UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
PROGRAMAÇÃO
DE REUNIÃO NORMAL
Ramo Lobinho
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Data: 19/03/2016
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Ciclo: 01/2016
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Reunião: Normal
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Tema da Reunião (se houver): PÁSCOA E ACAMPUNI
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Objetivos da Reunião: refletir sobre
o significado da Páscoa e saber montar barraca
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Conteúdo técnico : canções, brincadeiras
escoteiras
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Área de Desenvolvimento Enfocada:
F ( X) A
( ) C
( X) E ( ) I
(X ) S ( )
Duração
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Itens
da Reunião
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Responsável
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Responsável
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Material
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0:20
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IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
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Akelá
|
Akelá
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0:05
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Quebra Gelo/jogo 1 : Toca do coelho
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Kaa,
Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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NENHUM
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0:10
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Momento do chefe:
o sentido
da Páscoa e como cada Lobinho comemora com sua família?
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Kaa
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Akelá
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NENHUM
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0:10
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Jogo 2: Coelinho sai da Toca e
pega sua cenoura
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Kaa, Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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Giz,
bolinhas (em quantidade de lobinhos)
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0:05
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Jogo 3: Dinâmica dos
calçados
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Kaa, Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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Calçados
dos lobos
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0:10
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Jogo 4: Estória Coletiva
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Kaa, Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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NENHUM
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0:05
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Hidratação/ banheiro
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Kaa
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Bagheera
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0:10
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Momento do chefe 2:
Preparando-se para o acampamento ACAMPUNI
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Kaa, Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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mochila
e lista do que levar
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0:10
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Montando
a mochila
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Raksha
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Baloo
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Mochila e trecos
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0:10
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Jogo
5: Transportando o ferido
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Áurea
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Adrialdo
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0:05
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Jogo
6: A bola flutuante
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Kaa
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Bagheera
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4 bolinhas
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0:10
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Atividade:
bandeira Nacional
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Raksha
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Baloo
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Pedaço de cartolina e canetinhas
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0:10
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Chamada
e conversa cada chefe com sua matilha
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Kaa,
Raksha e Áurea
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Baloo, Bagheera, Adrialdo
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0:20
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IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
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Akelá
|
Akelá
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Aviso 1:
inscrição ACAMPUNI
Aviso 2:
não haverá atividade dia 26, na véspera da Páscoa.
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO
BRASIL
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
REUNIÃO NORMAL 19 MARÇO 2016
PROGRAMAÇÃO
QUEBRA-GELO/ JOGO 01: Toca do Coelho
Coloque os lobinhos de pé, em duplas, um de frente para o
outro e segurando as mãos do companheiro de forma a fazer um arco. Os pares
devem estar espalhados aleatoriamente pela área do jogo, são as tocas.
Selecione dois jovens para serem o "coelho" e o
"caçador". O caçador deve pegar o coelho, que tenta escapar, mas sem
sair do área do jogo.
O coelho pode entrar numa "toca", entrando dentro
de um arco e ficando de costas para um dos jovens do arco, que deve se soltar,
passando a ser o coelho. Se o caçador pegar o coelho, eles trocam de papel.
Momento do Chefe: A PÁSCOA
Perguntar aos lobos qual o sentido da Páscoa.
Deixar que um complemente a informação do outro e após, chefe
complementa.
Perguntar como cada lobo comemora tal data com sua família,
qual a tradição familiar para tal feriado?
Lembrar da importância em fazer o bem ao próximo em toda e
qualquer situação.
JOGO 2: “O Coelinho sai da Toca e pega sua cenoura
Fazer círculos no asfalto com Giz (toca do
coelho), com 01 unidade a menos que o número de lobinhos. Cada círculo deve
estar à uns 3 metros um do outro. Numa área paralela à das tocas, deixar
espalhado as cenouras dos coelhos (bolinhas – quantidade correspondente ao número
de participantes).
O chefe grita: “coelinho, sai da toca!”
e todos devem sair da toca, pegar uma cenoura e voltar para outra toca.
Quem ficar de fora, não encontrar uma toca
vaga, sai da brincadeira.
A cada saída, o chefe faz uma marcação em
“X “ na toca a ser excluída, na qual não poderão mais utilizá-la como refúgio.
JOGO 3: Dinâmica dos calçados
Esse é um jogo bem descontraído. Numa área aberta, peça para
todos tirarem seus calçados e os deixarem numa pilha.
Para dificultar, misture bem os calçados na pilha. Todos os
participantes se afastam a uma distância duns 15 metros. Ao sinal, eles devem
correr até a pilha, encontrar seus calçados e calçá-los.
Vence a matilha que se apresentar primeiros com todos os
calçados devidamente colocados e arrumados.
Uma pitada extra de diversão será se for permitido que eles
atirem ao lado qualquer calçado que não lhes pertença.
JOGO 4: Estória
coletiva
Esta atividade tem melhores efeitos com os lobinhos, que
estão em grande desenvolvimento intelectual.
Forma-se uma roda, todos sentados. Antes de começar, o chefe
dirá uma frase guia, que será o inicio da estória. O objetivo é contar uma
estória com a colaboração de todos os participantes.
O primeiro, que será o chefe, começa a estória e passa a vez
para aquele que está ao seu lado, que deve fazer o mesmo, até dar a volta
completa por todos os participantes.
O resultado, que dependerá da criatividade dos participantes,
será uma estória que certamente divertirá à todos.
Se necessário, para despertar a imaginação dos participantes,
o chefe pode dizer uma palavra antes de cada participante, e este deverá
englobar tal palavra no contexto da estória. Cuidar para que seja uma atividade
dinâmica, os lobos devem ser rápidos na complementação da estória.
Momento do Chefe 2: O ACAMPUNI
Explicar ao lobos o que é ACAMPUNI, e que esta atividade está
próxima, será dias 8,9 e 10 de abril. Incentivá-los a participarem do evento!
Como trata-se de um ACAMPAMENTO, ensiná-los:
- como arrumar a mochila;
- listagem do que devem
levar (roupas/ alimentos não levar!). Avisar que mandaremos uma lista por
whatsapp para os pais.
JOGO5:
Transportando o ferido
Nesta atividade ressaltar que o lobinho
precisa saber socorrer um companheiro ferido, dizer que sempre é necessária a
prevenção.
Formam-se trios.
O jogo tem por objetivo ensinar o
transporte de feridos, ensina-se duas maneiras de fazer o transporte.
Quando dado o sinal, o trio deve
selecionar um deles para fazer o papel do ferido, que será transportado pelos
outros dois, e quando passassem da marca de chegada, deverão mudar o jeito de
transporte e também o ferido, e voltar para o inicio.
Abaixo segue o desenho das maneiras de transporte a serem ensinadas
neste jogo.
Deve-se tomar cuidado com este jogo, o
fato de terem de carregar o outro deve gerar risos e não competição.
Zele para que não interpretem a marca
de chegada como uma competição, não há tempo, apenas devem usar este jogo para
juntos aprenderem a fazer um socorro.
Os que fizerem os dois movimentos
abaixo devem repeti-lo com posições inversas em seu trio (trocando os papéis de
cada integrante), quando ver que todos trios conseguiram fazer os dois
movimentos, encerre o jogo para que não se torne chato.
Caso
sobre tempo, conversar a respeito de situações de primeiros socorros, o que
devem fazer.
.
JOGO 6: Jogo a bola flutuante - As matilhas são dispostas em fileiras. O primo
da matilha deverá levar a bola para o segundo que estiver na outra ponta e
ficar atrás dele na fila.
Este que
recebeu a bola (o segundo), deverá passar a bola para o lobinho da frente, até
a bola chegar, passando de mão em mão, ao que estiver na outra ponta (início da
fila). Este que recebeu a bola no início, vai ao final da fila, passa a bola
para o lobinho da frente até a mesma chegar ao início novamente, e assim
sucessivamente.
Vence a
matilha que conseguir completar todo o percurso primeiro, de forma que o primo
volte ao seu primeiro lugar na fila.
Observação:
Para os lobinhos maiores, os lobinhos deverão fazer o percurso pulando em uma
perna só e a bola deverá ser passada entre cada lobinho, através do pescoço, sem
o uso da mão.
ATIVIDADE: Bandeira Nacional – Cada lobinho receberá um
pedaço de cartolina ou papel sulfite e deve desenhar a bandeira Nacional
Brasileira. Tal atividade visa despertar maior conhecimento, respeito e
patriotismo nas crianças.
Antes,
explanar: O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19
de novembro. Foi essa a data, em 1889, que aconteceu a instituição da
bandeira republicana nacional como bandeira
oficial do Brasil.
Leis e regras sobre a utilização da bandeira nacional Brasileira:
Em todos os órgãos públicos, a bandeira deverá ser hasteada
todos os dias de manhã e recolhida ao final da tarde;
A
bandeira não deverá ficar hasteada durante a noite, a não ser que esteja bem
iluminada;
A bandeira brasileira não deve ser desrespeitada, conforme
garante o artigo 31 da lei nº 5.700, de 1º de Setembro de 1971:
"São
consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e
portanto proibidas:
I - Apresentá-la em mau estado de conservação.
II - Mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições.
III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda".
I - Apresentá-la em mau estado de conservação.
II - Mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições.
III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda".
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