Jogos para Alcatéia
Arco Íris
Os participantes sentados no chão, em roda, com as pernas cruzadas, ficando uma de pé no centro. Cada jogador faz um “x” a sua frente, para marcar seu lugar e anuncia, em voz alta, a cor que escolheu para si. Para iniciar, a criança destacada põe-se a andar em volta do círculo (ou por entre as outras), dizendo: “Hoje é dia de festa; venha quem está de .... azul”, no que é logo obedecido pelo jogador que escolheu aquela cor. Assim vão sendo solicitadas várias cores com as respectivas crianças a correr atrás da criança do centro. Em dado momento, este grita “arco-íris”, levantando-se, então, para acompanhá-lo quem ainda não o tinha feito. Depois da coluna completa ter dado duas ou três voltas pelo círculo, o chefe anuncia “acabou-se a festa”, correndo todos voltam cada um para o seu lugar. Quem não consegue vai ser o chefe da próxima jogada.Baratinha e o inseticida
No começo do jogo é sorteado um lobinho que será o inseticida, os demais participantes serão as baratinhas. As baratinhas devem tentar atravessar de um lado do campo para o outro, já o inseticida deve tentar topar nas baratinhas. No soar do apito as baratinhas devem atravessar. As baratinhas que forem pegas se transforamarão em inseticidas. O jogo acaba quando todas as baratinhas se tornam inseticidas ou quando restasr apenas uma baratinha. Aconselho a utilzar os muros como os pontos das baratinhas, lá elas estarão salvas, e não poderão ser transformadas em inseticidas.Caneta
Cada jovem terá uma caneta na boca (destampada) e ficarão em posição de flexão. Dado o sinal, o jovem deve correr, na mesma posição, sem tocar o corpo no chão e com a boca riscar o seu nome nos papéis que deverão ficar no local escolhido. O jogo pode ser individual vencendo o jovem que terminar primeiro ou por Matilha vencendo a Matilha que tiver todos os nomes nos papéis.Grande Jogo na Jangal
FUNDO DE CENA Eu nesse fim de semana fui dar um volta no Jângal e Mowgli me deu uma missão de trazer para os lobos do XXº GE uma atividade. Essa atividade que foi criado por ele e seus amigos que é o Grande jogo no jângal. Ele me falou que segundo a tradição dos índios Zulus cada matilha teria que criar uma pintura no rosto para a competição, seria duas cores a da matilha e a branca que simboliza a paz e o respeito de uma matilha com outra. Para ajudar Mowgli seus amigos Baloo, Kaá, Rikki-Tikki-Tavi e Kotick ficaram responsáveis de criar jogos para as matilhas.BALOO Baloo que é o urso. Ele é enorme e sábio e é encarregado de ensinar a lei do Lobos ao Lobinhos, embora não saiba falar palavras bonitas, sempre diz a verdade. E aproveitando as colmeias que havia tirado todo o mel ele criou o Estourando Colmeias que tem como objetivo.
1º- ESTOURANDO COLMÉIAS (Ativo) Participantes: Matilhas Material: 02 balões de gás por participantes. Descrição: Cada participante prende um balão de gás atrás de cada tornozelo. O objetivo é, com os pés, estourar os balões dos membros das outras equipes. Quem tem seus dois balões estourados sai do jogo. O objetivo é ser a última equipe / participante a sobrar.
KOTICK Kotick que é a foca branca. Que descobriu, com o passar do tempo, que todos somos diferentes uns dos outros e que o importante não é como nos vemos, mas como nós somos. Então relembrando os dias que passava nas geleiras recordou de quando o gelo caia na água provocando varias ondas, e ele criou o jogo Bomba de Gelo que tem por objetivo.
2º- BOMBA DE GELO (Revezamento) Participantes: Matilhas Material: 10 balões de gás com água por matilha. Descrição: Cada matilha receberá 10 balões com água.O Primo de frente para o 2º da matilha joga a bola o 2º lobo pega e devolve para o Primo e abaixa, o Primo joga a bola para o 3º que devolve a bola para o primo e abaixa, e assim sucessivamente. Quanto a bola chegar no ultimo lobinho ele coloca a bola no balde e todos levantam e começa novamente com outro bola.
KAA Kaa que é a serpente. Essa serpente experiente e simpática quer ensina aos lobinhos usarem sua inteligência, para que vocês deixem suas pegadas neste mundo para todo o sempre. Então primeiramente ele pediu para ensinar você dois nós o Direito e o escota. Depois pedir para aplicar um jogo para vê se vocês aprenderam os nós. Então ele criou o jogo Amarrando Kaa que tem por objetivo.
Desenvolvimento de nós Direito e Escota.
3º- AMARRANDO KAA (Técnico) Participantes: Matilhas Material: Maçarão cozido. Descrição: Cada matilha estará em linha, ao sinal o lobinho correm até um local determinado pelo organizador e fará o nó direito e escota com o maçarão cozido. Ao termino voltara correndo para matilha e tocara no outro lobinho que por sua vez fará o mesmo que o primeiro. Vence a matilha que terminar primeiro.
RIKKI-TIKKI-TAVI Rikki-Tikki-Tavi que tem o pêlo e a cauda parecida com a de um gato pequeno e a cabeça e o habilidade de uma doninha, também é muito amigo. E quando você precisar da ajuda dele, nem precisa pedir , pois antes de você der conta ele estará ao seu lado.
4º- NA TOCA DO LOBO (Ativo) Participantes: Matilhas Material: 01 bola pequena. Descrição: Coloca as matinhas em circulo e cada lobinho recebe um numero. Com a bola no centro do circulo grita um número, o lobinho que estiver com o mesmo corre dando a volta em torno do circulo e passa por debaixo da perna do lobinho a sua direita e pega a bola no centro do circulo.
Juntos Podemos
Descrição: Em um pequeno pedaço de papel cada jovem deve escrever o seu nome e em poucas palavras:• como gosta de ser tratado • como não gosta de ser tratado • o que espera deste grupo de amigos
Cada papel deve ser colocado dentro de uma bexiga e entregue para o próprio jovem. Ele deve encher a bexiga, amarrar a ponta e, ao sinal do apito, todos juntos devem jogar a bexiga para cima. Todos devem continuar batendo nas bexigas, sem deixar que caiam no chão. Quando alguma bexiga encostar no chão, e um jovem deve ser retirado do jogo, mas a bexiga continua. Então o escotista dá um novo apito e o jogo reinicia. Quando outra bexiga cair, outro jovem sai do jogo e assim sucessivamente, até restar somente um jovem que não consiga mais manter as bexigas no ar. Então cada jovem pega uma bexiga, a que estiver mais próxima dele, sem se importar de quem era no início do jogo, e, um por vez, todos fazem a leitura de todos os papéis.
Após esta atividade deve ser feito um círculo para a reflexão sobre o comportamento de cada um durante a atividade:
- Em algum momento foi dito para cada um cuidar somente da sua bexiga? - Você deixou a sua bexiga em algum momento para não deixar cair alguma outra bexiga? - O que você sentiu quando não foi escolhido para continuar jogando?
Observação que o Escotista deve fazer depois da atividade: Cada um é importante dentro da sua função e possibilidades. Todos dependem do trabalho de cada um. Se você deixa de realizar a sua função sobrecarrega outros colegas e o resultado final fica mais difícil de conseguir e, às vezes, não é tão bom quanto seria com a participação de todos. Observar como é a postura de cada jovem durante a atividade e, também, durante a reflexão para ver se o jovem é capaz de se auto-avaliar e de receber críticas.
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