Calendário 2015 da
Alcatéia Seeonee
Grupo Escoteiro Uniselva
2/MT2º Grupo Escoteiro Uniselva/MT
TEMA DO ANO: 35 ANOS DO
GEU
Objetivos 2015 (Chefia):
- Incentivar atividades de
matilhas (durante todo o ano);
- Promover atividades com
continuidade;
- Conquistar Insígnias
Especiais, Especialidades e Etapas de Progressão;
Continuidade Chefe Tutor:
- Matilha: Amarela –
Lucilene (Raksha)
- Matilha: Marrom –
Leticia (Kotick)
- Matilha: Preta – Bebeto
(Baloo)
- Matilha: Vermelha –
Rosilene (Akelá)
Ênfase 1º Ciclo: Os
personagens da Jangal/ Os artigos da Lei do lobinho
Primeiro Semestre 2015
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Segundo Semestre 2015
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Fevereiro
21
– Retorno das Atividades
28
– RN – Akelá
Março
(2º
ciclo – Tema:
Meio ambiente)
07 – RN – Kotick/Kaa
14 – RN – Baloo/Raksha
21
– RN – Akelá/Baguera
28
– RN – Kotick/Kaa - (Assembleia e 1ª reunião de pais da Alcatéia)
Abril
04
– Feriado
11
– RN – Raksha
18
– RN – Akelá/Baguera
25
– RN – Kotick/Kaa – Visita ao
Zoológico – Reunião com os pais da Alcatéia
Maio
01
a 03 – INDABA
09
– RN – Baloo – Visita ao Corpo de Bombeiro
16 – RN – Raksha
23
– RN – Kotick/Kaa
30
– RN – Akelá - Bivaque (final de
ciclo) Promessas
Junho
(2º
ciclo – Tema:
Meio ambiente)
07
– RN – Baloo
13
– XXIV - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica
20
– RN – Kotick/Kaa
27
– Pernoite: (Recesso) – Todos os
chefes da Alcatéia
|
Julho
04
– Recesso
11
– Recesso
18
– RN – Akelá/Baguera – Tarde Caipira
25
– RN – Kotick/Kaa
Agosto
31/07 a 02/08 – Acampuni
08
– RN – Baloo
15
– RN – Raksha
22
– RE – Kotick/Kaa – Visita ao Parque mãe Bonifácia
29
– Reunião Especial: Lamparada -
Tema: 35 anos do Geu
Setembro
(3º
ciclo – Tema:
Direito e Deveres)
05
– Seminário método escoteiro
12
– Mutcon
19
– RN – Akelá/Baguera
26
– RN – Kotick/Kaa
Outubro
03
e 04 – Acantonamento Dia do Lobinho – Toda a chefia da Alcatéia
10 – RN – Baloo
17 – RN – Akelá/Baguera
24 – RN – Raksha
31 – RN – Kotick/Kaa -
Halloween
Novembro
07 – RN – Baloo
14
– RN – Kotick
21
– RN – Raksha
28
– RN – Akelá/Baguera - Festa a fantasia
Dezembro
05
– Encerramento 35 anos do Geu – Toda a chefia
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Mensagem
aos pais 2
Proposta educativa do movimento escoteiro
Para que
os pais entendam a proposta educativa do movimento escoteiro desenvolvida para
o ramo lobinho eles devem conhecer inicialmente os princípios e o método
escoteiro. Os princípios do escotismo são definidos pelos “deveres para com
Deus, deveres para com o próximo e deveres para consigo mesmo”. Estes
princípios são ajustados a maturidade das crianças e referenciados nas
atividades para que seus valores sejam incorporados naturalmente na
personalidade das crianças, através da lei do lobinho e da promessa do lobinho.
O método
escoteiro busca transformar a criança em agente de seu desenvolvimento, para
que esta seja uma pessoa autônoma, solidária, responsável e comprometida. Os
elementos contidos no método escoteiro são os seguintes:
a.
Aceitação da promessa e da lei lobinha;
b.
Aprender fazendo;
c. Vida em
equipe;
d.
Atividades progressivas;
e.
Desenvolvimento pessoal com orientação individual.
Estes
elementos também são trabalhados nas atividades realizadas pelas crianças, a
fim de possibilitar a aquisição de diversas competências, contribuindo para o
seu desenvolvimento pessoal.
No ramo
lobinho, o método escoteiro é aplicado com o auxílio de um marco simbólico
muito forte. O marco simbólico é um conjunto de símbolos, um pano de fundo
utilizado no escotismo para tornar o processo de aprendizado mais interessante.
No ramo lobinho o marco simbólico utilizado é a história de Mowgli, o menino
lobo. A história do menino criado por uma família de lobos na floresta,
extraída do livro de Rudyard Kipling intitulado “O livro da selva”, serve de pano
de fundo para encantar, motivar e educar os lobinhos. A história e os seus
personagens são usados como modelos de sociedade, do que é certo e errado, no
processo educativo das crianças.
Neste
processo alguns personagens da história de Mowgli encarnam as condutas e
habilidades a serem alcançadas em cada área de desenvolvimento. Isso mesmo, o
escotismo se propõe a contribuir para a formação integral da criança, por isso
o programa educativo contempla seis áreas de desenvolvimento que são: físico,
intelectual, social, afetivo, espiritual e do caráter. Exemplos da relação
entre personagens do marco simbólico e as áreas do desenvolvimento pessoal dos
lobinhos são mostrados abaixo:
Fortes e
são como Bagheera – desenvolvimento físico
Engenhosos
como Kaa – desenvolvimento intelectual
Sábios
como Baloo – desenvolvimento do caráter
Fiéis e
afetuosos como Rikki-tikki-tavi – desenvolvimento efetivo
Generosos
como Kotick – desenvolvimento social
Amigos de
Deus como Francisco – desenvolvimento espiritual
No
processo educativo, para cada área de desenvolvimento, é apresentada uma série
de competências que as crianças vão adquirindo durante as atividades dentro e
fora da Alcateia. Entende-se por competência a união de conhecimento (saber),
habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser e conviver).
Estas
competências definem as condutas e valores desejáveis a serem incorporadas
pelas crianças a fim de torná-las pessoas responsáveis e comprometidas consigo
mesmas e com o próximo. Elas são divididas em 2 blocos, o primeiro, adaptado
para crianças de 6 a 8 anos, e o segundo, para crianças de 9 a 10 anos.
Exemplos
de competências/habilidades referentes a cada uma das áreas de desenvolvimento
são apresentados no quadro abaixo:
Física
|
Conhece a higiene pessoal, entende seu corpo,
toma cuidado com o corpo, se alimenta corretamente, pratica esportes com
entusiasmo, sabe distribuir seu tempo.
|
Intelectual
|
Tem interesse em aprender, lê livros, tem
habilidades manuais, expressão artística, pesquisa e interroga, soluciona
pequenos problemas, conta histórias, distingue fantasia da realidade, conclui
o que lê.
|
Social
|
Conhece a alcateia e elementos do ramo lobinho,
respeita os mais velhos, noções de segurança e primeiros socorros, conhece os
símbolos do Brasil, respeita o meio ambiente, conhece os serviços públicos da
comunidade, colabora nas tarefas de casa e da alcateia.
|
Afetiva
|
Faz novos amigos, divide com os outros, sente
afeto pelos familiares, é espontâneo em seus sentimentos, aceita críticas,
reconhece as diferenças entre homens e mulheres.
|
Caráter
|
Conhece a lei e a promessa, faz bem suas tarefas,
houve os mais velhos, distingue certo do errado, se alegra com o sucesso dos
outros, pensa antes de agir, reconhece seus erros.
|
Espiritual
|
Valoriza a vida e a natureza, reconhece a Deus,
entende o ato de orar, tem interesse religioso, reconhece outras religiões,
Demonstra prazer em ajudar o próximo.
|
Mensagem
aos pais
O
escotismo é um movimento educacional de jovens com o propósito de contribuir
para o desenvolvimento do seu caráter, ajudando-os a realizar suas plenas
potencialidades físicas, intelectuais, sociais e afetivas, como cidadãos
responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
A Alcateia
é formada por crianças de 6 a 11 anos chamados de “lobinhos e lobinhas”,
lideradas por escotistas adultos com formação adequada para orientar e promover
o desenvolvimento das crianças. Na Alcateia os lobinhos são convidados a
brincarem e a interagirem uns com os outros, e dessa interação acabam
desenvolvendo uma série de competências e habilidades, todas positivas e
saudáveis. Temas como meio ambiente, amizade, família, trabalho em equipe,
saúde e segurança, dentre outros, são abordados através de jogos e
brincadeiras, proporcionando um ambiente educativo divertido e descontraído.
As reuniões são realizadas todos os
sábados a partir das 15horas ao lado do Predio do Casarão na Universidade
Federal de Mato Grosso – UFMT (Av. Fernando Correa da Costa, 2364, bairro Cidade
Universitária de Cuiabá), entrada pelo portão na rua Alziro Zarur, bairro Boa
Esperança. Durante o horário normal as atividades se estende até as 17 horas,
enquanto no horário de verão o horário é sempre faz 16 às 18 horas. Os
responsáveis legais pelas crianças são obrigados a comparecem no grupo
escoteiro para o ingresso da criança na Alcateia. Após a primeira apresentação
da criança, os pais são convidados a acompanharem as atividades sempre que
possível.
Os
interessados na Alcateia poderão participar de até três reuniões, sem o
registro formal e o pagamento de mensalidades. Após este período de observação
a criança decidirá se vai fazer parte efetiva da Alcateia. Outras informações
sobre o valor das mensalidades, custos de registros e uniformes poderão ser
esclarecidos diretamente com a chefia do ramo ou com a direção do grupo
escoteiro.
No caso de qualquer atividade fora da sede e fora do horário normal,
será encaminhada previamente aos pais, informações sobre a atividade, por
escrito e com assinatura da chefia do grupo escoteiro, solicitando sua
autorização. Somente crianças registradas e com autorização dos pais poderão
participar de atividades externas.
A Alcateia é formada por crianças, por isso necessita de extrema atenção
durante a realização das atividades, principalmente em relação à segurança, de
forma a evitar acidentes e garantir o bem estar dos lobinhos. As observações e
ações referentes à segurança são baseadas no documento “Manual de segurança”
produzido pela UEB, de forma que a chefia esta sempre atenta para evitar qualquer
transtorno para as crianças e os pais. Ressalta-se que os pais são responsáveis
pela guarda dos lobinhos após o término das atividades, previamente
estabelecido.
Senhores pais, o sucesso do desenvolvimento dos seus filhos dependerá da
vossa participação e apoio. Por isso, acompanhem seus filhos no escotismo,
venham conhecer os chefes, as atividades, os locais onde as crianças
desenvolvem suas atividades. A Alcateia Monteiro Lobato estará sempre de portas
abertas a vocês.
Mensagens
aos pais
As
atividades realizadas na Alcateia, nas quais os lobinhos adquirem as
competências, são organizadas em ciclos de programas, os quais apresentam
duração de 2 a 4 meses, dependendo da velocidade de desenvolvimento de cada
lobinho. Este tempo é individual, ou seja, cada lobinho terá acompanhamento
individual para o reconhecimento do seu desenvolvimento e receberá auxílio nas
competências que apresentar dificuldades.
As
competências são usadas pelos chefes no processo de avaliação dos lobinhos,
servindo como indicadores do seu desenvolvimento. Para tornar este processo
educativo mais atraente às crianças, foi criado um sistema de progressão
pessoal para o ramo lobinho. Este sistema é constituído de cinco trechos,
chamados de caminhos, onde os lobinhos são convidados a percorrer e adquirir as
competências e habilidades distribuídas em cada caminho, os quais recebem os
seguintes nomes:
1º Caminho
do integrar – ao final deste ciclo o
lobinho participa da cerimônia de integração e da promessa e recebe o distintivo
de progressão “lobo pata tenra”.
2º Caminho
do descobrir – ao final deste ciclo o
lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo saltador” e está liberado para
começar a conquistar especialidades e a trabalhar na conquista da insígnia
mundial do meio ambiente.
3º Caminho
do rastrear – ao final deste ciclo o
lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo rastreador”.
4º Caminho
do caçar – ao final deste ciclo o
lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo caçador”.
5º Caminho
das estrelas – ao final deste ciclo o
lobinho recebe o distintivo especial do cruzeiro do sul, considerado o grau
máximo de progressão do ramo lobinho.
Nós
convidamos aos pais dos lobinhos a participarem das reuniões e a conversarem
com o Akelá sobre as atividades da Alcateia e o desenvolvimento pessoal dos
seus filhos. Conhecendo a estratégia educativa da nossa Alcateia os pais
poderão contribuir em casa com o desenvolvimento dos filhos. Certamente, com a
ajuda dos pais poderemos atingir nossos objetivos educativos com maior
qualidade, o que será positivo, em todos os sentidos, para as crianças.
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