segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Personagens da jângal

Personagens da jângal

Bagheera – Pantera valente
BAGHEERA, a pantera negra que ensinou Mowgli a correr, subir nas árvores e caçar.

FORTES E SÃOS COMO BAGHEERA Eu sou Bagheera, uma ágil e valente pantera negra. Eu me movo rápida e silenciosamente em meio à selva e estou atenta a todos os seus sons e movimentos. Conheço os segredos para sobreviver: um deles é cuidar do corpo para ficar forte e capaz de se defender dos males que podem me atacar.
Cuidar do corpo significa: alimentar-se bem; - manter-se limpo(a); - fazer exercícios físicos; - evitar acidentes; - viver em lugares limpos; - prevenir doenças; Cada um é responsável pelo seu próprio corpo. Se você pretende ter um corpo forte e sadio, faça como eu!
https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331227950421/personagens-da-jangal/bagheera.gif?height=240&width=320

Eu sou Bagheera, ágil pantera.
Valente como a mãe loba, ousada como o búfalo selvagem,arrebatada como o elefante ferido.
 Minha voz é suave como mel silvestre e meu pelo é mais sedoso do que a que a plumagem das aves.
  Eu me movo rápida e silenciosamente em meio á selva e estou atenta a todos os seus sons e movimentos.
Conheço os segredos para sobreviver.
Sou hábil em usar meu corpo e sei me defender dos males que me atacam e assim como ensinei Mowgli ensinarei você amigo lobinho a ser sempre saudável e cuidar do seu corpo









O Baloo vinha pela estrada,
tocando seu tambor, tarará, tatá.
A Baguera acompanhava tocando o violão.
Digdeg, digdeg, digdon.
Tarará, tatá. Digdeg, digdeg, digdon.
Tarará, tatá. Digdeg, digdeg, digdon.
Tarará, tatá. Digdeg, digdeg, digdon.
http://www.lisbrasil.com/imagens/jangal/10MowgliBalooBagueraM.png
















Kaa – Serpente, a sábia e astuta serpente que ensinou Mowgli a pensar antes de fazer as coisas.
ENGENHOSOS COMO KAA Sou Kaa, a serpente. Mas não precisa ter medo, eu não sou venenosa. Sou esperta, experiente e posso ensiná-lo a usar sua inteligência, para que você deixe suas pegadas neste mundo para todo o sempre. Gosto de conhecer coisas novas, pois sou muito curiosa. Lobinhos(as) também devem ser criativos, engenhosos, abertos às novidades. Kaa, sua amiga astuta e fiel, estará sempre a sua disposição. Lembre-se disso!

https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331229237643/personagens-da-jangal/kaa.jpg

Sigilosa me aproximo e me apresento; sou Kaa, a serpente.
 Não precisa ter medo! Eu não sou venenosa.
Sou sagaz e sinceramente acredito que você tem muito a aprender comigo, se souber escutar meu silvo.
Você não vai ser um ¨sabe tudo¨, pois ninguém é.
Mas esta serpente experiente e simpática quer ensiná-lo a usar sua inteligência, para que você deixe suas pegadas neste mundo para todo o sempre.
Gosto de conhecer coisas novas, pois sou muito curiosa. Lobinhos e lobinhas também devem ser criativos, engenhosos, abertos ás novidades.
Kaa, sua amiga astuta e fiel, vai estar sempre a sua disposição.
Lembre-se disso!
















Baloo – Urso, grande amigo da Bagheera.
BALOO, o urso pardo, que apresentou para Mowgli a Lei da Selva e o ensinou a conviver com os outros animais.

https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331230310682/personagens-da-jangal/baloo.gif?height=400&width=327

Meu nome é Baloo. Talvez vocês já tenham ouvido falar de mim. Sou o enorme e sábio urso pardo encarregado de ensinar a Lei aos lobinhos e lobinhas.
Embora eu não saiba dizer palavras bonitas, sempre digo a verdade
Durante anos,meus aprendizes foram filhotes de lobo.
Até que apareceu Mowgli que você já conhece, não é verdade?
A mim coube defende-lo na Roca do Conselho, quando foi apresentado á alcateia juntamente com seus irmãos.Com a ajuda de Bagheera,convencemos todos a aceitá-lo.
Desde aquele dia eu me dediquei a ensinar a lei ao pequeno Mowgli. Ele aprendia com grande rapidez. Era um filhote muito inteligente e suas conquistas me
enchiam de alegria e orgulho.
Vocês, lobinhos e lobinhas, também são filhotes de humanos e, sem dúvida, têm muitas coisas para perguntar e muitas para aprender.
Minha grande tarefa, assim como fiz com Mowgli, é lhes ensinar a Lei do Lobinho, para que vocês possam viver em paz com seus irmãos e irmãs.                                                                       



CANÇÃO DE BALOO
Melodia de "Balaio, meu bem, balaio"

Baloo, professor
Baloo me ensinou
uma lei para viver.
Eu ouço Baloo
só faço o melhor.
Pois feliz eu quero ser.
Sei que tenho alguns defeitos
que preciso superar
com empenho e alegria
sei que posso melhorar.
Baloo, professor
Baloo me ensinou
uma lei para viver.
Eu ouço Baloo
só faço o melhor.
Pois feliz eu quero ser.
















Akela – lobo cinzenta grande e solidário – É o lobo que chefia a Alcateia. Ele guia e orienta os lobinhos
https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331252452875/personagens-da-jangal/akela%20%281%29.jpg

Sou Akelá, um lobo cinzento grande e solitário, sou o líder da alcateia. Sou muito experiente, por isso guio os lobos nas caçadas e os levo por caminhos seguros,
protegendo-os contra os perigos. A alcateia me respeita e eu respeito a lei da Jângal e meus lobos.
do nosso sangue¨, nossa caça era sua caça como diz nossa Lei.
Você pode contar comigo para oque precisar, nunca abandono minha alcateia.
Lobinho aprenda comigo ser sempre justo, proteger sempre o menor, respeitar as nossas leis e fazer sempre o melhor possível.









Kotick – Foca branca
GENEROSOS COMO KOTICK Eu sou Kotick, a foca branca. Minha cor o surpreende? Não me admiro, pois eu também não 70 gostava da minha cor ser diferente da cor das outras focas. Eu só queria ser igual a elas. Mas descobri, com o passar do tempo, que todos somos diferentes uns dos outros e o importante não é como nos vemos, mas como nós somos. É para isso que desejo convidá-lo(a): É para isso que desejo convidá-lo(a): para descobrir o próximo e ajudá-lo a conviver com ele. Você verá como vai ser divertido.
https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331773271272/personagens-da-jangal/whiteseal.png

Eu sou Kotick, a foca branca. 
Minha cor não o surpreende?
Não me admiro, pois eu também não gostava da minha cor ser diferente da cor das outras focas.
Eu só queria ser igual a elas.
Mas descobri com o passar do tempo, que todos somos diferentes uns dos outros e o importante não  é como nos vemos, mas como nós.
somos. E é para isso que desejo convidá-los para descobrir o próximo e ajudá-lo a conviver com ele.
Você verá como vai ser divertido.














FOCA BRANCA
melodia: "A canoa virou"

http://www.lisbrasil.com/imagens/jangal/03Kotick.jpg
Sou Kotick, a foca branca
gosto muito de brincar.
Dou mergulhos, como peixes,
como é bom viver no mar.
Sou amigo e companheiro,
sempre pronto para a judar.
O meu povo só precisa
um bom lugar para morar.
Eu vou buscar,
eu sou capaz,
focas só querem
viver em paz.
Eu vou buscar,
eu sou capaz,
focas só querem
viver em paz.

7 MUITO PRAZER, SOU KOTICK
melodia: "O porquinho" de Toquinho e Vinícius de Moraes
Korick (a foca branca)
Muito prazer, sou Kotick
comigo podem contar.
Ajudo a quem precisa,
sou bom companheiro
em  qualquer lugar.
Sei que tenho direitos,
mas os seus vou respeitar.
Reparto o que tenho,
com os meus amigos.
Vejo quem precisa,
não fico olhando só pro meu umbigo.
Se quiser me chame,
nunca digo não.
Aproveito as chances de ser gente boa,
fazer boa ação.












Rikki-Tikk-Tavi –

https://sites.google.com/a/geitapeva.com.br/lobo/_/rsrc/1331774509410/personagens-da-jangal/Rikki_Tikki_Tavi_.jpg

Meu nome é Rikki-Tikk-Tavi.
Sou um mangusto. Meu pelo e minha cauda se parecem com os de um gato pequeno e sou muito carinhoso e companheiro. Cuido dos que amo e estarei sempre por perto, atento para ver como você está indo e se precisa de minha ajuda.
Pode ter certeza!













RIKKI TIKKI TAVI
Melodia: "Croc, croc", da Xuxa
Rikki Tikki
Tikki Tavi.
O mangusto que um dia
o jovem Teddy acolheu.
Rikki Tikki
Tikki Tavi.
Que prova de amizade que ele deu.
Darzee, o passarinho que vivia no jardim
temia a cobra Nag que do mal estava a fim.
Mas todos se uniram para Nag enfrentar
e Rikki Tikki Tavi, o valente, foi lutar.
Rikki Tikki Tavi
Nag e Nagaína
eram um perigo.
Rikki acabou com eles
defendendo o seu amigo.
Nag e Nagaína
eram um perigo.
Rikki acabou com eles
defendendo o seu amigo.
Rikki Tikki
Tikki Tavi.
O mangusto que um dia
o jovem Teddy acolheu.
Rikki Tikki
Tikki Tavi.
Que prova de amizade que ele deu.



















Rakcha – Mãe loba que amamentou Mowgli e ajudou a sobreviver na selva.
RAKSHA (mãe loba) e PAI LOBO, pais adotivos de Mowgli que cuidaram dele com muito carinho.
El personaje de Raksha denota cariño, atención a cada lobata/o y paciencia; pero también fuerza y responsabilidad. Es un papel un tanto secundario pero importante.

https://sites.google.com/site/tropaviking139/_/rsrc/1401550042535/home/escotismo/ramos/ramo-lobo/historias-da-jangal/personagens-da-jangal/raksha/raksha.jpg?height=191&width=265

Raksha o Demonio (ou Mãe Lobo, como inicialmente chamado) é um personagem fictício Ela é uma fêmea lobo indiano , membro do bando Seeonee, que enquanto amamentando seus próprios filhotes também decide adotar um "filhote" humano que seu companheiro de Pai Lobo  encontrou vagando na selva, nomeando-o "Mowgli" (que significa " sapo "no Discurso da Selva) por causa de sua ausência de pêlos.

Desafiando o tigre Shere Khan , que está determinado a comer o filhote de homem, ela revela que seu nome é Raksha(que significa " proteção ") por causa de sua ferocidade como lutador, e ela vai lutar até a morte para qualquer um dos seus filhotes, natural ou adoptivo.

 Não Raksha não desempenham um grande papel nas histórias Mowgli, mas ocasionalmente oferece seu apoio moral filho adotivo

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO DA VISITA AO PARQUE MÃE BONIFÁCIA Dia 29 de agosto, das 7:30 às 10:45hs.

                               UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 
   REGIÃO DE MATO GROSSO
     2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
       PROGRAMAÇÃO DA VISITA AO PARQUE MÃE BONIFÁCIA

Dia 29 de agosto, das 7:30 às 10:45hs.
Local: Parque mãe Bonifácia, entrada pela Avenida Miguel Sutil.
Chegada: 7:30hs (Receber as crianças com as autorizações – Chefe Benedita e Chefe Andrea)
7:45hs – IBOAGU, informações sobre a  atividade, divisão das matilhas (Akelá, Benedita, Baloo)
8:00hs as 8:40hs – Atividade 1 do 17º Muticon (10min para cada matilha apresentar os cartazes e receber os abraços da comunidade). Um chefe ficará responsável por uma matilha com a ajuda de dois pais.
Observação: Enquanto 2 matilhas estiverem na atividade do abraço, as outras 2 matilhas estarão participando de jogos.  Chefes assistentes responsáveis pelas matilhas: Lucilene, Leticia, Bebeto e Andrea.
8:50hs – Hidratação: Todos
9:00hs – Caminhada até a praça cultural para o lanche coletivo
9:30hs – Hidratação
9:40hs – Jogos
10:00hs – Lanche coletivo
10:30hs – Retorno até a entrada principal
10:45hs – Encerramento das atividades – Chefe Rosilene

Lista de materiais: Cartazes, balões, giz, bola dente de leite, tiras de TNT, talo de mamoeiro ou canudo, canecas, detergente, papel amassado, lenço ou TNT.


ALCATEIA SEEONEE - G. E. Uniselva – 2 / MT
Rosilene Siqueira, Benedita Santana, Alberto Araújo, Lucilene Bastos, Letícia Ferraz e Andrea Franchello


17º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
Ficha de atividade  1
“Abrace Mais”
Ramos: todos
Local: praças, parques
Duração: uma manhã ou tarde
• Introdução
A “Free Hugs Campaign” (Campanha do Abraço Grátis) é uma iniciativa iniciada em 2004 e amplamente divulgada em 2006 por meio de um vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=diccc7je8tg). A mensagem que o vídeo quer passar é que, as vezes, um abraço é tudo o que nós precisamos. “Free hugs” é uma história real de Juan Mann, o homem que se encarregou da solene missão de sair por aí abraçando estranhos na tentativa de trazer novamente o brilho para a vida das pessoas nessa época de pouco convívio social e falta de contato humano. O efeito que a campanha dos abraços criou foi fenomenal.
Não há nada melhor do que um abraço! Essa campanha repercutiu por todo o mundo, inclusive alguns grupos escoteiros já realizaram atividades como essas. E os resultados são sempre o mesmo, o sorriso e a vontade de retribuir mais e mais abraços, modificando e melhorando a vida de pessoas até então desconhecidas para nós.
• Desenvolvimento
Organize seu grupo e sua matilha, chame a chefia e vá até um parque ou uma praça, façam cartazes, levem balões, e convidem as pessoas a abraçar, tirem fotos de toda a atividade e não esqueçam de depois relatar essa maravilhosa experiência, lembrando de consultar as pessoas envolvidas sobre autorização para uso das imagens.
Jogos e Brincadeiras tradicionais para o parque:
Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.”
Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.
Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).
Alerta: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.
Arranca-Rabo: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Carica: Jogo de duplas. Em um espaço amplo, são desenhados no chão vários círculos, distanciados um do outro em, pelo menos, 2 metros. Cada jogador terá um pedaço de papel amassado e achatado (carica) e, um de cada vez, deverá acertar a carica dentro do círculo. Se acertar, o jogador pode ultrapassar um círculo, ou seja, a distância é sempre igual (2 metros). Se errar, ou se a carica sair do círculo, ele volta pro início e fará tudo de novo. Ganha quem atingir o último círculo primeiro.
Peteca com bola
Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de PeŽteka, que em tupi significa “bater”. A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais. Forma-se um círculo, cada lobinho poderá bater na bola com uma mão apenas e não poderá deixar a bola cair, caso contrário ele sairá da brincadeira.
Corre cotia: É uma brincadeira de pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 3 ou 4 anos, conseguem brincar. Para começar, vamos precisar de um lenço ou um pedaço de pano. Brinca-se assim:
1. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
2. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotiaNa casa da tiaCorre cipóNa casa da avó
Lencinho na mãoCaiu no chãoMoça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?Roda: Pode!Criança: Ninguém vai olhar?Roda: Não!
3. Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
4. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.



Jogos de revezamento:
Bolinhas de sabão: É muito fácil fazer a alegria da criançada comprando os kits de bolha de sabão. Mas aqui via uma dica para se fazer essa brincadeira de forma bem tradicional. Adquire-se um talo de mamoeiro e corta-se tirando a folha e a parte mais grossa. Faz-se em um copo espuma de sabão, mergulha-se o canudo e me seguida sopra-se bem de leve fazendo-se as bolas que serão soltas no ar, o lobinho de cada matilha deverá fazer pelo menos uma bolinha para cada passo que ele der tanto na ida quanto na volta. Vence a matilha que terminar primeiro.
Corrida dos Cadarços: Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
Pula Sapo
Corrida de duplas de ida e volta. Cada um deve saltar sobre as costas do parceiro e, como um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem voltar primeiro.
Pular Carniça
Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, pulando sobre o dorso dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas. O primeiro a pulá-lo abaixa-se a seguir, e todos devem pular sobre os dois. O número de carniça vai assim aumentando até que todos ficam curvados. O que foi a primeira carniça levanta-se então e passa a pular sobre os outros, recomeçando assim a outra série.
Túnel
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde osparticipantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel a matilha que cruzar a linha de chegada primeiro.

Canção da Alcatéia
(Musica: Canção do Soldado)
Nós somos de uma alcatéia / de alegres lobos / que não são bobos
A nossa Akelá ensina / ter olho aberto / e ouvido esperto
Andamos pela floresta / no peito e raça / buscando caça
Pois somos de uma alcatéia / de gente esperta / na trilha certa

Nas provas somos campeões / estrelas temos de montões /
Nos jogos ninguém nos ganha / e fazemos a façanha / de vencer competições
Excursionar / é um prazer / ver o sol a despontar / ver a lua aparecer
Nossa alcatéia / ama o Brasil / a nossa terra / de encantos mil.

Canção: Para ser Lobinho

Para ser Lobinho, é preciso ter
Uniforme azul e um bonézinho
É viver agarrado na saia da Kaá
E também da Akelá

Há um mundo bem melhor
Todo feito pra você
É um mundo pequenino
Que o Baden fez. (Repete)

Canção: BOM LOBINHO
(Música: Ciranda cirandinha)

Eu sou um bom lobinho
Escoteiro eu quero ser
E seguindo um bom caminho
Bem depressa eu vou crescer!

A Lei e a Promessa
Eu já aprendi de cor
Vou agora bem depressa
Fazer sempre o melhor!

sábado, 15 de agosto de 2015

Lobinhos e seus chefes


Como explicar a reciclagem às crianças

Como explicar a reciclagem às crianças
Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Por que temos que reciclar
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

Exemplos:
1- Papel – para fabricar uma tonelada de papel é necessário utilizar entre 10 e 15 árvores, 7800 Kw/h de energia elétrica e uma grande quantidade de água. Ao reciclar o papel, se reduzirá o corte de árvores, se economizará energia elétrica e uma grande quantidade de água. Além disso, estaremos protegendo animais como os insetos e os pássaros, que dependem muito das árvores para sobreviverem.
2- Vidro – O vidro é reciclável porque está feito de areia, carbonado de cal, carbonato de sódio, materiais que requerem muita energia para sua fabricação. Para fundir vidro descartável se requer menos temperatura que para fabricá-lo com matéria-prima virgem.
3- Aluminio - Pode-se encontrar alumínio em um mineral chamado bauxita. Para extraí-lo e processá-lo requer uma grande quantidade de energia elétrica, sendo que se obtivermos o alumínio reciclando-o, se economizará quase 95% de energia. 

O que podemos fazer para educar as crianças
Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.
Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:
1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.
4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
5- Evitar impressões de papel desnecessárias.
6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
7- Escolher papéis reciclados.
8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
9- Usar lâmpadas de baixo consumo.
10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares. 












6 brincadeiras para ensinar reciclagem às crianças

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em voga, e que por questão de princípios, coloca a necessidade de ser ensinada às novas gerações. Tendo em vista que os recursos do planeta são finitos, e que muitos deles estão realmente acabando, a prática da reciclagem é a melhor resposta e a solução mais viável para esse problema. Como as crianças serão os adultos de amanhã, e infelizmente viverão tempos ainda mais escassos de recursos naturais, é necessário educá-los sob o lema da sustentabilidade. E existe modo mais legal de ensinar e de aprender do que com brincadeiras? Fizemos uma listinha de algumas brincadeiras para ensinar a prática da reciclagem para as crianças, para que depois de crescidas a reciclagem se torne, de fato, uma coisa séria! Vamos lá?
Acertando o cesto
Essa brincadeira ensina às crianças de quais materiais os objetos são feitos e qual é o cesto correto da coleta seletiva para cada um deles. Com um toque de velocidade e competição saudável, as crianças irão se divertir e aprender brincando! Para essa brincadeira é necessário no mínimo duas crianças; 5 cestos coloridos e com os nomes dos materiais: metal, plástico, vidro, papel e madeira e vários objetos feitos com todos esses materiais. Cada jogador terá um minuto para colocar os objetos nos devidos cestos. Ganha a rodada quem conseguir colocar o maior número de objetos nos cestos corretos em menor tempo!
Jogo de boliche
Daqui pra frente, as brincadeiras já colocam em prática a reciclagem, pois alguns objetos serão transformados e ganharão uma nova função a partir de outros: a função de entreter e divertir! O primeiro deles é o jogo de boliche feito a partir dos seguintes materiais: 8 garrafas pet de 600 ml, areia, papel crepon, jornais e fita adesiva. Como fazer: encha cada garrafa com um pouquinho de areia e tirinhas do papel crepon colorido até a tampa. Feche as garrafas. Para a bola, amasse folhas de jornal e as envolva com fita adesiva para dar firmeza e forma definida. O objetivo do jogo é arremessar a bola em direção às garrafas e derrubar o máximo de garrafas possível!
Jogo de damas
O tabuleiro pode ser feito com uma placa de madeira ou mesmo com uma folha de cartolina, e o seu desenho deverá compreender 64 quadradinhos, 8 na vertical e 8 na horizontal, coloridos de forma intercalada. As 24 pecinhas serão feitas com tampinhas de metal ou de plástico, metade de uma cor e metade de outra. E pronto! Basta posicionar as tampinhas, uma de cada lado nos quadrinhos coloridos, e começar a jogar!
Instrumentos musicais
A construção de instrumentos musicais a partir de material reciclado é divertida e instrutiva. Educação musical e educação ambiental farão parte dessa mesma brincadeira! Os instrumentos serão os seguintes:
·         Tambor: pegue uma lata de leite em pó ou achocolatado vazia. Cole tiras de fita isolante por toda a boca destampada da lata, até cobri-la por completo. Pegue um pedaço de cartolina ou outro papel colorido e envolva a parte cilíndrica da lata. Decore-o como quiser! Para as baquetas, pegue dois lápis e envolva suas pontas com lenços de papel prendidos com fita adesiva. Está pronto o tambor para as crianças começarem a batucar!
·         Chocalho: encha 1/3 de uma latinha de molho de tomate ou uma latinha de refrigerante com pedrinhas pequenas ou açúcar cristal. Passe fita adesiva colorida na tampa, para decorar e evitar de que se abra. Está pronto o chocalho! Basta balançá-lo no ritmo da música.
·         Xilofone: você vai precisar de 5 garrafas de vidro do mesmo tamanho, uma vareta de madeira, água, funil e tinta guache. Encha a primeira garrafa até o gargalo. Para a segunda, e assim sucessivamente, vá enchendo com dois dedos de água a menos.  Colora a água de cada garrafa com gotinhas da tinta guache e mexa bem. Está pronto! Basta você bater cada garrafa com a varetinha para ver a diferença nos sons de cada uma, uns mais agudos e outros mais graves.

Fantoches
Os fantoches de meias velhas ou sem par são uma brincadeira tradicional e fácil de fazer. Você precisará das meias, botões de roupa, novelos de lã coloridos, canetinhas e potinhos de iogurte limpos. Para a confecção dos fantoches vale a criatividade. Nós sugerimos os botões para os olhos, a lã para fazer os cabelos, os potinhos de iogurte para um chapéu e as canetinhas para desenhar outros detalhes. É possível fazer vários personagens e montar uma peça de fantoches reciclados com seus pequenos. Não é demais?
E então, o que achou de nossas sugestões? Já está recolhendo os materiais necessários para fazer as brincadeiras com seus pequenos? Saiba que vocês se divertirão muito juntos e que o futuro dos seus filhos e do planeta agradecerá a educação sustentável dada por você!

Acesse nosso site: www.retroca.com.br