UNIÃO DOS ESCOTEIROS
DO BRASIL
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º
GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
PROGRAMAÇÃO DA VISITA AO PARQUE MÃE BONIFÁCIA
Dia 29 de agosto, das 7:30 às
10:45hs.
Local: Parque mãe Bonifácia,
entrada pela Avenida Miguel Sutil.
Chegada: 7:30hs (Receber as
crianças com as autorizações – Chefe Benedita e Chefe Andrea)
7:45hs – IBOAGU, informações
sobre a atividade, divisão das matilhas
(Akelá, Benedita, Baloo)
8:00hs as 8:40hs – Atividade 1 do
17º Muticon (10min para cada matilha apresentar os cartazes e receber os
abraços da comunidade). Um chefe ficará responsável por uma matilha com a ajuda
de dois pais.
Observação: Enquanto 2 matilhas
estiverem na atividade do abraço, as outras 2 matilhas estarão participando de
jogos. Chefes assistentes responsáveis
pelas matilhas: Lucilene, Leticia, Bebeto e Andrea.
8:50hs – Hidratação: Todos
9:00hs – Caminhada até a praça
cultural para o lanche coletivo
9:30hs – Hidratação
9:40hs – Jogos
10:00hs – Lanche coletivo
10:30hs – Retorno até a entrada
principal
10:45hs – Encerramento das atividades
– Chefe Rosilene
Lista de materiais: Cartazes, balões, giz, bola dente de
leite, tiras de TNT, talo de mamoeiro ou canudo, canecas, detergente, papel
amassado, lenço ou TNT.
ALCATEIA SEEONEE - G. E. Uniselva
– 2 / MT
Rosilene Siqueira, Benedita
Santana, Alberto Araújo, Lucilene Bastos, Letícia Ferraz e Andrea Franchello
17º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
Ficha de atividade 1
“Abrace Mais”
Ramos: todos
Local: praças, parques
Duração: uma manhã ou tarde
• Introdução
A “Free Hugs Campaign” (Campanha
do Abraço Grátis) é uma iniciativa iniciada em 2004 e amplamente divulgada em
2006 por meio de um vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=diccc7je8tg).
A mensagem que o vídeo quer passar é que, as vezes, um abraço é tudo o que nós
precisamos. “Free hugs” é uma história real de Juan Mann, o homem que se encarregou
da solene missão de sair por aí abraçando estranhos na tentativa de trazer novamente
o brilho para a vida das pessoas nessa época de pouco convívio social e falta
de contato humano. O efeito que a campanha dos abraços criou foi fenomenal.
Não há nada melhor do que um
abraço! Essa campanha repercutiu por todo o mundo, inclusive alguns grupos
escoteiros já realizaram atividades como essas. E os resultados são sempre o
mesmo, o sorriso e a vontade de retribuir mais e mais abraços, modificando e
melhorando a vida de pessoas até então desconhecidas para nós.
• Desenvolvimento
Organize seu grupo e sua matilha,
chame a chefia e vá até um parque ou uma praça, façam cartazes, levem balões, e
convidem as pessoas a abraçar, tirem fotos de toda a atividade e não esqueçam
de depois relatar essa maravilhosa experiência, lembrando de consultar as
pessoas envolvidas sobre autorização para uso das imagens.
Jogos e Brincadeiras tradicionais para o parque:
Adoleta: Várias pessoas formam uma
roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai
passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com
chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela,
quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.”
Bate na mão de
sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala
outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A
música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na
mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá
dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem
ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.
Amarelinha: Essa brincadeira tão
tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata,
avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com
giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está
a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a
área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se
sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).
Alerta: O jogador pega a bola, joga ela
pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve
pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O
jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que
tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar,
ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.
Arranca-Rabo: O grupo é dividido em
dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de
trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os
fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem
suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os
papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Carica: Jogo de duplas. Em um espaço
amplo, são desenhados no chão vários círculos, distanciados um do outro em,
pelo menos, 2 metros. Cada jogador terá um pedaço de papel amassado e achatado
(carica) e, um de cada vez, deverá acertar a carica dentro do círculo. Se
acertar, o jogador pode ultrapassar um círculo, ou seja, a distância é sempre
igual (2 metros). Se errar, ou se a carica sair do círculo, ele volta pro
início e fará tudo de novo. Ganha quem atingir o último círculo primeiro.
Peteca com bola
Quando os
portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma
trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho,
que chamavam de PeŽteka, que em tupi significa “bater”. A brincadeira foi
passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um
esporte, com regras e torneios oficiais. Forma-se um círculo, cada lobinho
poderá bater na bola com uma mão apenas e não poderá deixar a bola cair, caso
contrário ele sairá da brincadeira.
Corre cotia: É uma brincadeira de
pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 3
ou 4 anos, conseguem brincar. Para começar, vamos precisar de um lenço ou um
pedaço de pano. Brinca-se assim:
1. As crianças
formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
2. A criança que
sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na
mão
Caiu no chão
Moça(o)
bonita(o) do meu coração
Criança: Posso
jogar?
Roda: Pode!
Criança:
Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
3. Neste
momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A
criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que
esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem
está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
4. Quem
perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Jogos de revezamento:
Bolinhas de sabão: É muito fácil fazer
a alegria da criançada comprando os kits de bolha de sabão. Mas aqui via uma
dica para se fazer essa brincadeira de forma bem tradicional. Adquire-se um
talo de mamoeiro e corta-se tirando a folha e a parte mais grossa. Faz-se em um
copo espuma de sabão, mergulha-se o canudo e me seguida sopra-se bem de leve
fazendo-se as bolas que serão soltas no ar, o lobinho de cada matilha deverá
fazer pelo menos uma bolinha para cada passo que ele der tanto na ida quanto na
volta. Vence a matilha que terminar primeiro.
Corrida dos Cadarços: Corrida de
duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados.
Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair,
levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
Pula Sapo
Corrida de
duplas de ida e volta. Cada um deve saltar sobre as costas do parceiro e, como
um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou
seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem voltar primeiro.
Pular Carniça
Consiste num
alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, pulando sobre o dorso dos
companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas. O primeiro a
pulá-lo abaixa-se a seguir, e todos devem pular sobre os dois. O número de carniça
vai assim aumentando até que todos ficam curvados. O que foi a primeira carniça
levanta-se então e passa a pular sobre os outros, recomeçando assim a outra
série.
Túnel
Jogam duas
equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde
os
participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É
uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o
último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente.
Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se
distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel a matilha que cruzar a
linha de chegada primeiro.
Canção da Alcatéia
(Musica:
Canção do Soldado)
Nós somos de uma
alcatéia / de alegres lobos / que não são bobos
A nossa Akelá
ensina / ter olho aberto / e ouvido esperto
Andamos pela
floresta / no peito e raça / buscando caça
Pois somos de uma
alcatéia / de gente esperta / na trilha certa
Nas provas somos
campeões / estrelas temos de montões /
Nos jogos ninguém
nos ganha / e fazemos a façanha / de vencer competições
Excursionar / é um
prazer / ver o sol a despontar / ver a lua aparecer
Nossa alcatéia /
ama o Brasil / a nossa terra / de encantos mil.
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Canção: Para ser Lobinho
Para ser
Lobinho, é preciso ter
Uniforme
azul e um bonézinho
É viver
agarrado na saia da Kaá
E também
da Akelá
Há um
mundo bem melhor
Todo
feito pra você
É um
mundo pequenino
Que o
Baden fez. (Repete)
|
Canção: BOM LOBINHO
(Música:
Ciranda cirandinha)
Eu sou
um bom lobinho
Escoteiro
eu quero ser
E
seguindo um bom caminho
Bem
depressa eu vou crescer!
A Lei e
a Promessa
Eu já
aprendi de cor
Vou
agora bem depressa
Fazer
sempre o melhor!
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