SINAIS DE PISTA
Existem vários sinais de pista, abaixo apresentamos os mais utilizados no escotismo.
É uma boa atividade de observação. Primeiro você deve aprender os sinais de pista utilizados para comunicação nas trilhas de florestas e nos campos. Alguns, são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores. Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um f se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas. Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os escoteiros iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.
Regras para a montagem de uma trilha com sinais de pista:
A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos. Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo.
Ande devagar e com os olhos bem atentos.
- Os sinais são feitos à direita dos caminhos.
- Os sinais devem ser visíveis.
- Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas.
- Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo.
- Nos cruzamentos de estradas deve ser sempre colocado o sinal "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas.
- Nos lugares movimentados devem ser feitos muitos sinais.
- Os sinais devem ser traçados obedecendo a condição do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros. Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha e sim adotados geralmente.
- Vários são os sinais empregados em nossas atividades. Outros podem ser convencionados pela patrulha. Nos desenhos apresentados, damos indicações dos principais. O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exita algum, e sobretudo onde há "caminho a evitar".
A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos. Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo.
Ande devagar e com os olhos bem atentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário