REGIÃO DE
MATO GROSSO
2º GRUPO
ESCOTEIRO UNISELVA
PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL
Ramo Lobinho
|
Data: 28/02/2015
|
Ciclo: 01/2015
|
Reunião: Normal
|
Tema da Reunião
(se houver): Lobinhos em Ação
|
|||
Objetivos da
Reunião: Despertar nas crianças o interesse em participar da Alcatéia
|
|||
Ênfase
trabalhada segundo o “diagnóstico”:
|
Área de
Desenvolvimento Enfocada: F (X)
A ( X) C
( X) E ( ) I
(X ) S ( X)
Duração
|
Itens da Reunião
|
Responsável
|
Avaliação
|
Material
|
|
0:20
|
IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
|
|
|
|
|
0:10
|
Quebra
Gelo: Dinâmica do nome
|
Baguera e Andréia
|
|
|
|
0:10
|
Momento
do chefe: O que é a Alcatéia, quais os membros, formação e vozes de comando
|
Akelá e Bebeto
|
|
|
|
0:05
|
Canção:
Para ser lobinho
|
Todos
|
|
|
|
0:05
|
Banheiro
e hidratação
|
Todos
|
|
|
|
0:10
|
Jogo:
Corrida de saco
|
Kaa/Leticia
|
|
1 saco por matilha
|
|
0:10
|
Jogo:
Corrida do ovo
|
Lucilene
e Andreia
|
|
4 colheres, 4 bolinhas
|
|
0:05
|
Banheiro
e hidratação
|
Todos
|
|
|
|
0:10
|
Jogo:
Corrida maluca
|
Letícia/Kaa
|
|
3
cordas ou sisal
|
|
0:10
|
Jogo:
Pernas Juntas
|
Baguera e Kaa
|
|
Bolas,
tiras de pano
|
|
0:05
|
Banheiro
e hidratação
|
Todos
|
|
|
|
0:10
|
Avaliação
e conversa com os lobinhos
|
Todos
|
|
|
|
0:05
|
Chamada
|
Akelá
|
|
|
|
0:20
|
IBOAGU
(Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
|
|
|
|
|
Avisos:
|
|||||
Jovens:
Entregas:
O que?
|
|||||
1-
Obs. a Reação na participação; 2- Verificando seu Desempenho
Como
Avaliar a Atividade:
3-
Considerando a Aprendizagem; 4- Obs. a sua Conduta Duradoura
|
|||||
Objetivos
educacionais trabalhados na reunião de seção conforme a faixa etária e
período de desenvolvimento
|
|||||
Infância
Média (Pata Tenra e Saltador)
|
Infância
Tardia (Rastreador e Caçador)
|
||||
Sei que posso fazer o meu melhor para participar da
Alcatéia.
|
Sei o que posso e devo fazer para ajudar da melhor
maneira os meus colegas a conhecer a Alcatéia e participar.
|
||||
*Adaptado a partir
das necessidades da seção, a partir das discussões entre a equipe de
escotistas.
Atividades do dia
28/02/2015
Quebra gelo: Dinâmica do Nome
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro
da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto
qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito
por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o
gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o
primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto
dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos
pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número
máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8
pessoas.
Canção: Para ser lobinho
PRA SER LOBINHO É PRECISO TER UM, UM BONÉ AZUL E O SEU UNIFORME, É
PRECISO SABER, AS LEIS DA JÂNGAL, E FAZER SUA PROMESSA. HÁ UM MUNDO BEM MELHOR,
TODO FEITO PRA VOCÊ, É O MUNDO ESCOTEIRO, QUE O BADEN FEZ.
Jogo: Corrida de
saco
Para fazer o
revezamento marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida.
Cada participante deve entrar no saco e ao ser dado o sinal os lobinhos, aos
pulos, precisam cruzar a linha de chegada, em seguida voltar e passar o saco
para o próximo da matilha. Vence a matilha que terminar primeiro. Os tombos são
inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.
Jogo: Corrida do Ovo
O
lobinho de cada matilha deve segurar a colher com uma das mãos e fazer o
percurso com obstáculos de ida e volta sem derrubar o ovo; em seguida passar a
colher com o ovo para o próximo da fila, vence a matilha que terminar primeiro.
Jogo: Corrida
Maluca
Material:
3 cordas Descrição: Matilhas formadas em fila. Na área de jogo demarcar um
percurso em linha reta. Em frente das matilhas, estender a cada 3 metros uma
corda que atravesse toda a área de jogo. Trata-se de uma corrida, porém com as
seguintes características. A primeira etapa é a corrida do caranguejo. O
lobinho sai da matilha e, de barriga para cima e com os pés e mãos no chão,
deverá fazer o percurso até a primeira corda. Ao passar pela corda,
"transforma-se" em sapo. Deverá, então, seguir pulando até a segunda
corda. A partir daí, o lobinho será uma cobra e deverá seguir rastejando até a
terceira corda. Ao chegar na terceira corda, levanta-se e retorna correndo à
matilha, batendo na mão do segundo lobinho e colocando-se no final. Sai o
segundo e repete a tarefa. Ao lado de cada corda é bom ter um chefe lembrando
como o percurso deve ser cumprido. Vence a matilha que terminar o percurso
primeiro.
Jogo: Pernas juntas
Objetivo
companheirismo
Material:
tira de pano ou de tnt 3 bolas
Desenvolvimento:
amarrar a perna direita de uma criança com a perna esquerda da outra criança,
dado o sinal corre abraçado e chutando uma bola até o ponto de chegada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário