sábado, 21 de novembro de 2015

Jogos quebra gelo

Quebra Gelos:Telefone da Jângal; Conhecendo-nos; Transportando o ferido; Tocar as cores; Espelho meu; Caranguejos estão soltos.


Férias acabando, aí vem o pensamento: “que farei de atividade?”; graças a isso trouxe hoje alguns quebra gelos, eles eram destinados ao ramo lobo, mas fiz algumas adaptações para que fossem aplicados a qualquer ramo, e fora do ME também, espero que gostem! Depois de aplicá-los conte-nos como foi sua experiência, ok?

QUEBRA GELO: Telefone da Jângal
Comente que os lobinhos se comunicam falando as coisas um para os outros, e que quando as distancias são muito grandes eles gritam para o outro, sempre cuidando para que a mensagem recebida seja passada da forma mais correta possível.
Os lobinhos formam uma fila indiana em frente ao Akelá, com distancia de 1m do outro. Akelá diz uma frase curta no ouvido do primeiro, que tem de virar para trás e repetir para o segundo, e este para o terceiro até chegar ao ultimo, que gritará a mensagem para Akelá, se a frase estiver certa, o ultimo sai correndo e toma o primeiro lugar da fila, se não, Akelá fala outra frase. Deve-se estimular para que eles o façam bem rápido e trocar constantemente as posições da fila.
Para adaptá-lo à tropa escoteira/sênior basta falar que em Mafeking os escoteiros precisavam passar uma mensagem ao campo de batalha antes que a tropa inimiga os escute e por isso tinham que zelar para que a mensagem chegasse correta até o outro lado do campo; o chefe cria alguma mensagem que manda os meninos passar adiante.  Para o ramo pioneiro, basta dizer que o rei precisava enviar a mensagem ao outro reino, mas como não podia sair de seu trono, então os cavaleiros precisavam conduzi-la pelos campos até que fossem entregue.
Ambientes fora do ME, pode-se colocar como que as informações devem ser dadas sem acrescentar mais coisas, e que quando se acrescenta algo começa-se a ficar propício às fofocas que são algo destrutivo.


 QUEBRA GELO: Conhecendo-nos
Forma-se um círculo com os participantes. O participante que inicia diz seu nome. O segundo, da esquerda diz o nome do primeiro e também o seu. O terceiro diz o nome do primeiro, o nome do segundo e depois o seu, e assim sucessivamente. Os que erram devem ser ajudados, sem nenhum tipo de censura. Como para os últimos fica mais difícil, faz-se a atividade na direção inversa. O jogo termina quando todos conseguirem dizer o nome de cada um.


QUEBRA GELO: Transportando o ferido
Formaram-se trios.  O jogo tem por objetivo ensinar o transporte de feridos, ensina-se duas maneiras de fazer o transporte. Quando dado o sinal, o trio deve selecionar um deles para fazer o papel do ferido, este será transportado pelos outros dois, e quando passassem da marca de chegada, deverão mudar o jeito de transporte e também o ferido, e voltar para o inicio.  Abaixo segue o desenho das maneiras de transporte a serem ensinadas neste jogo.
Deve-se tomar cuidado com este jogo, o fato de terem de carregar o outro deve gerar risos e não competição, zele para que não interpretem a marca de chegada como uma competição, instrua-os de que não há tempo, mas que devem usar este jogo para juntos aprender a fazer um socorro. Os que fizerem os dois movimentos abaixo devem repeti-lo com posições inversas em seu trio, quando ver que todos trios conseguiram fazer os dois movimentos, encerre o jogo para que não se torne chato.
Ressalte de acordo com o ramo: o lobinho precisa saber socorrer um companheiro homem ferido; o escoteiro/sênior tem obrigação de saber os primeiros socorros; o pioneiro precisa sempre praticar o socorro para estar pronto em “toda e qualquer ocasião”. Num ambiente fora do ME pode-se dizer que sempre é necessária a prevenção.

 

 QUEBRA GELO: Tocar as cores
Comentar que os lobinhos na Jângal gostam muito de correr e mexer nas coisas mais estranhas que vêem.  O escotista dirá uma cor e os lobinhos devem encontrar algo daquela cor e tocar, mas precisam ser rápidos, pois o escotista vai falando cores a cada momento.
Para o ramo escoteiro e sênior deve-se contar que os meninos zulus quando na floresta precisavam estar espertos e saberem identificar as cores pra que possam identificar seus inimigos e por isso serão testados com relação à sua esperteza. No ramo pioneiro, cada reino tem um brasão de cor diferente, o bom cavaleiro deve estar atento às cores para não invadir um reino que seja inimigo e, portanto os cavaleiros serão testados para se certificarem de que o seu elmo não está fazendo seus olhos distorcerem as cores.
No mundo empresarial e estudantil pode-se simplesmente dizer que é necessário estar atento aos mínimos detalhes e observar as coisas ao seu redor e ter boa percepção os fará ter vantagem neste jogo, por isso os que nunca notam sua volta serão mais lentos que os que tiverem maior percepção, assim deverão se policiar para poderem notar as coisas ao seu redor, como o mundo exige.

QUEBRA GELO: Espelho meu
A alcatéia/tropa/clã/grupo forma um círculo. Um integrante fica no centro. Os componentes do circulo vão marchando, cantando uma canção ou batendo palmas. Ao sinal do escotista/condutor, o integrante do centro coloca-se na frente de um dos integrantes do circulo e executa ações que o outro deverá imitar como se estivesse em frente um espelho; se o integrante do centro estender o braço direito, o do circulo deve estender o esquerdo. Após uma serie de ações, o integrante do centro fica no lugar do integrante do circulo e quem o imitou vai para o centro, trocando de lugar, e o jogo continua até que todos participem.

Esse os lobinhos adoram:

QUEBRA GELO: Caranguejos estão soltos
Marcam-se duas linhas no chão. Deve-se dizer que nesta região existem muitos caranguejos, e que os lobinhos vão mostrar que são mais rápidos e conseguem correr mais que eles. Todos devem colocar os pés e mãos no chão e com a barriga para cima correr como caranguejos até a outra linha e voltar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Convite aos pais.

Exibindo image.png

Errata: O evento ocorrerá no dia 21 de novembro de 2015. Solicitamos ampla divulgação aos pais e responsaveis dos lobinhos e das lobinhas do Grupo Escoteiro Uniselva.

Pedimos aos pais que desejarem e puderem doar sorvetes para os lobinhos, desde já agradecemos.

sábado, 7 de novembro de 2015

ESPECIALIDADE. CAMINHOS

COMO CONQUISTAR UMA ESPECIALIDADE
O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas "dicas", a respeito do assunto. Então, aqui vai:

Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia
O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar "doutores" nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de "especialista" em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.

Abaixo os "Caçadores de Distintivos"
Não adianta tentar desenvolver um "monte" de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.

Para ser um "Especialista", procure um "Especialista"
O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluidas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.



Dicas para os Chefes de Seção
Procure montar uma lista de pessoas que possam ajudar os jovens a desenvolver as Especialidades, como orientadores ou examinadores, levando em conta a capacidade de cada um, tendo em vista sua idade, condição socio-econômica, etc.
Ninguem é obrigado a saber tudo. Se você não domina determinado assunto, não tenha vergonha de procurar quem domine. E afinal, acompanhando o desenvolvimento daquela Especialidade pelo jovem de sua Seção, você acabará aprendendo um pouco mais
Procure incentivar nos jovens o desejo de desenvolver Especialidades. Apesar de parecer apenas um aumento da carga de trabalho, às vezes já bastante grande, é uma excelente maneira de despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado, e de ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento. O que, afinal, é o nosso propósito...


RAMOS DE CONHECIMENTO
As Especialidades estão divididas em Ramos de Conhecimento, ou seja, conforme as áreas em que se enquadram cada uma das especialidades.
Abaixo você encontra um detalhamento sobre cada um dos ramos existentes, assim como as especialidades que o integram.

Ciência E Tecnologia
O Ramo Ciência & Tecnologia inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica, e cobre temas que vão desde a agricultura até a cibernética. A esfera armilar e o microscópio representam este Ramo de Conhecimentos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA Aeromodelismo Aquariofilia Arqueologia Arquitetura Astronáutica Astronomia Automodelismo rádio controlado Ciências da Terra Comunicações Echolink Eletrônica Energia Engenharia Engenharia Sanitária Entomologia Espeleoturismo Geografia Geologia GPS Informática Metereologia Mineralogia Oceanologia Paleontologia Planador Química Robótica Técnica Aeronáutica Web design Zoobotânica




Cultura
O Livro Aberto e a Palheta do pintor foram escolhidos para representar o Ramo de Conhecimentos da CULTURA. Este Ramo envolve as manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza cultural.

CULTURA Arte da Marinharia Artes Cênicas Arte em Origami Artes Gráficas Artesanato Coleções Cultura Brasileira Dança Dança Folclórica DJ Estudos da Bíblia Fotografia Fotografia Digital Genealogia Grafite História Aeroespacial História Brasileira História da Arte História Local História Marítima História Mundial Leis Leitura Literatura Mágica e Ilusionismo Malabares Multimídia Música Numismática Oratória Pintura e Desenho Artístico Pintura em Tela Plastimodelismo Produção Áudio Visual Tradições Tradições Indígenas Videogame

Desportos
O Ramo DESPORTOS relaciona-se ao interesse do homem pelas atividades físicas que ajudam a preservar a saúde, a melhorar a qualidade de vida e a superar a si mesmo. Para representar os DESPORTOS, foram escolhidos os Aros Olímpicos e a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em caráter definitivo ao se pornar, em 1970, o primeiro tri-campeão de futebol.

• DESPORTOS Arco e Flecha Artes Marciais Basquetebol Canoagem Capoeira Ciclismo Corrida de Orientação Corrida de Rua Escalada Estudos Desportivos Excursões Futebol Futebol de Mesa Gamão Ginástica Handebol Hipismo Hipismo Rural Le Parkour Mergulho Autônomo Amador Mergulho Livre Montanhismo Mountain Bike Natação Paraquedismo Patinação Pesca Prática Desportiva Slackline Skateboard Surf Técnicas Verticais Tênis Triatlo Vela Voleibol Xadrez

Serviços
O Ramo SERVIÇOS envolve as especialidades que se voltam, por excelência, para a prestação de um serviço de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a saúde, a religião, as tarefas de natureza doméstica ou comunitária e outras formas de servir. A Cruz e a Pá de Pedreiro representam o Ramo dos Conhecimentos dos SERVIÇOS.

• SERVIÇOS Administração Agricultura Alfabetização Animação da Fé Aqüicultura Babá Barismo Biblioteconomia Bolsa de Valores Braille Carpintaria Cartografia Comércio Exterior Confeitaria Construção Civil Costura Criação de Animais de Estimação Cuidados Bucais Culinária Vegetariana Decoração Defesa Civil Defesa Nacional Empreendedorismo Encadernação Entrega de Mensagens Estilismo Etiqueta Faixa do Cidadão Horticultura Informações Jardinagem Libras Turísticas Inclusão Internet Investigação Jornalismo Lides Campeiras Línguas Manutenção Elétrica Maquiagem Marcenaria Mecânica Aérea Mecânica de Automóveis Mecânica de Motor de Popa Minhocultura Navegação Aérea Nutrição Observação Aérea Paisagismo Pintura Prevenção ao Alcoolismo Prevenção ao Crime Prevenção ao uso de Drogas Prevenção de Incêndio Prevenção em Saúde Primeiros Socorros Produção de Laticínios Propaganda e Marketing Radioamadorismo Radioescuta Reciclagem Reparos Domésticos Reparos em Fibra Salvamento Secretariado Segurança Segurança Doméstica Segurança no Trânsito Serralharia Sinalização Sobrevivência Socorrismo Topografia Trabalho Voluntário Vendas Vitrines

Habilidades Escoteiras
O Ramo HABILIDADES ESCOTEIRAS relaciona-se mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu próprio proveito e no interesse da Seção que integram. O nó de escota duplo representa as HABILIDADES ESCOTEIRAS.

• HABILIDADES ESCOTEIRAS Acampamento Almoxarifado Cidadania do Mundo Culinária Fogo de Conselho História do Escotismo Marinharia Pioneiria Rastreamento Técnicas de Sapa


DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADES
Atendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do responsável pela Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades, consoante as seguintes normas:
1.                   As Especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;
2.                  cada Especialidade poderá ser conquistada em 3 (três) níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;
3.                  cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivo específico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o GUIA DE ESPECIALIDADES;
4.                  Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL Ramo Lobinho Data: 07/11/2015

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
   
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
       PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO SEMANAL
Ramo Lobinho
Data: 07/11/2015
Ciclo: 03/2015
Reunião: N
Tema da Reunião (se houver): Rumo às especialidades
Objetivos da Reunião: palestra criação animais domésticos e jardinagem
Ênfase trabalhada segundo o “diagnóstico”:
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  ( X)       A  (  )       C  ( X)        E  (   )        I  (X )        S  ( X)
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Avaliação
Material
0:15
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)



0:05
Quebra Gelo: Canção Tique Tique
Kotick e Bagheera


0:05
Momento do chefe: Falar aos lobos sobre a possibilidade de conquistarem especialidades com as atividades do dia  (palestra animais e jardinagem)

AKELA

Documentos em anexo
0:40
Palestra  com José Ricardo (criação de animais domésticos)
José Ricardo


0:05
Hidratação/ banheiro



0:05
Jogo 1: Passa anel com canudinho
Raksha e Baloo

Palitos sorvete ou de dente
0:40
Jardinagem (etapa 1 de 2)
Alberto

Com Alberto
0:05
Hidratação/ banheiro



0:05
Chamada e momento chefia com sua matilha
Todos


0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 


Avisos: 

























Canção Tique Tique  (QUEBRA GELO)
1.       Chefe: “Eu chamei o meu doutor”  (todos repetem e gesticulam dançando conforme o chefe)
E ele me disse que eu tenho Tique (2xs)
Eu tenho tique (2xs)
Tique, tique (2xs)
2.       Eu chamei o meu doutor
E ele me disse que eu tenho mecho com o braço (2x)... eu tenho tique(2x)... tique tique(2x)
3.       Eu chamei o meu doutor (2x)
E Ele me disse que eu mecho com a perna (2x)... eu tenho tique(2X)... tique tique(2x)
4.       ...continua acrescentando outros tipos de tique, e sempre mexendo todos os membros dos tiques já citados anteriormente, simultaneamente!!!
5.       O último: quando já houver uma grande quantidade de tiques, que já fica difícil de fazer todos os movimentos  juntos!!!

MOMENTO DO CHEFE
Rumo às especialidades: criação de animais de estimação e Jardinagem.
Em uma conversa rápida, o chefe mostrará aos lobos sobre a possibilidade de conquistarem as especialidades, cuja introdução será dada neste dia. (ver documentos em anexo para explanar aos lobos)
Palestra com veterinário José Ricardo
Criação de animais de estimação.
Para o dia 14, o lobo interessado em tal especialidade deverá trazer um relatório técnico de acordo com os requisitos desta, e em caso de necessidade, agendar o planejamento das atividades práticas com KAA.
Jogo 1: passa anel com canudinho
Separar em matilhas. Cada matilha, posicionadas em fila indiana.
Cada  lobinho com um palitinho (de sorvete ou de dente, sem as pontas) na boca, tem que passar um anel ao amigo seguinte, sem usar as mãos.
Vence a matilha que terminar mais rápido!

Jardinagem com Alberto e colega

Criação de floreira.  Módulo 1 de 2.
Chefe Alberto e colega farão atividade sobre jardinagem e após o módulo 2, que será administrado no dia 14, cada chefe orientará os lobos de sua matilha sobre quais tópicos precisarão acrescentar para conquistarem a especialidade de Jardinagem.L
Ramo Lobinho
Data: 07/11/2015
Ciclo: 03/2015
Reunião: N
Tema da Reunião (se houver): Rumo às especialidades
Objetivos da Reunião: palestra criação animais domésticos e jardinagem
Ênfase trabalhada segundo o “diagnóstico”:
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  ( X)       A  (  )       C  ( X)        E  (   )        I  (X )        S  ( X)
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Avaliação
Material
0:15
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)



0:05
Quebra Gelo: Canção Tique Tique
Kotick e Bagheera


0:05
Momento do chefe: Falar aos lobos sobre a possibilidade de conquistarem especialidades com as atividades do dia  (palestra animais e jardinagem)

AKELA

Documentos em anexo
0:40
Palestra  com José Ricardo (criação de animais domésticos)
José Ricardo


0:05
Hidratação/ banheiro



0:05
Jogo 1: Passa anel com canudinho
Raksha e Baloo

Palitos sorvete ou de dente
0:40
Jardinagem (etapa 1 de 2)
Alberto

Com Alberto
0:05
Hidratação/ banheiro



0:05
Chamada e momento chefia com sua matilha
Todos


0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo) 


Avisos: 

























Canção Tique Tique  (QUEBRA GELO)
1.       Chefe: “Eu chamei o meu doutor”  (todos repetem e gesticulam dançando conforme o chefe)
E ele me disse que eu tenho Tique (2xs)
Eu tenho tique (2xs)
Tique, tique (2xs)
2.       Eu chamei o meu doutor
E ele me disse que eu tenho mecho com o braço (2x)... eu tenho tique(2x)... tique tique(2x)
3.       Eu chamei o meu doutor (2x)
E Ele me disse que eu mecho com a perna (2x)... eu tenho tique(2X)... tique tique(2x)
4.       ...continua acrescentando outros tipos de tique, e sempre mexendo todos os membros dos tiques já citados anteriormente, simultaneamente!!!
5.       O último: quando já houver uma grande quantidade de tiques, que já fica difícil de fazer todos os movimentos  juntos!!!

MOMENTO DO CHEFE
Rumo às especialidades: criação de animais de estimação e Jardinagem.
Em uma conversa rápida, o chefe mostrará aos lobos sobre a possibilidade de conquistarem as especialidades, cuja introdução será dada neste dia. (ver documentos em anexo para explanar aos lobos)
Palestra com veterinário José Ricardo
Criação de animais de estimação.
Para o dia 14, o lobo interessado em tal especialidade deverá trazer um relatório técnico de acordo com os requisitos desta, e em caso de necessidade, agendar o planejamento das atividades práticas com KAA.
Jogo 1: passa anel com canudinho
Separar em matilhas. Cada matilha, posicionadas em fila indiana.
Cada  lobinho com um palitinho (de sorvete ou de dente, sem as pontas) na boca, tem que passar um anel ao amigo seguinte, sem usar as mãos.
Vence a matilha que terminar mais rápido!

Jardinagem com Alberto e colega

Criação de floreira.  Módulo 1 de 2.

Chefe Alberto e colega farão atividade sobre jardinagem e após o módulo 2, que será administrado no dia 14, cada chefe orientará os lobos de sua matilha sobre quais tópicos precisarão acrescentar para conquistarem a especialidade de Jardinagem.