fazer o meu melhor para participar da Alcatéia.
Sei o que posso e devo fazer para ajudar da melhor maneira os meus colegas a conhecer a Alcatéia e participar.
*Adaptado a partir das necessidades da seção, a partir das discussões entre a equipe de escotistas.


Atividades do dia 28/02/2015
Quebra gelo:  Dinâmica do Nome
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Canção: Para ser lobinho
PRA SER LOBINHO É PRECISO TER UM, UM BONÉ AZUL E O SEU UNIFORME, É PRECISO SABER, AS LEIS DA JÂNGAL, E FAZER SUA PROMESSA. HÁ UM MUNDO BEM MELHOR, TODO FEITO PRA VOCÊ, É O MUNDO ESCOTEIRO, QUE O BADEN FEZ.                                                                                                                                                        
Jogo: Corrida de saco
Para fazer o revezamento marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco e ao ser dado o sinal os lobinhos, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada, em seguida voltar e passar o saco para o próximo da matilha. Vence a matilha que terminar primeiro. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.
Jogo:  Corrida do Ovo
O lobinho de cada matilha deve segurar a colher com uma das mãos e fazer o percurso com obstáculos de ida e volta sem derrubar o ovo; em seguida passar a colher com o ovo para o próximo da fila, vence a matilha que terminar primeiro.
Jogo: Corrida Maluca
Material: 3 cordas Descrição: Matilhas formadas em fila. Na área de jogo demarcar um percurso em linha reta. Em frente das matilhas, estender a cada 3 metros uma corda que atravesse toda a área de jogo. Trata-se de uma corrida, porém com as seguintes características. A primeira etapa é a corrida do caranguejo. O lobinho sai da matilha e, de barriga para cima e com os pés e mãos no chão, deverá fazer o percurso até a primeira corda. Ao passar pela corda, "transforma-se" em sapo. Deverá, então, seguir pulando até a segunda corda. A partir daí, o lobinho será uma cobra e deverá seguir rastejando até a terceira corda. Ao chegar na terceira corda, levanta-se e retorna correndo à matilha, batendo na mão do segundo lobinho e colocando-se no final. Sai o segundo e repete a tarefa. Ao lado de cada corda é bom ter um chefe lembrando como o percurso deve ser cumprido. Vence a matilha que terminar o percurso primeiro.
  Jogo: Pernas juntas
Objetivo companheirismo
Material:  tira de pano ou de tnt 3 bolas
Desenvolvimento: amarrar a perna direita de uma criança com a perna esquerda da outra criança, dado o sinal corre abraçado e chutando uma bola até o ponto de chegada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário