FICHA DE PROGRAMAÇÃO SEMANAL
Data:
06 de junho de 2.015 Local: Campus
Universitário de Cuiabá – UFMT
Tema:
Valorizar o meio ambiente em que vivemos
Objetivo da Reunião da Sessão: perceber e
valorizar o contato com a natureza, levando em conta a espiritualidade de cada
um.
Programação Detalhada:
14:40
– Deslocamento
15:00
- IBOA
15:10
– Quebra-gelo: Corrida da sorte (15 min /F//AK)
15:25 – Palestra: 24º Mutirão Nacional Escoteiro
de Ação Ecológica #Movidos Pelo Escotismo, Apaixonados Pela Natureza! – Conhecendo
o IMMA – Insignia Mundial do Meio Ambiental e suas etapas de conhecimento: 1.
Garantir ar e água limpos para todas as espécies; 2. Preservar habitats
naturais e biodiversidade; 3. Diminuir a emissão de substâncias perigosas no
meio ambiente; 4. Adotar as melhores práticas ambientais; 5. Prevenir riscos
ambientais e desastres naturais. – Chefe Lee
15:40 – Atividade: plantio de uma muda de árvore
pela Alcateia Seeonee (5min/Lu)
15:45 – Atividade: Resgate da bandeira (20 min
//FS/AKR)
16:00 – Atividade: Preparar o bolo de chocolate (30
min //IS/ARK)
16:55 – Caçadas: Cartilha da Boa Ação (boa ação ecológica)
(5 min///K)
17:00 – IBOA
Avisos:
Toten: João Lucas. Matilha de serviço: Cinza
Legenda:
Hora/Atividade/Duração/AD/Resp (R- Raksha, A- Akelá, K- Kaa,)
AD (Área Desenvolvimento): (F)isico/
(I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/ (C)aráter
Descrição
das Atividades
Corrida
da sorte
Esse é um jogo do tipo corrida de revezamento bem
bacana por que deixa a criançada bem ansiosa pelo resultado para poderem voltar
e continuar a corrida. Funciona assim: um jovem de cada patrulha ou matilha
corre até o escotista, ou algum outro adulto, que estará bem em frente à sua
patrulha, a uma certa distância. O escotista, então, começa a jogar uma moeda
para o alto enquanto o jovem tenta acertar o resultado (cara ou coroa). Assim
que acertar ele volta até a patrulha e bate na mão de um companheiro para que
ele tente também acertar o resultado da moeda. O jogo termina depois que toda a
patrulha tiver corrido.
Uma variação para este jogo pode ser a seguinte:
cada participante tem apenas uma chance de acertar o resultado da moeda.
Acertando ou não, ele deve voltar e dar a chance ao próximo da patrulha. Assim,
o jogotermina quando a patrulha acertar uma certa quantidade de vezes que pode
ser, por exemplo, o número de elementos da patrulha.
Resgate
da bandeira
Material:
bandeiras ou fitas (TnT)
Divide-se a alcateia em dois times (pode-se
colocar os lenços na testa para diferenciar), azul e vermelho e divide-se uma
determinada área em duas (uma quadra de esportes por exemplo). Atrás do time azul
ficarão as bandeiras vermelhas e atrás do time vermelho ficarão as bandeiras
azuis em uma área demarcada com giz. O objetivo consiste em cada time resgatar
suas baldeiras, impedindo que o outro resgate. Se algum componente for pego
fora de sua área ficará congelado e só poderá ser descongelado por outro do seu
time.
Data:
06 de junho de 2.015 Local: Campus
Universitário de Cuiabá – UFMT
Tema:
Valorizar o meio ambiente em que vivemos
Objetivo da Reunião da Sessão: perceber e
valorizar o contato com a natureza, levando em conta a espiritualidade de cada
um.
Programação Detalhada:
14:40
– Deslocamento
15:00
- IBOA
15:10
– Quebra-gelo: Corrida da sorte (15 min /F//AK)
15:25 – Palestra: 24º Mutirão Nacional Escoteiro
de Ação Ecológica #Movidos Pelo Escotismo, Apaixonados Pela Natureza! – Conhecendo
o IMMA – Insignia Mundial do Meio Ambiental e suas etapas de conhecimento: 1.
Garantir ar e água limpos para todas as espécies; 2. Preservar habitats
naturais e biodiversidade; 3. Diminuir a emissão de substâncias perigosas no
meio ambiente; 4. Adotar as melhores práticas ambientais; 5. Prevenir riscos
ambientais e desastres naturais. – Chefe Lee
15:40 – Atividade: plantio de uma muda de árvore
pela Alcateia Seeonee (5min/Lu)
15:45 – Atividade: Resgate da bandeira (20 min
//FS/AKR)
16:00 – Atividade: Preparar o bolo de chocolate (30
min //IS/ARK)
16:55 – Caçadas: Cartilha da Boa Ação (boa ação ecológica)
(5 min///K)
17:00 – IBOA
Avisos:
Toten: João Lucas. Matilha de serviço: Cinza
Legenda:
Hora/Atividade/Duração/AD/Resp (R- Raksha, A- Akelá, K- Kaa,)
AD (Área Desenvolvimento): (F)isico/
(I)ntelectual/ (S)ocial/ (A)fetivo/ (E)spiritual/ (C)aráter
Descrição
das Atividades
Corrida
da sorte
Esse é um jogo do tipo corrida de revezamento bem
bacana por que deixa a criançada bem ansiosa pelo resultado para poderem voltar
e continuar a corrida. Funciona assim: um jovem de cada patrulha ou matilha
corre até o escotista, ou algum outro adulto, que estará bem em frente à sua
patrulha, a uma certa distância. O escotista, então, começa a jogar uma moeda
para o alto enquanto o jovem tenta acertar o resultado (cara ou coroa). Assim
que acertar ele volta até a patrulha e bate na mão de um companheiro para que
ele tente também acertar o resultado da moeda. O jogo termina depois que toda a
patrulha tiver corrido.
Uma variação para este jogo pode ser a seguinte:
cada participante tem apenas uma chance de acertar o resultado da moeda.
Acertando ou não, ele deve voltar e dar a chance ao próximo da patrulha. Assim,
o jogotermina quando a patrulha acertar uma certa quantidade de vezes que pode
ser, por exemplo, o número de elementos da patrulha.
Resgate
da bandeira
Material:
bandeiras ou fitas (TnT)
Divide-se a alcateia em dois times (pode-se
colocar os lenços na testa para diferenciar), azul e vermelho e divide-se uma
determinada área em duas (uma quadra de esportes por exemplo). Atrás do time azul
ficarão as bandeiras vermelhas e atrás do time vermelho ficarão as bandeiras
azuis em uma área demarcada com giz. O objetivo consiste em cada time resgatar
suas baldeiras, impedindo que o outro resgate. Se algum componente for pego
fora de sua área ficará congelado e só poderá ser descongelado por outro do seu
time.
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