Dintintivos
Olá!
Abaixo segue breve explicativo dos distintivos mais usados no escotismo, principalmente no ramo Lobinho, espero que gostem, no decorrer do mês atualizo com mais distintivos e insígnias, um grande abraço
Distintivo de Promessa Lobinho - uso ramo lobinho (alcatéia)
Entregue ao Lobinho quando da cerimônia em que presta sua Promessa, juntamente com o Certificado de Promessa de Lobinho, é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.
Distintivo de Promessa Escoteira - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto durante a cerimônia que presta sua "Promessa Escoteira", é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.
Lenço do Grupo Escoteiro - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto quando faz sua primeira promessa, (aqueles que estão ingressando no movimento escoteiro, ou renovando a promessa, aqueles que são transferidos de outros grupos e por todos utilizados durante o tempo em que se mantiver a vinculação com o grupo).
Lenço Nacional - uso específico
Deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional e por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais.
Listel da Região Escoteira - uso geral
É usado por todos os membros da UEB de uma mesma Região. Colocado na manga direita da gandola.
Distintivo Numeral do Grupo Escoteiro - uso geral
É usado por todos os integrantes de cada Grupo Escoteiro. Colocado na manga direita da gandola abaixo do Listal da Região Escoteira.
Distintivo Brasil - uso geral
É usado por todos os membros adultos e juvenis, identificando-os como vinculados ao Escotismo Brasileiro, principalmente em atividades internacionais. Colocado acima do bolso direito.
Distintivo Anual - uso geral
Identifica os membros da UEB que renovaram seu Registro Individual para o ano a que se refere. Deve ser usado por todos os membros juvenis e adultos durante o ano a que se referir. Colocado acima do bolso direito, entre o bolso e o o Distintivo Brasil.
Estrelas de Atividade - uso geral
Destacam o tempo em anos de participação escoteira de membros adultos e juvenis. Para cada ano de atividade, o membro poderá usar, uma estrela de seis pontas bordada em branco sobre fundo circular da cor correspondente a cada Ramo. Duas ou mais estrelas conquistadas em um mesmo Ramo poderão ser substituídas por uma única, igual às que substitui, tendo ao centro um círculo em cujo interior aparece o algarismo arábico correspondente ao número de estrelas substituídas. Usado acima do bolso esquerdo.
Especialidades - uso geral
A Diretoria do Grupo, conferirá ao Lobinho, ao escoteiro ou ao Sênior o direito de usar distintivos de Especialidade, de acordo com as seguintes normas:
As especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimento:
- Ciência e Tecnologia - Cultura - Desporsportos - Serviços - Habilidades Escoteiras
Conquistando Especialidade, Lobinhos, Escoteiros e Seniores recebem o Certificado de Especialidade e o distintivo:
Amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3;
Lobinhos e Escoteiros ao serem transferidos para o Ramo subsequente, continuam usando os distintivos correspondentes às Especialidades conquistadas no Ramo de Origem, que são substituidos de acordo com o nível que for atingindo.
Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.
Distintivo de Atividade - uso geral
A participação em atividades escoteiras ( internacionais, nacionais, regionais, sub-regionais e locais ) permitirá aos participantes utilizar, nos seis meses subsequentes, no bolso direito da camisa, em posição central, o respectivo distintivo da atividade. Só é permitido o uso de um único Distintivo de Atividade.
Distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro - uso geral
Quando utilizando o traje ou o uniforme Escoteiro, os sócios da UEB, como membros da Fraternidade Escoteira Mundial, poderão usar este. Colocado mais alto do que a de qualquer outro distintivo usado acima do bolso esquerdo da camisa, disposto sobre a linha central do mesmo bolso. O distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro tem suas cores, desenhos e dimensões definidos pelo Bureau Mundial de Escotismo.
Pata-tenra - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 7 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.
Lobo-saltador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 8 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.
Lobinho com 9 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.
Lobo caçador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 10 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.
Distintivo de Matilha - uso ramo lobinho (alcatéia)
Usado pelo lobinho na cor que dá nome à Matilha. Deve ser usado na manga esquerda da camisa, cerca de 5 cm abaixo do ombro. É um triangulo equilátero com 3,5 cm de lado, em tecido.
Distintivo de Primo - uso ramo lobinho (alcatéia)
Colocado na "portinhola" do bolso esquerdo da camisa, em posição centralizada.
Insígnia Cruzeiro do Sul
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia que possuir, no mínimo, 5 (cinco) Especialidades, distribuídas entre pelo menos três (3) Ramos de Conhecimentos; a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; tenha participado de, no mínimo, três atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia; ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia; e saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro.
Insígnia Conservacionismo
É dividida em três etapas, e a melhor sugestão segunda a UEB para se conquistar esta insígnia é da seguinte forma: Marron ramo Lobinho; Verde Ramo Escoteiro e Azul Ramo Pioneiro
Com as imagens abaixo espero que todos entendam aonde se localiza cada insígnia e cada distintivo, espero que muitos de nosso lobos alcancem o Cruzeiro do Sul, grau máximo deste ramo, ou a etapa marron da Insígnia do conservacionismo juntamente com muitas especialidades.
Boa sorte a todos e "Melhor Possível"
Nenhum comentário:
Postar um comentário