REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO
UNISELVA
PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL
Ramo Lobinho
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Data: 10/04/2015
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Ciclo: 01/2015
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Reunião: N
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Tema da Reunião (se houver):
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Objetivos da Reunião: Conhecimento sobre boas ações em pratica.
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Ênfase trabalhada segundo o “diagnóstico”:
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Área de Desenvolvimento Enfocada: F
(X) A ( X)
C ( X) E
( ) I (X
) S (
X)
Duração
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Itens
da Reunião
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Responsável
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Avaliação
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Material
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0:20
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IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
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0:10
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Quebra Gelo:
“Caça ao Rabinho”
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Rick
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0:10
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Momento
do chefe: CONTEÚDO TÉCNICO - O QUE É UMA BOA AÇÃO? - “Fazer
todos os dias uma boa ação”
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Baloo
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Papel cartão amarelo e lápis.
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JOGO
1 (FÍSICO) - CONHECENDO A BAGHEERA
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Bagherra
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Papel e lápis, para cada lobinha
e lobinho.
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0:30
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Jogo 2: Jogos com água
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Akela
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Toalhas, balões, corda
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0:20
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JOGO 3 (JOGO DE CÍRCULO):
OS ANIMAIS DO JÂNGAL
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Kaa
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0:10
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Jogo 4: Esconda
um lobinho
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Bagherra
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0:15
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CANÇÃO – BAGHEERA (melodia da música “O Bom
Menino” do Palhaço Carequinha)
|
Kaa
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Letras
da musica para todos.
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0:15
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Jogo 5: Jenga
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Raksha
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Jogo
do jenga
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0:10
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JOGO 4 - LÁ VEM O LOBO
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Baloo
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Letra da Música
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0:05
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Chamada
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Akela
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0:20
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IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
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Avisos:
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Jovens:
Entregas:
O que?
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Obs.
a Reação na participação; 2-
Verificando seu Desempenho
Como Avaliar a
Atividade:
3-
Considerando a
Aprendizagem; 4- Obs. a sua Conduta
Duradoura
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Objetivos
educacionais trabalhados na reunião de seção conforme a faixa etária e
período de desenvolvimento
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Infância Média
(Pata Tenra e Saltador)
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Infância Tardia
(Rastreador e Caçador)
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Sei que
posso fazer o meu melhor para viver conhecer os personagens da Jangal.
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Sei o que
posso e devo fazer para ajudar da melhor maneira os meus colegas para
conhecerem os personagens da Jangal.
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*Adaptado a partir das necessidades da seção, a partir
das discussões entre a equipe de escotistas.
Atividades do dia 10
de abril de 2015
ABERTURA
DA REUNIÃO
Inspeção, Hasteamento da Bandeira
Nacional, Oração e Grande Uivo.
Quebra-gelo: Caça ao Rabinho
Entregar um pedaço de sisal para cada lobinho e este deve
colocar atrás, como se fosseuma cauda. A brincadeira consiste em pegar o
rabinho do outro. Ganha quem capturar mais rabinhos. A primeira vez pode-se
realizar o jogo em duas ou mais equipes, mesclando as matilhas, a segunda vez
pode ser individual.
Tempo: 15 min
Material: pedaços de sisal.
CONTEUDO TECNICO: “Fazer
todos os dias uma boa ação”, não é apenas aquilo que de maneira natural e
gentil devemos diariamente fazer. É algo mais: é fazer alguém feliz.
Quer
dizer: cada dia prestar serviço a alguém. Não precisa ser algo grandioso, mas
que seja o Melhor Possível sem receber nada em troca. Aceitar alguma coisa em
troca é vender os seus serviços. É importante o Lobinho entender que uma boa
ação é simples e tenha vontade de pratica-la.
A próxima
atividade será uma excursão/passeio da Alcateia. É importante que neste momento
o Escotista discuta com os Lobinhos qual tipo de Boa Ação a Alcateia gostaria
de realizar, de acordo com o local a ser visitado.
JOGO 1 (FÍSICO) - CONHECENDO
A BAGHEERA
Para
conhecer os valores e características que estão associados com Bagheera, ela
deverá contar alguma das caçadas de Mowgli e as coisas que ele devia saber para
sobreviver na selva.
Este
relato serve para destacar a importância destes aspectos para o povo da Selva e
para a vida de Mowgli e ainda a vida diária de cada um dos Lobinhos, associando
a técnica de espreitar (observar com atenção) com a paciência, a observação e o
controle sobre os sentidos.
O
ambiente deve ser de preferência um bosque, para que pareça com a selva onde
vivia Mowgli. Nesta “selva” se buscará um ponto que seja visível de vários
lugares, que será o centro do lugar do jogo, onde ficaram dois Escotistas, que
serão as presas, estarão parados com roupas estranhas, pintados, fazendo gestos
ou com qualquer coisa que seja fácil de ser recordado pelos Lobinhos. Em todos
os pontos ao redor das presas haverá “objetos raros” ou incomuns pendurados em
árvores (panelas, livros, etc.). Também participa mais um Escotista, que
representará shere-Khan.
Os
Lobinhos serão eles próprios, os lobos, que estão caçando suas presas, que
estão pela selva. Sua missão será encontrá-las para observar como estão
vestidas, que fazem, etc. Igualmente aos lobos verdadeiros devem ter cuidado
para que suas presas não os vejam, pois senão fugiriam. Os Lobinhos não podem
ser vistos pelas presas, senão ficam eliminados do jogo e devem voltar para o
ponto de partida. Também como bons caçadores, devem observar qualquer objeto
raro que encontrem em seu caminho e o principal: devem cuidar-se porque
Shere-Khan está rondando pela selva, se forem vistos por ele morrerão, e desta
forma devem voltar ao ponto de partida.
Ao
final de um determinado tempo, reúnem-se todos os Lobinhos e pede que estes
façam um relatório do que observaram durante a caçada.
Jogo 2: Jogos com água
Aproveitar a tema e fazer algumas brincadeiras com balões e
água.
Guerra de balão de água: divide-se a alcateia em dois times,
cada um com uma boa porção de balões cheios de água, delimita-se a área de jogo
e inicia a “guerra”. Vence a equipe que estiver mais seca ao final do tempo do
jogo.
Vôlei de toalha: cada 2 ou 4 lobinhos tem uma toalha e formam um
time segurando as pontas da mesma. Uma corda é esticada como se fosse a rede. A
bola é um balão cheio de água que deve ser jogado e recebido com a toalha, ele
deve passar por cima da rede.
São brincadeiras com água que os lobinhos gostam muito.
Tempo: 30 minutos
Material: toalhas, balões, corda
JOGO 3 (JOGO DE CÍRCULO): OS
ANIMAIS DO JÂNGAL
Em
círculo, os Lobinhos sentados, recebem do Escotista, em segredo, o nome de um
animal do Jângal. Depois, um de cada vez, deverão levantar e imitar com mímica
o seu animal. Os demais Lobinhos deverão tentar adivinhar qual é o animal. Ao
final, o Escotista deve fazer algumas perguntas sobre a história Irmãos de
Mowgli, corrigindo e acrescentando se for necessário.
Jogo 4: Esconda um
lobinho
Parecido com "brincar de se esconder", porém não é
individual. Uma matilha procura um lugar para esconder um de seus lobinhos.
Depois de escondido uma outra matilha tem que achá-lo, mas a
matilha que escondeu tentará distraí-los ou levá-los para outro lugar. A
atividade poderá ter tempo determinado, para todos brincarem. Pode-se definir
se o lobinho escondido poderá ou não sair do esconderijo.
Fundo de cena: se Shere khan aparecer enquanto os lobinhos estão
brincando, e um deles não puder escapar, ele terá que se esconder, pois ele
conhece o local. Os outros terão que distrair Shere khan e atraí-lo para outro
local. Lembrar aos lobinhos que muitos animais fazem isso para esconder seus
filhotes.
Tempo: 15 min.
Jogo 4: Jenga
Jenga é um jogo de habilidade física e mental. Em Jenga, os jogadores se revezam para
remover blocos de uma torre, equilibrando-os em cima, criando uma estrutura
cada vez maior e mais instável à medida que o jogo progride. A palavra
"jenga" é a forma imperativa de
"kujenga", o verbo suaíli para
"construir".
Regras: Jenga é jogado com 54
blocos de madeira. O comprimento de cada bloco é três vezes maior
que a largura, e cada bloco é levemente menor em altura que em largura. Os
blocos são empilhados em uma torre, cujos andares são compostos de três blocos
adjacentes pelos seus lados mais longos; cada um dos dezoito andares é perpendicular ao
anterior. Como empilhar os blocos pode ser entediante, uma bandeja para
auxiliar na tarefa comumente está incluída no
produto.
Uma torre de Jenga, caindo
Uma vez que a torre tenha sido construída, o construtor deve iniciar o
jogo. Uma jogada consiste em retirar um e apenas um bloco de qualquer andar que
não esteja logo abaixo do andar incompleto mais alto. O bloco retirado deve ser
posto no topo da torre, de modo que os blocos formem novos andares.2
Ambas as mãos podem ser usadas para retirar o bloco, mas apenas uma mão
poderá estar em contato com a torre a cada momento. Blocos podem ser tocados,
para se encontrar um bloco solto que poderá ser retirado sem derrubar a torre.
Qualquer bloco que, ao ser movido, ameace derrubar a torre, deve ser deixado no
lugar para onde foi retirado, caso o jogador desista de usá-lo; o bloco só pode
ser devolvido com a mesma mão que o ia retirar.
O turno termina quando o próximo jogador toca a torre,
embora ele possa esperar dez segundos entre
o turno anterior e o próximo, caso acreditem que a torre esteja prestes a cair.
O próximo jogador é o jogador da esquerda.
O jogo
termina quando uma peça cai da torre, com exceção da peça que se está sendo
removida. O perdedor é a pessoa que derrubou a torre (ou seja, cujo turno foi
aquele em que a torre caiu); caso haja vários jogadores, o vencedor é aquele
que fizer a última retirada que não derrubar a torre em uma partida.2
Naturalmente,
é possível jogar Jenga sozinho, especialmente para fins de treinamento.
Tempo:
15 min.
CANÇÃO – BAGHEERA
(melodia da música “O
Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
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CANÇÃO - BAGHEERA
(melodia da música “O
Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
|
Ela é Bagheera, ela é
pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou
Mowgli a caçar
Seus olhos verdes
enxergam no escuro
E ela é negra como a
noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do
Conselho
com voz macia deu um
salto e foi falar
Direito pra dizer algo
não tenho
Mas dou um touro pro
garoto aqui ficar
|
Ela é Bagheera, ela é
pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou
Mowgli a caçar
Seus olhos verdes
enxergam no escuro
E ela é negra como a
noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do
Conselho
com voz macia deu um
salto e foi falar
Direito pra dizer algo
não tenho
Mas dou um touro pro
garoto aqui ficar
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CANÇÃO – BAGHEERA
(melodia da música “O
Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
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CANÇÃO - BAGHEERA
(melodia da música “O
Bom Menino” do Palhaço Carequinha)
|
Ela é Bagheera, ela é pantera
negra
Ela é Bagheera, ensinou
Mowgli a caçar
Seus olhos verdes
enxergam no escuro
E ela é negra como a
noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do
Conselho
com voz macia deu um
salto e foi falar
Direito pra dizer algo
não tenho
Mas dou um touro pro garoto
aqui ficar
|
Ela é Bagheera, ela é
pantera negra
Ela é Bagheera, ensinou
Mowgli a caçar
Seus olhos verdes
enxergam no escuro
E ela é negra como a
noite sem luar
Foi ela quem, na Roca do
Conselho
com voz macia deu um
salto e foi falar
Direito pra dizer algo
não tenho
Mas dou um touro pro
garoto aqui ficar
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JOGO 4 - LÁ VEM O LOBO
Dispõem-se as crianças em
círculo. No centro fica um Lobinho segurando uma das pontas de um cordel de
cerca de 2 metros de comprimento em cuja extremidade amarra-se um saquinho
cheio de algum material macio e mais pesado.
Dado o sinal de inicio, o
Lobinho do centro fará girar o cordel próximo ao chão, junto aos pés dos
jogadores que deverão saltar no mesmo lugar cada vez que o cordel passar por
ele, procurando evitar ser tocado. Aquele que não for tocado substituirá o
Lobinho do centro.
ENCERRAMENTO
DA REUNIÃO
Inspeção, Arriamento da Bandeira
Nacional, Grande Uivo, Avisos e Caça Livre.
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