sexta-feira, 5 de julho de 2013

Especialidades


Serviços


 

ADMINISTRAÇÃO

1.       Estar familiarizado com métodos e processos administrativos, tais como: reengenharia, qualidade total, just in time etc.

2.      Entender a necessidade da administração do tempo em sua vida pessoal, demonstrando um alto nível de organização em suas tarefas individuais.

3.      Compor o organograma do Escotismo Mundial, em todos os seus níveis, apresentando-o a sua Seção.

4.      Visitar uma empresa de qualquer ramo de atividade e apresentar ao examinador um relatório que permita determinar sua linha de produção, de comercialização ou de prestação de serviço.

5.      Montar um projeto de aplicação de suas economias pessoais para um período de seis meses.

6.      Apresentar um projeto de crescimento qualitativo e quantitativo de sua Seção, especificando: · Como pode colaborar efetivamente; · Metas e prazos determinados.

7.      Compreender e elaborar demonstrativos financeiros simples.

8.      Conhecer o funcionamento e a importância da Bolsa de Valores no Brasil e no Mundo, estando familiarizado com os termos correspondentes, tais como: IBOVESPA, mercado futuro, day trade, blue chips e outros.

9.      Montar um projeto de constituição de uma empresa fictícia de qualquer ramo, especificando: áreas de atuação, recurso necessário, projetos iniciais, metas e prazos; discutir com o examinador suas idéias de marketing e propaganda a serem utilizados no projeto.


 

AGRICULTURA

1.       Preparar a terra, na presença do examinador, para um pequeno plantio (duas verduras).

2.      Explicar as diferenças entre fruta e verdura, fazendo uma lista dos produtos e anotando as suas principais características (nutrientes).

3.      Conhecer o manejo dos seguintes instrumentos de trabalho: pá, enxada, ancinho e colher de jardineiro.

4.      Realizar um processo de germinação e o transplante de uma planta.

5.      Listar verduras e frutas que se plantam e consomem em maior quantidade em sua comunidade.

6.      Explicar o que é agronomia, agricultura, fruticultura, horticultura, floricultura e hidroponia.

7.      Conhecer de forma geral as máquinas agrícolas tradicionais e modernas, utilizando-as num processo produtivo de um cultivo qualquer.

8.      Fazer uma apresentação sobre a importância da agricultura no Brasil.

9.      Cooperar nas tarefas de uma fazenda durante pelo menos 5 (cinco) dias, à razão de 6 (seis) horas diárias.

10.   Desenvolver uma horta, utilizando a hidroponia.

11.    Verificar os níveis de desgaste da terra e conhecer as ações de recuperação, pelo manejo e remanejo do plantio.

12.    Mencionar as pragas, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os cultivos da região, indicando medidas corretivas naturais.

13.    Ter conhecimentos, adquiridos pela prática, dos seguintes trabalhos: arear, semear, transplantar, cultivar, regar, irrigar, ceifar, colher, secar, encinzar, trilhar, ensacar etc., de acordo com os costumes de região, com as práticas da agricultura local e com os equipamentos existentes.

14.    Conhecer os modos de manter fértil a terra – adubagem (fertilizantes químicos e naturais), rotação das culturas etc. – e quando utilizá-los.

15.    Conhecer plantas medicinais da sua região e seu uso.


 

ALFABETIZAÇÃO

1.       Conhecer a importância da alfabetização para um país.

2.      Conhecer métodos de alfabetização para adultos e crianças.

3.      Integrar um grupo de alfabetizadores voluntário de sua comunidade, ajudando na preparação de material, ensinando na leitura e aplicando atividades recreativas.

4.      Organizar e realizar uma campanha de arrecadação de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e doá-la aos alfabetizadores.

5.      Organizar sessões de leitura de textos em sua família e grupos de amigos, seguindo-se a análise comentada dos textos lidos.

6.      Elaborar um relato de sua experiência ao participar de uma equipe de alfabetização, devendo apresentá-lo a sua Seção.

7.      Conhecer a organização de uma campanha de alfabetização em sua comunidade, colaborando com sua realização.

8.      Capacitar-se como alfabetizador voluntário.

9.      Organizar uma campanha de alfabetização destinada a um mínimo de duas pessoas, durante um período de três meses, em sua comunidade.


 

ANIMAÇÃO DA FÉ

Pré-requisito: Ser adepto praticante de uma religião.

1.       Frequentar com assiduidade e interesse as celebrações de sua religião.

2.      Relatar os principais preceitos da religião que professa e demonstrar que os está cumprindo, consideradas as condições de sua idade.

3.      Reconhecer e explicar os significados dos principais símbolos de sua religião.

4.      Explicar para sua Seção como é a forma de aproximação com o Ser Superior em sua religião (oração / prece / louvor / meditação / ponto / mantra / etc) e dar alguns exemplos.

5.      Demonstrar que sabe contar pelo menos três músicas (cânticos / hinos / pontos / louvores / etc) dentre as utilizadas frequentemente em momentos de expressão coletiva de sua religião.

6.      Participar ativamente de uma celebração em sua comunidade religiosa como organizador, leitor, músico, cantor ou em outra função própria de sua religião.

7.      Conhecer alguns textos de sua religião e encontrá-los nos livros sagrados ou em outras fontes de consulta apropriadas.

8.      Apresentar para o examinador as origens e a história de sua religião.

9.      Correlacionar os artigos da Lei Escoteira ou do lobinho com os seus princípios religiosos e discuti-los com a chefia.

10.   Pesquisar e promover um debate com a sua patrulha ou seção sobre a relação entre a intolerância religiosa e conflitos atuais no Brasil e no Mundo.

11.    Realizar uma pesquisa sobre ao menos quatro religiões, apontando suas similaridades e apresentando o resultado a seção.

12.    Conhecer vultos de sua confissão religiosa que sejam exemplo de vivência dos valores expressos na Lei do Lobinho ou na Lei Escoteira.

13.    Dirigir os momentos de reflexão / expressão de fé em pelo menos três atividades da sua seção, utilizando textos, dinâmicas, orações / preces e música apropriada.

14.    Participar de pelo menos uma ação social realizada por sua comunidade religiosa, na qual se pratica uma boa ação para com os semelhantes.

15.    Demonstrar esforço para ampliar sua formação religiosa, participando de iniciativas proporcionadas por sua comunidade religiosa.


 

AQUICULTURA

1.       Demonstrar interesse pelo cultivo dos seres que habitam os mares, rios e lagos, tanto para a reprodução destinada ao consumo como para a manutenção do ecossistema

2.      Conhecer os cuidados básicos exigidos pela espécie de aquicultura a que se dedica.

3.      Conhecer as modalidades de cultura e os métodos mais aplicados, pesquisando sobre os mais utilizados em sua região.

4.      Manter uma criação, durante um período adequado à espécie a que se dedica, e fazer um prato para ser degustado pela seção.

5.      Conhecer os sistemas de alimentação, reprodução, prevenção de doenças e tratamento de águas ou condições de clima e correnteza.

6.      Visitar uma aquicultura e elaborar relatório para apresentação à Seção, destacando os benefícios resultantes para a comunidade local.


 

BABÁ

1.       Demonstrar que conhece os telefones de emergência de sua localidade.

2.      Descrever regras de segurança a serem observadas quando cuidando de crianças e bebês.

3.      Explicar os cuidados de higiene a observar no trato com crianças e bebês.

4.      Ter noções básicas de primeiros socorros.

5.      Demonstrar como trocar a fralda de um bebê.

6.      Preparar uma mamadeira.

7.      Distrair duas crianças, por mais de quatro horas.

8.      Explicar como tratar com doenças infantis comuns.

9.      Trabalhar como voluntário durante pelo menos cinco períodos, totalizando 20 h, em uma creche, maternal ou jardim de infância, descrevendo seu funcionamento.


 

BIBLIOTECONOMIA

1.       Visitar mais de duas bibliotecas, conhecendo seu funcionamento.

2.      Explicar onde adquirir livros novos e usados.

3.      Ser usuário de alguma biblioteca.

4.      Descrever um sistema de classificação de livros.

5.      Mostrar que os livros que possui estão organizados.

6.      Mostrar que os livros que possui estão organizados.

7.      Descrever as partes de um livro.

8.      Indicar pelo menos seis autores famosos e o gênero a que se dedicam.

9.      Demonstrar os procedimentos adequados para cuidar e conservar os livros.

10.   Explicar quais os insetos que atacam o papel e como evitar seu ataque.

11.    Entrevistar uma bibliotecária e apresentar relato à Seção.

12.    Organizar e realizar uma campanha de aquisição de livros para a biblioteca da Seção.

13.    Demonstrar como encadernar livros.

14.    Apresentar uma lista de pelo menos doze livros recomendados para crianças e jovens.

15.    Montar a ficha bibliográfica de dois livros.




BOLSA DE VALORES

1.       Definir o que é uma Bolsa de Valores.

2.      Explicar a importância da Bolsa de Valores para a economia do país.

3.      Explicar o que são ações de uma empresa.

4.      Conhecer a composição acionária de uma empresa de capital aberto.

5.      Conhecer a estrutura do mercado acionário nacional.

6.      Visitar uma corretora de valores e verificar seu funcionamento, apresentando relatório ao examinador.

7.      Explicar como são feitas as operações de compra e venda de ações.

8.      Explicar a globalização do mercado acionário mundial.

9.      Participar de operação em uma simulação de Bolsa de Valores.


 

CARPINTARIA

1.       Reconhecer cinco tipos diferentes de madeira e suas aplicações.

2.      Utilizar com segurança as diversas ferramentas de carpintaria, tais como serrotes e serras (manuais ou elétricas).

3.      Aplainar manualmente uma tábua de pelo menos 3 m de comprimento

4.      Descrever uma estrutura de telhado de no mínimo 50 m2, em qualquer estilo, incluindo quantidade de materiais a ser utilizado e ferramentas necessárias. Fazer uma maquete do seu projeto em escala.

5.      Conhecer os sistemas de medição de madeira (metragem e cubagem), explicando suas diferenças e equivalência.

6.      Preparar um modelo de forma para concretagem de vigas em concreto armado, explicando métodos de travamento e escoramento de segurança.

7.      Montar uma caixa de ferramentas de carpintaria para uso da Seção ou da Patrulha.

8.      Explicar a diferença entre a montagem de uma forma de madeira para concretar lajes em concreto armado e lajes pré-moldadas.

9.      Visitar uma carpintaria e apresentar à Seção um relato da sua visita.


 

CARTOGRAFIA

1.       Ler uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica.

2.      Orientar uma carta pela bússola e pelo terreno.

3.      Trabalhar com escalímetro, curvímetro, cordão, transferidor, réguas paralelas, rosa-dos-ventos, desvios magnéticos e de agulha e outros instrumentos e dados.

4.      Localizar a posição de um ponto no terreno, assinalando em uma carta utilizando um GPS ( Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global ).

5.      Visitar alguma instituição ou empresa que realize trabalhos de levantamentos topográficos, hidrográficos pu aerofotogramétricos.

6.      Fazer um mapa de um percurso de sua escolha, com bússola e caderno de encargos ou livro de campo, numa extensão de 3.500 m, mostrando os principais aspectos do terreno e o que se encontra em ambos os lados da estrada dentro de distâncias razoáveis, usando a escala de 1:20.000

7.      Demonstrar como funcionam e se representam, em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas, as curvas de nível, as linhas isobáticas, as linhas isogônicas e informações correlatas.

8.      Conhecer os sistemas de escalas e medições de distância utilizadas em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas.

9.      Demonstrar que conhece e sabe utilizar as convenções tradicionalmente utilizadas em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas.

10.   Determinar a distância entre dois pontos escolhidos pelo examinador em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica, apresentando a resposta em quilômetros, milhas terrestres e milhas náuticas.

11.    Identificar os rumos magnéticos necessários para percorrer pelo menos cinco pontos não alinhados em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica.

12.    Identificar pelo menos cinco pontos em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica a partir de coordenadas dadas pelo examinador.


 

CONFEITARIA

1.       Preparar um bolo, uma torta e um pudim para a Seção.

2.      Preparar docinhos caramelados ou glaçados, ou bombons recheados.

3.      Preparar um bolo artisticamente confeitado, com modelo copiado de uma publicação, que deve ser exibida para comparação.

4.      Preparar salgadinhos, arrumando-os em uma bandeja, para servir aos convidados de uma festa.

5.      Identificar os ingredientes necessários para fazer um bolo para 50 pessoas, calculando seu custo.

6.      Preparar um doce a partir de uma receita fornecida pelo examinador.


 

CONSTRUÇÃO CIVIL

1.       Fazer argamassa utilizando as proporções corretas de água, cimento e areia.

2.      Demonstrar como utilizar a colher de pedreiro e peneirar areia.

3.      Improvisar um fio de prumo e usá-lo.

4.      Utilizar as ferramentas usuais do pedreiro.

5.      Conhecer a técnica de colocação de tijolos, levantando uma parede com um ângulo de 90º.

6.      Demonstrar a aplicação do nível e a régua.

7.      Cimentar um pedaço de chão.

8.      Demonstrar como colocar ladrilhos e mosaicos.

9.      Demonstrar como abrir e fechar rasgos em paredes.

10.   Explicar a diferença entre cimento e concreto.

11.    Reconhecer os principais elementos estruturais que formam uma construção.

12.    Rebocar uma parede e fazer arremates de alvenaria em peitoris e soleiras.


 

COSTURA

1.       Relatar a história da costura mundial citando os grandes estilistas que contribuíram para a alto costura.

2.      Pregar botões de dois e quatro furos, colchetes e velcro, e fazer casas de botões.

3.      Cerzir um tecido rasgado com um tamanho mínimo de 3 cm.

4.      Fazer uma bainha de calça.

5.      Fazer um debrum de no mínimo 50 cm de comprimento.

6.      Identificar os tipos de linhas e agulhas utilizadas para costura em pelo menos três tipos de tecidos.

7.      Preparar uma máquina de costura doméstica colocando corretamente a linha e costurar uma peça simples, como por exemplom um lenço escoteiro.

8.      Fazer uma bandeira de semáfora e presentear uma Patrulha Tropa ou Grupo Escoteiro.

9.      Fazer a troca de um zíper.

10.   Confeccionar uma peça de costura útil e necessária para uma Matilha ou Patrulha: desenhar os moldes, comprar o material e costurar a (as) peça (as).

11.    Montar uma caixa de costura para a Matilha ou Patrulha, contendo, no mínimo, o material necessário para costurar os distintivos e itens de emergência, como: botões, alfinetes, etc

12.    Calcular a metragem necessária de tecido para a condecção de peças básicas de vestuário, como camisa/blusa, calça, saia, vestido.


 

CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

1.       Apresentar os hábitos, alimentos e tudo o mais de que depende o bem estar de dois animais de estimação.

2.      Apresentar as doenças e outros males que possam afligir aos animais que escolheu para relatar e os respectivos tratamentos.

3.      Ter tratado, durante um período mínimo de três meses, de pelo menos um animal de estimação, sempre em boas condições de conforto e saúde.

4.      Identificar as formas de crueldade a que estào expostos os animais, conhecer a legislação que os protege e explicar como solicitar e obter a ação das autoridades competentes para impedir o maltrato.

5.      Explicar como proceder em caso de acidentes com animais.

6.      Explicar medidas de proteção requeridas pelos animais.

7.      Construir, instalar e manter um bebedouro e comedouro para animais de estimação.

8.      Identificar os benefícios das vacinas, como medida preventiva, e os perigos representados pelos parasitas que provocam as principais zoonoses.

9.      Identificar, pelos sons que emitem, seis diferentes animais de estimação.

10.   Preparar e apresentar à Seção, em presença de um médico veterinário, uma palestra sobre criação de animais de estimação.

11.    Visitar uma entidade dedicada à proteção de animais e apresentar à Seção um relatório sobre os trabalhos que ali se desenvolvem.

12.    Demonstrar conhecimento sobre o processo de reprodução de um animal de estimação e os cuidados recomendados em tal circunstância.


 

DECORAÇÃO

1.       Explicar o significado e a importância da decoração de ambientes.

2.      Apresentar os diferentes tipos de móveis e acessórios utilizados na decoração de uma residência.

3.      Apresentar os diferentes tipos de plantas ornamentais usados na decoração.

4.      Apresentar e explicar a relação entre desenho, arquitetura e decoração.

5.      Fazer um projeto de distribuição de móveis e acessórios em uma sala.

6.      Decorar uma peça de sua casa, demonstrando equilíbrio entre cores.

7.      Visitar um escritório de decoração e realizar uma pesquisa sobre os equipamentos utilizados e a situação do mercado de trabalho.

8.      Apresentar uma exposição de objetos decorativos de sua própria autoria, confeccionados durante um mês.

9.      Fazer uma maquete de um cômodo decorado.


 

DEFESA CIVIL

1.       Explicar o que é Defesa Civil e como funciona o Núcleo de Defesa Civil – NUDEC , conhecendo a localização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das principais autoridades policiais e como acioná-los por telefone.

2.      Explicar as quatro fases da atuação da Defesa Civil.

3.      Conhecer a estrutura dos organismos de Defesa Civil participantes do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC.

4.      Conhecer a estrutura de Defesa Civil de sua comunidade e os planos para casos de emergência.

5.      Explicar o que são acidentes naturais e apontar os mais provaveis em sua comunidade.

6.      Explicar o que são acidentes provocados e apontar os mais susceptíveis de ocorrer em sua comunidade.

7.      Explicar como minimizar os efeitos devastadores dos acidentes naturais em sua comunidade.

8.      Explicar como prevenir os acidentes provocados em sua comunidade.

9.      Organizar um exercício simulado de evacuação da sala ou sede da Seção, em situação de emergência.

10.   Possuir a Especialidade de Prevenção de incêndio.

11.    Possuir a Especialidade de Primeiros Socorros.

12.    Elaborar um plano de prevenção contra uma calamidade de origem provocada.

13.    Elaborar um plano de socorro às vítimas de um acidente natural.

14.    Elaborar um plano de assistência a uma comunidade necessitada.

15.    Elaborar um plano de recuperação para um local atingido por uma calamidade.


 

EMPREENDEDORISMO

1.       Definir o que é um empreendedor. Citar a motivação que o levaria a querer empreender.

2.      Construir um objeto com qualquer tipo de material ( PET, isopor, argila, etc ) dizendo qual a sua utilidade e quanto custaria.

3.      Explicar a diferenças entre o empreendedor e o empregado, a importância do empreendedorismo para o crescimento do país e o que é a “falácia da ratoeira”.

4.      Realizar uma pesquisa em sua seção buscando descobrir um exemplo de coisas que gostariam de comprar, buscando descobrir quanto custaria para produzi-las e o seu provável preço de venda.

5.      Citar três exemplos concretos que mostrem como um produto pode ter mais valor agregado que outro.

6.      Citar um problema concreto do dia-a-dia da sua seção e como a solução desse problema poderia ser transformada em um produto ou serviço.

7.      Citar três exemplos concretos que mostrem a importância de conhecer o ramo de negócio em que pretende atuar.

8.      Explicar como identificar uma nova oportunidade de negócios e criar uma oportunidade que vislumbrou em sua região e como faria para aproveitá-la.

9.      Formular e expor para a sua seção um Plano de Negócios simplificado para um produto ou serviço fictício.


 

ENCADERNAÇÃO

1.       Definir as partes de um livro e as ferramentas e o material utilizadas na encadernação.

2.      Demonstrar que sabe reparar páginas cortadas e soltas.

3.      Colocar uma página solta em um livro.

4.      Trocar a lombada de um livro.

5.      Confeccionar uma capa nova para um livro.

6.      Demonstrar diferentes tipos de encadernação.

7.      Fazer uma lombada ou coser fascículos.

8.      Gravar na lombada do livro os principais dados referentes à obra.

9.      Improvisar uma prensa.

10.   Ter conhecimento sobre conservação e cuidado com livros, contra traças, outros insetos e mofo.

11.    Visitar uma oficina de encadernação artesanal e outra com máquinas modernas. Fazer um relatório sobre as visitas..

12.    Encadernar um livro.


 

ENTREGA DE MENSAGENS

1.       Percorrer 1 km em passo escoteiro, reproduzindo, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador.

2.      Demonstrar como andar de bicicleta.

3.      Nadar 25 metros.

4.      Traduzir mensagens em códigos diferentes (morse, semáfora e mais um código a escolha do examinador).

5.      Escrever cinco mensagens em códigos diferentes.

6.      Correr 2 km em trilhas, relatando, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador.

7.      Demonstrar como avaliar distâncias à vista ou utilizando uma estádia.

8.      Redigir três mensagens em estilo telegráfico e receber e emitir mensagens em homógrafo.

9.      Emitir e receber mensagens simples em morse e possuir noções básicas de uma língua estrangeira.

10.   Montar um sistema de comunicação para atividade de campo.

11.    Enviar um fax, uma carta registrada, um telegrama e um e-mail.

12.    Ser capaz de ler um mapa rodoviário e conhecer as regras do Código de trânsito referentes aos pedestres e ciclistas.

13.    Ter a propriedade ou uso de uma bicicleta, sabendo nela fazer consertos ligeiros.

14.    Escrever uma mensagem, ditada pelo examinador, e entregá-la em um ponto indicado em mapa.

15.    Demonstrar o uso correto de um telefone público, convencional e celular, bem como a utilização do sistema de transporte coletivo de sua cidade.


 

ESTILISMO

Pré-requisito: Desenhar uma coleção de roupas de no mínimo 6 croquis para o nível 1, 12 croquis para o nível 2 e 20 croquis para o nível 3, podendo a coleção ser masculina, feminina ou infantil.

1.       Demonstrar como manusear os instrumentos de trabalho de um estilista incluindo máquina de costura.

2.      Citar três escolas e / ou faculdades de estilismo ou designer de moda e os cursos disponíveis.

3.      Aprender a fazer reparos em roupas, pregar botão ou cerzir roupa.

4.      Fazer uma exposição de roupas de bonecos de sua autoria para sua seção ou grupo, com no mínimo cinco looks de acordo com os croquis escolhidos.

5.      Visitar um atelier de estilista, descrevendo seu funcionamento e discorrendo sobre a situação atual desse mercado de trabalho.

6.      Confeccionar uma de suas criações, elaborado o molde.

7.      Descrever a origem dos tecidos, as fibras mais utilizadas, os tipos de tecelagem e sua utilização.

8.      Apresentar a seção um relato da História da moda, utilizando cartazes, fotos, livros, revistas e / ou projeção.

9.      Customizar uma camiseta.


 

ETIQUETA

1.       Confeccionar um cardápio, mencionando os pratos que serão servidos e descrevendo os ingredientes de cada um deles.

2.      Explicar as diferenças entre aperitivo, entrada, salada, sopa, guisado e sobremesa.

3.      Explicar os tipos de músicas adequadas para cada tipo de reunião.

4.      Demonstrar como colocar pratos, talheres, copos e guardanapos de acordo com a refeição a ser servida.

5.      Apresentar uma lista de atitudes que caracterizam o bom anfitrião.

6.      Explicar quais bebidas devem ser servidas com cada tipo de alimento.

7.      Observar a decoração do ambiente, como recepcionar os convidados e o traje que deve ser usado pelo anfitrião, de acordo com as circunstâncias de cada evento.

8.      Ler dois livros a respeito do assunto.

9.      Ser anfitrião de um evento social que tenha como convidados os membros da Seção e seus pais ou responsáveis.


 

FAIXA DO CIDADÃO

1.       Conhecer a técnica e a ética operacional quanto ao uso de rádios transmissores.

2.      Apresentar um relatório contendo um mínimo de 20 contatos feitos por si próprio.

3.      Elaborar uma palestra para a Seção sobre os serviços de faixa do cidadão.

4.      Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto.

5.      Elaborar um cartaz contendo, pelo menos, 15 das principais gírias utilizadas na faixa do cidadão, exibindo-o no jornal mural da Seção ou Grupo.

6.      Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios da faixa do cidadão.

7.      Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão.

8.      Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação e apresentando um relatório ao final

9.      Apresentar sua licença de faixa do cidadão emitida pelo órgão governamental competente.


 

HORTICULTURA

1.       Explicar a diferença entre a horta convencional e a hidropônica.

2.      Associar as diferentes hortaliças com os nutrientes nelas contidos.

3.      Conhecer e identificar as características dos diferentes tipos de adubo.

4.      Construir um composteira.

5.      Conhecer as ferramentas e os implementos exigidos para a preparação e a manutenção de uma horta.

6.      Conhecer as principais pragas e doenças comuns às hortas e os métodos naturais para seu controle.

7.      Conhecer os cuidados e os tratos culturais exigidos para a manutenção de uma horta.

8.      Projetar e construir uma horta caseira.

9.      Elaborar e manter atualizado, por um período mínimo de 3 (três) meses, um relatório de produção de uma horta.


 

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

1.       Demonstrar conhecimento dos arredores de sua casa, sabendo indicar onde existem postos policiais, hospitais, telefones públicos, farmácia, parada de ônibus, etc.

2.      Ser capaz de se localizar, a partir de sua casa ou da sede, sabendo como se dirigir ao centro da cidade e a outros pontos conhecidos, utilizando diferentes meios de transporte.

3.      Localizar as principais ruas e avenidas de sua cidade.

4.      Identificar os principais telefones de serviços públicos de sua cidade.

5.      Elaborar uma pesquisa sobre a história de sua cidade, citando pontos turísticos, nomes antigos, pontos históricos e fatos curiosos.

6.      Apresentar um aproveitamento mínimo de 90% em um questionário sobre locais da cidade elaborado pelo examinador.

7.      Preparar um roteiro turístico para uma família que irá passar um fim de semana em sua cidade, indicando hoteis, restaurantes, diversões e pontos turísticos e históricos com preços e opções para pessoas de diferentes poderes aquisitivos.

8.      Fazer um pequeno guia, com um mapa turístico da sua cidade e indicações sobre acesso a cidades vizinhas.

9.      Atuar como guia em um parque ou local de preservação ambiental, durante pelo menos três semanas (18 dias).


 

INTEGRAÇÃO

1.       Realizar a Promessa Escoteira em Libras (linguagem dos sinais).

2.      Organizar e aplicar quatro atividades que envolva a temática da Pessoa com Deficiência na sua seção.

3.      Visitar e documentar o que foi observado em uma instituição que trabalhe com a Pessoa com Deficiência.

4.      Escrever uma redação com o tema:O que eu tenho haver com a inclusão da Pessoa com Deficiência ?

5.      Discutir com o examinador o documento – Como Lidas com as Deficiências ? – produzido pelo Escritório Nacional da UEB.

6.      Apresentar quatro exemplos de utilização do Braille no cotidiano.

7.      Listar três pontos em que o Escotismo pode contribuir na vida das Pessoas com Deficiências.

8.      Listar três pontos em que a convivência com a Pessoa com Deficiência pode contribuir na vida da criança ou jovem.

9.      Organizar uma campanha envolvendo a temática da Pessoa com Deficiência na sua Unidade Escoteira Local ou na sua comunidade.


 

INTERNET

1.       Conhecer a história e a evolução da Internet no Mundo e no Brasil.

2.      Incluir seu E-Mail pessoal em uma Lista de Discussão sobre Escotismo, enviar um E-Mail para outro membro do movimento e após isto, receber sua resposta.

3.      Configurar um computador para acessar a Internet através de uma linha telefônica (acesso discado).

4.      Saber instalar, configurar e utilizar adequadamente pelo menos dois navegadores para Internet (browsers).

5.      Apresentar um trabalho com números estatísticos sobre a Internet identificando quais as faixas etárias, sexo e o tipo de informação procurada pelos Internautas, bem como a origem destas informações.

6.      Conhecer o significado, origem e utilização de pelo menos quinze termos comuns na Internet, tais como WWW, WW2, FTP, HTTP, Telnet, Backbone, Browser, TCP/IP, Java, HTML, CGI, ASP, JavaScript, VBScript, Links Dedicados, CableModem, WAP e ADSL.

7.      Utilizar um site de pesquisa para descobrir endereços relacionados aos escoteiros de Portugal ou outra nação de língua portuguesa.

8.      Relacionar uma lista de dez sites escoteiros na Internet. Nesta relação devem existir pelo menos: 1 de um Grupo Escoteiro/Seção Autônoma, 2 de sites regionais da UEB, o site da UEB – Direção Nacional; o site da Organização Mundial e 1 site de alguma organização que represente nacionalmente o escotismo.

9.      Identificar 8 endereços de páginas na Internet que auxiliem o Escoteiro Internauta na conquista de outras Especialidades.

10.   Cadastrar-se e permanecer em uma “Sala de Chat” de tema escoteiro durante 1 hora, anotando os dados dos participantes (Nome, Região, Ramo, Grupo Escoteiro/Seção Autônoma) e elaborando um relatório sobre os assuntos tratados. Apresentar este relatório para sua Seção.

11.    Instalar e configurar adequadamente um programa tipo IRC (Internet Relay Chat) incluindo e solicitando autorização de contato com pelo menos 15 membros do Movimento Escoteiro em sua lista de contatos, sendo ao menos 2 de outro país.

12.    Conhecer o que é um domínio para Internet, sabendo quais os tipos de domínio no Brasil, quais os sufixos de domínios de, pelo menos, 10 países e qual é o processo para o registro de um novo domínio no Brasil.

13.    Criar um Web Site para seu Grupo Escoteiro/Seção Autônoma ou um para sua Seção, publicando-o na Internet e cadastrando-o em 2 sites de busca nacionais. Este Web Site deverá ser formado por pelo menos cinco páginas interligadas, contendo textos, imagens, animações e links para outros sites interessantes ao movimento.

14.    Visitar um provedor de acesso, identificando os equipamentos e aplicativos necessários para seu funcionamento. Na ausência de um provedor em sua região, comunicar-se através de E-Mail com o Webmaster de seu provedor para a coleta destas informações.

15.    Entrar em contato com seu Examinador por E-Mail, com cópia para um E-Mail regional da UEB, comunicando-os quando do cumprimento das etapas necessárias para a conquista desta especialidade. Se possível, envie cópias para a chefia de sua Seção e de seu Grupo Escoteiro/Seção Autônoma.


 

INVESTIGAÇÃO

1.       Conhecer e demonstrar os métodos, processos e etapas de uma investigação.

2.      Elaborar uma história fictícia a partir de elementos e dados fornecidos pelo examinador.

3.      Descrever, com razoável detalhamento, a partir de um cenário previamente montado pelo examinador, a ocorrência, desenrolar e a solução de um crime.

4.      Colher impressões digitais, confrontando-as com um arquivo pessoal.

5.      A partir de um retrato falado, fornecido pelo examinador, fazer a identificação do elemento procurado.

6.      Apresentar cinco disfarces diferentes, sendo dois femininos e três masculinos.

7.      Seguir, por um período de trinta minutos, uma pessoa escolhida pelo examinador, sem ser notado pela pessoa, apresentando um relatório de suas observações

8.      Criar ou tomar parte ativa, pelo menos durante três meses, em uma campanha pela busca e localização de crianças desaparecidas em sua localidade.

9.      Localizar um objeto, ou local específico na sua localidade ou arredores, a partir de dados e informações fornecidos pelo examinador, em um prazo máximo de trinta dias.


 

JORNALISMO

1.       Fazer uma reportagem sobre um acontecimento escoteiro.

2.      Preparar a cobertura fotográfica de um acontecimento escoteiro.

3.      Visitar a redação de um jornal ou revista, ali permanecendo por um período mínimo de três horas.

4.      Digitar uma reportagem sobre tema escolhido pelo examinador.

5.      Fazer uma entrevista sobre a profissão de jornalista.

6.      Saber trabalhar com uma fotocopiadora e um scanner.

7.      Utilizar-se de um gravador portátil em uma entrevista e convertê-la em uma reportagem escrita.

8.      Elaborar e diagramar um artigo para jornal ou revista, utilizando o software adequado.

9.      Conhecer, em linhas gerais, a história de imprensa.

10.   Conhecer as várias formas de imprensa escrita e falada.

11.    Entrevistar uma autoridade de sua localidade, tendo como tema o Movimento Escoteiro e divulgando o resultado na sua Seção.

12.    Colecionar matérias sobre o Movimento Escoteiro publicadas em periódicos, preparando uma exposição para sua Seção.


 

LIDES CAMPEIRAS

Pré-requisito: Utilizar o laço com habilidade suficiente para laçar uma rês dentro de um cercado para o nível 1; estando a cavalo, para o nível 2 e laçar uma rês em campo aberto, estando a cavalo, para o nível 3.

1.       Fazer uma apresentação sobre a importância da pecuária em seu Estado e no Brasil.

2.      Utilizar o laço com habilidade suficiente para laçar uma rês dentro de um cercado, estando a cavalo, para o Nível 2, ou laçar uma rês em campo aberto, estando a cavalo, para o Nível 3.

3.      Montar, encilhar e desencilhar um cavalo corretamente, dando a nomenclatura dos arreios, e cavalgar em pelo menos 3 (três) tipos de passos.

4.      Mencionar doenças, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os rebanhos da região, indicando as medidas corretivas e preventivas adequadas.

5.      Explicar o que é “pecuária intensiva”, “pecuária extensiva” e “pecuária semi-intensiva”, apresentando suas características, benefícios e diferenças de manejo.

6.      Explicar qual é a diferença e quais os benefícios da “doma racional” em relação à “doma tradicional” de equinos.

7.      Ter conhecimentos, adquiridos pela prática, dos seguintes trabalhos: alimentar, vermifugar, vacinar, aplicar medicamentos, banhar, ordenhar, marcar ou sinalizar animais de um rebanho a sua escolha, de acordo com os costumes da região, com as práticas da pecuária local e com os equipamentos existentes.

8.      Descrever as características e os cuidados que devem ser adotados na criação de um rebanho de uma determinada espécie, mencionando as principais raças, os produtos que dele são extraídos, tempo de gestação, produção de filhotes por ano, população de animais por hectare, forma de abate, tempo de vida economicamente útil, preço de venda e custo de produção do rebanho.

9.      Escolha um equino, pesquise sobre sua raça e apresente o resultado para sua seção.


 

LÍNGUAS

1.       Conhecer as origens do idioma escolhido e da língua Portuguesa.

2.      Citar os países onde se fala o idioma escolhido, sabendo a localização, no Brasil, dos órgãos oficias (Consulados, Embaixadas etc.) de pelo menos um destes países, bem como os serviços que prestam.

3.      Conhecer o vocabulário básico escoteiro no idioma escolhido (pelo menos vinte termos) e conhecer a organização do Escotismo em três países onde se fale este idioma, se o Movimento Escoteiro for reconhecido nesse número de países.

4.      Traduzir uma conversa de dez minutos, entre uma pessoa falando o idioma escolhido e outra falando português.

5.      Ler e traduzir, sem auxílio de outra pessoa, uma passagem de um livro, jornal ou revista no idioma escolhido.

6.      Ter trocado no mínimo duas correspondências com pessoas residentes em algum país que fale o idioma escolhido.

7.      Manter uma conversação durante quinze minutos, no idioma escolhido, com seu examinador.

8.      Escrever uma carta com um mínimo de quatrocentas palavras sobre um tema livre, no idioma escolhido.

9.      Alcançar um nível avançado de domínio do idioma em leitura, escrita, conversação, interpretação e tradução de textos.


 

MANUTENÇÃO ELÉTRICA

1.       Demonstrar a atração e a repulsão, utilizando um eletromagneto simples.

2.      Explicar a diferença entre corrente continua e corrente alternada.

3.      Conhecer os termos e unidades usados em medidas elétricas.

4.      Entender o perigo de sobrecarga elétrica e como ela pode ser evitada.

5.      Fazer pequenos reparos em aparelhos de uso doméstico.

6.      Conhecer os tipos de geradores e motores elétricos e as partes que o compõem.

7.      Conhecer o material empregado em instalações elétricas (interruptores, disjuntores, fusíveis, conectares, terminais, etc…)

8.      Demonstrar que sabe usar corretamente e com os devidos cuidados as ferramentas adequadas.

9.      Saber usar adequadamente os instrumentos para medições elétricas.

10.   Conhecer a construção de campainhas elétricas e telefones.

11.    Conhecer as medidas de segurança ao trabalhar com eletricidade, os tipos de danos que os choques elétricos podem provocar e os primeiros socorros a lesionados por choques elétricos.

12.    Ter conhecimento do material básico usado em eletricidade, tais como condutores, isolantes, bobinas e transformadores, sabendo explicar o seu funcionamento.

13.    Demonstrar como substituir lâmpadas em sua residência.

14.    Demonstrar como substituir a resistência do chuveiro elétrico.

15.    Confeccionar uma extensão de fio, conectando os terminais em sua extremidade.


 

MARCENARIA

1.       Saber limpar e conservar um móvel.

2.      Saber utilizar as principais ferramentas manuais de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurança.

3.      Saber arrancar pregos e lixar corretamente a madeira.

4.      Saber colar e unir com parafusos dois pedaços de madeira, com perfeição.

5.      Saber escurecer a madeira, utilizando vernizes e tinturas, e encerá-la.

6.      Fazer dois trabalhos em madeira de escolha, utilizando encaixes em um deles.

7.      Saber utilizar as ferramentas mecânica de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurança.

8.      Conhecer os tipos de madeira e sua utilização.

9.      Projetar e construir um móvel para sua Seção.

10.   Envernizar, polir e fixar dobradiças com perfeição.

11.    Colocar ferragens, fixar uma fechadura e um vidro em um móvel ou janela.

12.    Tornear uma peça ou reproduzi-la em outra forma.

13.    Conhecer os diversos tipos de colas e vernizes, e saber tratar e impermeabilizar madeira para proteção contra intempéries e água doce ou salgada.

14.    Conhecer a história do mobiliário, em suas linhas gerais.

15.    Fazer reparos em um móvel ou janela.


 

MECÂNICA AÉREA

1.       Explicar o princípio de sustentação da asa.

2.      Explicar o funcionamento dos dois principais tipos de motores aeronáuticos ( pistão e reação ).

3.      Conhecer a nomenclatura das partes principais de uma aeronave de pequeno porte.

4.      Explicar como é a estrutura interna das asas e da fuselagem.

5.      Descrever os três tipos de trem de pouso existentes, suas vantagens e desvantagens.

6.      Citar pelo menos cinco instrumentos de vôo e explicar detalhadamente suas funções.

7.      Descrever as principais características dos metais empregados na construção de aeronaves.

8.      Explicar o princípio de funcionamento de um helicóptero.

9.      Associar o movimento das superfícies móveis e seus comandos dentro da cabina de um avião.

10.   Explicar sobre o Centro de Gravidade – CG de uma aeronave e seus três eixos de controle.

11.    Explicar o que é o estol de uma aeronave.

12.    Explicar as quatro forças envolvidas no vôo de uma aeronave.

13.    Explicar as diferenças entre aeróstatos e aeródinos, citando exemplos dos dois casos.

14.    Conhecer o sistema de comandos de vôo utilizado nos helicópteros.

15.    Efetuar os procedimentos completos de partida, decolagem, vôo, aproximação e pouso bem sucedido em qualquer programa de simulador de vôo, utilizando manche e a partir da visão do piloto.


 

MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS

1.       Conhecer e demonstrar o uso dos equipamentos de segurança, ferramentas e roupas utilizadas no reparo de automóveis.

2.      Explicar o sistema de combustão interna e as diferenças entre motores a gasolina e óleo diesel.

3.      Saber verificar os níveis dos fluidos dos freios e da direção hidráulica e dos óleos do motor, da caixa de cambio e do diferencial, bem como compreender o funcionamento do sistema de refrigeração do motor e sua manutenção.

4.      Saber verificar o nível do líquido de bateria e as condições dos terminais, localizar a caixa de fusíveis, sabendo trocá-los quando necessário, e verificar os cabos de distribuição.

5.      Observar os itens da manutenção obrigatória dos veículos, respeitando os limites de quilometragem estabelecidos pelo fabricante.

6.      Conhecer os cuidados necessário quando da lavagem, aplicação de cera e polimento de veículos, identificando os materiais utilizados e as precauções a serem adotadas.

7.      Saber a utilização de vinil e protetores de borracha, explicando a importância dessa proteção.

8.      Saber verificar as condições de tensão das correias e o estado de conservação das mangueiras.

9.      Verificar o estado e estar apto a realizar trocas de lâmpadas em faróis, lanternas e sinaleiras; saber regular o alinhamento dos faróis.

10.   Demonstrar que sabe verificar o sistema de escapamento de veículos.

11.    Saber verificar as condições dos pneus, sua calibragem em diferentes situações, conhecer a importância do rodízio e saber efetuar corretamente a troca de pneus.

12.    Conhecer e explicar:

§  Cambagem;

§  Alinhamento de rodas;

§  Caster;

§  Geometria e balanceamento.

13.    Explicar o propósito do óleo de motor.

14.    Explicar o tipo de óleo recomendado para cada tipo de motor.

15.    Explicar a diferença de viscosidade entre os diversos tipos de óleos.

16.    Saber trocar filtro de óleo e o filtro de ar.

17.    Explicar a diferença entre injeção eletrônica e carburação.

18.   Explicar o funcionamento do sistema elétrico dos veículos e os cuidados que devem ser tomados na sua manutenção.

19.    Conhecer o funcionamento do sistema de freios dos veículos e os cuidados que devem ser tomados na sua manutenção.

20.   Conhecer que tipos de gases emitem os automóveis, como podem afetar os seres humanos e como essa emissão pode ser controlada.

21.    Descrever em que consiste a verificação de emissão de gases e quais são os valores máximos permitidos.


 

MECÂNICA DE MOTOR DE POPA

1.       Conhecer o sistema a explosão e demonstrar entender o funcionamento básico dos motores de dois e quatro tempos.

2.      Conhecer, além dos componentes mecânicos, os componentes elétricos, hidráulicos, de refrigeração e de propulsão de um motor de popa.

3.      Demonstrar que sabe usar o motor de uma embarcação atracando, zarpando e manobrando.

4.      Conhecer o sistema de abastecimento de combustível e os cuidados de manuseio, guarda e despejo do combustível em terra e ao largo.

5.      Efetuar a manutenção preventiva em um motor de popa, sob orientação do examinador.

6.      Conhecer os aspectos de segurança aplicados a motores em embarcações e reparos para os problemas mais comuns a esse tipo de motor


 

MINHOCULTURA

1.       Citar as principais espécies de minhocas chamadas comerciais, pelos seus nomes usuais e científicos e as utilizações das mesmas e fazer uma pesquisa sobre a história da minhocultura.

2.      Descrever os tipos de instalações, os cuidados e o trato requerido na criação de minhocas.

3.      Fazer uma apresentação a seção da importância da reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos em uma casa.

4.      Explicar os fundamentos em que se baseia o sucesso da produção com finalidade comercial, bem como o público alvo a que se destina esta produção.

5.      Projetar e construir um minhocario caseiro.

6.      Elaborar e manter atualizado, por um período mínimo de três meses, um relatório sobre a criação das minhocas (quantidade de humos produzido, reprodução, quantidade de resíduos transformados, etc).


 

NAVEGAÇÃO AÉREA

1.       Saber explicar por que os aviões decolam e pousam sempre contra o vento.

2.      Saber o significado dos números nas pistas de pouso e decolagem.

3.      Determinar a distância entre dois aeroportos numa carta aeronáutica mundial ( WAC ).

4.      Saber calcular o rumo magnético e fazer as correções necessárias quando a rota se aproxima de uma linha isogônica.

5.      Explicar o significado de latitude e longitude.

6.      Explicar o significado do horário ZULU e o ajuste que deve ser feito no relógio para sua localidade

7.      Saber corrigir o rumo de uma aeronave a partir de um vento dado ( método do diagrama vetorial ).

8.      Conhecer as diferenças entre VFR e IFR.

9.      Saber o que é e como é calculada a autonomia de uma aeronave.

10.   Saber o significado da sigla CINDACTA, explicando sua relação com a navegação aérea.

11.    Saber como é organizado o espaço aéreo brasileiro.

12.    Saber onde e como preencher um plano de vôo.


 

NUTRIÇÃO

1.       Conhecer as principais qualidades nutritivas dos alimentos mais comuns.

2.      Estudar uma doença de sua região, causada por deficiências de vitaminas (ex: raquitismo, anemias etc.), preparando e aplicando uma solução comunitária para o problema.

3.      Planejar cuidadosamente o cardápio de um acampamento escoteiro, considerando todos os aspectos e, em especial, sua adequação ais participantes e às atividades a serem desenvolvidas.

4.      Conhecer um programa alimentar para a população de baixa renda, verificando seu funcionamento e, se for o caso, fazendo sugestões de melhoria.

5.      Saber que alimentos são adequados a bebês e crianças, e como se pode prepará-los em adequadas condições de higiene.

6.      Explicar quais são os procedimentos de purificação da água.

7.      Explicar o que se entende por desnutrição, como reconhecê-la e que medidas deve ser tomadas para a recuperação de um paciente.

8.      Participar de uma campanha de diagnóstico e prevenção da desnutrição em sua comunidade.

9.      Explicar os métodos de acondicionamento de frutas e verduras.

10.   Fazer um cardápio para uma jornada de fim de semana.

11.    Fazer um quadro comparativo dos alimentos com seu respectivo conteúdo energético.

12.    Apresentar a sua Seção uma palestra sobre a importância de uma alimentação balanceada.


 

OBSERVAÇÃO AÉREA

1.       Explicar como é feita a classificação das aeronaves civis e militares, citando um mínimo de cinco exemplos de cada categoria.

2.      Reconhecer pelo menos sete entre dez símbolos de companhias aéreas da aviação comercial mundial.

3.      Reconhecer pelo menos sete entre dez símbolos de esquadrões da aviação militar brasileira.

4.      Reconhecer pelo menos setenta por cento (70%) das aeronaves em um conjunto de, no mínimo, dez silhuetas ou imagens apresentadas pelo examinador.

5.      Organizar um registro de pelo menos cinco aeronaves diferentes observadas em vôo em um período mínimo de quinze dias, contendo o dia e a hora da observação, localidade sobrevoada e o ruma aproximado. Sendo possível, procure identificar também o modelo, empresa aérea e o prefixo ou designação militar correspondente a cada aeronave observada..

6.      Conhecer o significado da sigla AMFCO e classificar, por esse método um mínimo de cinco aeronaves apresentadads pelo examinador.

7.      Apresentar ao examinador um resumo de três aeronaves fabricadas no Brasil, destinada ao uso comercial privado ou militar.

8.      Fazer uma apresentação detalhada ( fotos, textos, etc. ) sobre a história e as características de uma aeronave, ainda em operação, fabricada a partir de 1970, de sua livre escolha.

9.      Visitar um aeroporto, ou um aeroclube ou uma unidade aérea das Forças Armadas, polícia civil ou militar, corpo de bombeiros, registrando as pricipais aeronaves que operam regularmente naquele local.

10.   Apresentar um levantamento dos principais modelos de aviões utilizados para vôos comerciais domésticos no Brasil, apontando pelo menos três diferenças observáveis em pelo menos cinco deles.

11.    Catalogar pelo menos cinco dentre os pricipais modelos de helicópteros em uso pelas Forças Armadas, Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros no Brasil, destacando os modelos que são operados por mais de um deles.

12.    Identificar pelo nome e demonstrar pelo menos três manobras acrobáticas realizadas por aviões isolados ou em vôo de formação.


 

PAISAGISMO

1.       Descrever o trabalho de um paisagista.

2.      Fazer uma planta, colocando caminho, muros e cercas, com disposição de flores e folhagens, em uma propriedade indicada pelo examinador.

3.      Planejar um processo de drenagem em área designada pelo examinador.

4.      Saber o nome de 10 árvores, 10 arbustos e 10 tipos de flores, descrevendo seu plantio, condições climáticas a que melhor se adaptam e habitat.

5.      Explicar a importância de uma boa drenagem.

6.      Visitar um parque ou jardim, descrevendo o seu processo paisagístico.

7.      Mostrar a forma correta de plantar e transplantar uma planta.

8.      Conhecer os cuidados que se deve ter com um jardim, identificando as espécies daninhas.

9.      Plantar com sua Seção dez tipos de árvores.


 

PINTURA

1.       Conhecer os principais materiais necessário para uma pintura e para sua conservação.

2.      Saber preparar a superfície para receber a pintura.

3.      Conhecer os diversos tipos de tinta e identificar a superfície ideal para sua aplicação.

4.      Pintar uma porta.

5.      Pintar uma parede de alvenaria.

6.      Pintar um portão, porta ou cerca de ferro.

7.      Conhecer as diversas técnicas de pintura.

8.      Conhecer cores básicas.

9.      Conhecer o processo de fabricação de tintas.

10.   Saber aplicar massa corrida.

11.    Saber utilizar os distintos processos de limpeza de material segundo o tipo de tinta usada (tiner, água etc.).

12.    Descrever os procedimentos de segurança a adotar na armazenagem e na utilização de tintas e solventes em ambientes fechados.


 

PREVENÇÃO AO CRIME

1.       Definir crime, crime organizado e prevenção ao crime.

2.      Assistir a um filme (nacional ou estrangeiro) de sua escolha que trate do problema da criminalidade e apresentar um relatório à Seção.

3.      Preparar um trabalho sobre criminalidade em sua localidade, utilizando recortes de jornais ou revistas.

4.      Conversar com um professor ou diretor de uma escola de sua localidade, sobre as medidas adotadas para a prevenção e o combate ao crime; especificar de que forma a juventude pode colaborar para a adoção de tais medidas.

5.      Definir o crime do “colarinho branco” e explicar de que forma ele afeta todos os cidadãos brasileiros.

6.      Conhecer a localização dos postos policiais e delegacias de sua localidade.

7.      Utilizar corretamente as formas de prevenção a assaltos e arrombamentos em sua residência ou vizinhança, principalmente nas viagens de férias e longos períodos de ausência.

8.      Desenvolver ou colaborar numa campanha de combate ao uso de drogas em sua comunidade.

9.      Entrevistar uma pessoa que já esteve envolvida com o uso de drogas, apresentando o relatório à Seção.

10.   Relatar casos de abusos cometidos contra crianças em sua localidade.

11.    Visitar uma delegacia de sua localidade e, conversando com o delegado, pesquisar sobre seu funcionamento.

12.    Fazer uma pesquisa e apresentar à Seção sobre os projetos que são desenvolvidos dentro dos presídios para uma melhor reintegração dos presos à sociedade.


 

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

1.       Faça um trabalho conceituando o que são drogas, drogas lícitas e ilícitas, dando exemplos.

2.      Relatar à sua patrulha ou tropa os malefícios que as drogas podem causar, bem como alguns sintomas / consequências para alguém que faz uso de drogas

3.      Explicar como agir no caso de lhe ser oferecido drogas

4.      Conhecer o trabalho de alguma instituição que cuide do combate às drogas.

5.      Organizar uma visita da sua seção ou grupo a uma instituição de amparo a dependentes químicos, demonstrando que tipo de ajuda terapêutica existem para os dependentes.

6.      Definir e diferenciar usuário, dependente e traficante.

7.      Explicar qual a relação entre uso de drogas e DSTs (AIDs, etc)

8.      Conhecer a legislação referente ao assunto, bom como quais as penas previstas em lei para o usuário de drogas, dependente e traficante.

9.      Participar de um curso ou palestra sobre combate e prevenção ao uso de drogas, promovido pelo poder público ou por entidade reconhecida.


 

PREVENÇÃO DE INCÊNCIO

1.       Saber o que é fogo, os métodos para sua extinção, os componentes essenciais para que haja combustão e os tipos de combustão.

2.      Saber quais são as classes de incêndio, e os agentes extintores de cada classe.

3.      Conhecer a localização das estações de bombeiros de sua localidade, sua área de abrangência e os telefones de emergência pelos quais podem ser acionadas, em caso de emergência.

4.      Conhecer os principais produtos inflamáveis que existem em sua casa e a forma correta de armazená-los.

5.      Conhecer os tipos de extintores de incêndio e suas aplicações, demonstrando seu uso.

6.      Conhecer os diferentes tipos de sistemas fixos de combate a incêndio e saber como utilizá-los.

7.      Saber como proceder com o uso do GLP, formas de utilização, prevençào e combate a incêndios.

8.      Saber os procedimentos de segurança e as formas de evacuação a adotar em locais onde esteja ocorrendo um incêndio.

9.      Saber como localizar e utilizar o sistema fixo de combate a incêndio em um edifício.

10.   Demonstrar que conhece os riscos de incêndio e as precauções que devem ser adotadas em locais de diversão pública e no uso de fogos de artifício.

11.    Saber como prevenir e combater os incêndios florestais

12.    Demonstrar as ações de salvamento de pessoas acidentadas, utilizando escadas e descidas por meio de cabos.


 

PREVENÇÃO EM SAÚDE

1.       Conhecer o calendário de vacinação recomendado pela Secretaria de Saúde de sua região, explicando para que serve cada vacina e a forma de aplicação.

2.      Estar em dia com sua carteira vacinal.

3.      Apresentar à Seção um trabalho sobre três doenças que possam ser evitadas pela vacinação, explicando seus sintomas, os agentes infecciosos e os locais onde são mais comumente encontradas.

4.      Conhecer e demonstrar o uso da camisinha (preservativo), explicando sua importância na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

5.      Participar como voluntário, por um período mínimo de cinco horas, de uma atividade de âmbito mundial, nacional, estadual ou municipal relacionada à prevenção em saúde.

6.      Explicar a pelo menos duas gestantes as vantagens do aleitamento materno sobre o aleitamento artificial.

7.      Conhecer como se dividem os grupos de alimentos e apresentar exemplos de doenças que podem ser evitadas pelo uso de uma alimentação correta e balanceada.

8.      Ter comparecido pelo menos uma vez, no decorrer dos últimos doze meses, a uma consulta com um dentista e um oftalmologista.

9.      Conhecer como pode ser feita a prevenção do câncer de mama, do câncer do colo uterino e do câncer de próstata por meio da realização periódica de exames.

10.   Demonstrar a utilização do esfignomanômetro (aparelho de pressão), conhecer os limites normais de pressão arterial e acompanhar dois adultos, por um período de dois meses com avaliações semanais da pressão arterial.

11.    Preparar e apresentar à Seção um trabalho sobre as seguintes DST: condiloma acuminado (HPV), herpes genital, sífilis, gonorréia, uretrites não gonocócicas, cancro mole, linfogranuloma venéreo, donovanose e AIDS, em que constem os agentes infecciosos, os sintomas e os meios de prevenção.

12.    Conversar com um médico ou com um enfermeiro sobre a importância do acompanhamento pré-natal na prevenção de doenças para a mãe e o bebe.

13.    Praticar algum esporte regularmente nos últimos seis meses e explicar a importância da prática desportiva em seu desenvolvimento.

14.    Explicar à Seção o funcionamento dos métodos anticoncepcionais, apresentando vantagens e desvantagens de pelo menos cinco deles.

15.    Realizar pesquisa sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas, apresentando à Seção e à população jovem de sua comunidade palestra ou trabalho de divulgação relacionado com os problemas decorrentes do uso de cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack e medicamentos.


 

PRIMEIROS SOCORROS

1.       Demonstrar como realizar curativos para ferimentos leves e como tratar ferimentos de corpos estranhos nos olhos e extremidades.

2.      Demonstrar como agir em casos de picadas de insetos, aranhas, escorpiões, cobras e demais animais peçonhentos.

3.      Demonstrar como agir em caso de entorse, fratura e luxação.

4.      Realizar a imobilização de coluna cervical e utilização de prancha para evitar lesões raqui-medulares.

5.      Demonstrar quatro métodos para transportar um paciente sem suspeita de lesão raqui-medular.

6.      Demonstrar como se aplicam ataduras, tipóias e imobilizações na cabeça, tórax, abdome, braços e pernas.

7.      Demonstrar como aplicar as manobras de desobstrução de vias aéreas.

8.      Demonstrar como agir nos casos de hemorragia, desidratação, internação e insolação.

9.      Demonstrar como proceder em casos de desmaios e ataques de epilepsia.

10.   Explicar como tratar casos de intoxicação alimentar e envenenamentos.

11.    Conhecer a posição das principais artérias e saber como parar hemorragias externas; saber adotar medidas contra o estado de choque.

12.    Identificar parada cardiorespiratória e como realizar reanimação cárdio-pulmonar de acordo com o protocolo para leigos mais atual.

13.    Explicar como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergência e controlar e coordenar curiosos.

14.    Organizar um estojo de primeiros socorros para uso na sede, em excursões ou acampamentos, conhecendo a utilização de cada item.

15.    Reconhecer e como agir em casos de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.

16.    Demonstrar como proceder em casos de desidratação, febre e dores.

17.    Relatar como deve seguir as orientações da ficha médica dos companheiros de patrulha ou alcatéia.

18.   Montar uma enfermaria de acampamento com todos os itens necessários para prestar primeiros socorros.


 

PRODUÇÃO DE LATICÍNIOS

1.       Conhecer as principais raças e características do gado leiteiro bovino, ovino, caprino ou bubalino.

2.      Conhecer as instalações, os cuidados e o trato requerido pelo gado leiteiro.

3.      Conhecer as características físicas, vitamínicas e protéicas do leite bovino, ovino, caprino e bubalino.

4.      Conhecer as vantagens e desvantagens das ordenhas mecânica e manual e o funcionamento dos diferentes tipos de ordenhadeira mecânica disponíveis em sua região.

5.      Conhecer a legislação referente à produção dos leites tipos “A”, “B” e “C”.

6.      Conhecer os métodos artesanal e industrial de pasteurização.

7.      Conhecer os cuidados higiênicos e os processos de esterilização utilizados na fabricação de produtos lácteos.

8.      Conhecer a fabricação de creme, manteiga, refresco de soro e de pelo menos um tipo de queijo.

9.      Visitar um laticínio ou uma envasadora de leite e apresentar à Seção um relato sobre a visita.


 

PROPAGANDA E MARKETING

1.       Elaborar uma propaganda do seu Grupo Escoteiro em sua cidade, utilizando meios de sua escolha tais como: cartazes, divulgação no rádio, exposição, etc

2.      Identificar e descrever os diferentes tipos de Estratégias de Comunicação (propaganda, merchandising, venda pessoal, publicidade, relações públicas).

3.      Explicar o que é mídia alternativa, listar as principais e criar uma proposta para mostrar para sua Seção.

4.      Explicar a diferença entre marca, logomarca, logotipo e slogan, exemplificando com uma empresa nacional.

5.      Explicar como e quando se deve utilizar de meios como: redução de preços, liquidação, brindes, volume extra, recipiente reutilizável e concurso.

6.      Inventar um produto fictício e elaborar uma propaganda para apresentar à sua Seção.

7.      Explicar a importância da propaganda para uma empresa no mercado atual.

8.      Fazer uma pequena lista, de no mínimo dez nomes, de marcas conhecidas e o porquê destes nomes.

9.      Explicar a importância das cores nas propagandas e embalagens e dar o significado de cada cor.

10.   Explicar a importância da embalagem e quais as suas finalidades.

11.    Explicar o que é TARGET e como atingi-lo.

12.    Diferenciar as formas de pagamento (por atacado, à varejo, à dinheiro, à crédito, por amostra, à termo, no disponível, à prestações e com reserva de domínio).


 

RADIOAMADORISMO

1.       Conhecer a regulamentação governamental relacionada com o radioamadorismo, no que se refere ao uso, prática e ética operacional.

2.      Elaborar um diagrama e explicar à Seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio.

3.      Identificar, nos arredores de sua casa ou da sede, três tipos ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, conhecendo suas principaius características.

4.      Explicar como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio.

5.      Identificar pelo menos dois modelos de transceptores, explicando à Seção as características de cada um.

6.      Elaborar e expor à Seção um trabalho sobre o uso de repetidoras.

7.      Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo.

8.      Apresentar à Seção um trabalho que exponha os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência.

9.      Elaborar um cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo.

10.   Manter contato de forma ágil com outras três estações, sendo pelo menos uma delas uma estação escoteira.

11.    Instalar e por em funcionamento um sistema de comunicaçào via rádio em uma atividade externa.

12.    Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial competente.


 

RADIOESCUTA

1.       Promover, sozinho ou com sua estação ou Patrulha e em presença de seu examinador, duas visitas a estações de radioamador e uma visita a uma estação comercial de rádio ou televisão, apresentando relatório à Seção.

2.      Relatar por escrito um mínimo de cinco estações de rádio que transmitam em ondas curtas programas em língua portuguesa e outras cinco que transmitam em língua estrangeira, descrevendo horários, frequência e conteúdo da programação.

3.      3 – Identificar e demonstrar o uso e a utilidade dos comandos e controles de um radioreceptor.

4.      Fazer uma exposição de cartões QSL, com pelo menos 20 exemplares, sendo três, no mínimo, pertencentes a estações escoteiras.

5.      Interpretar pelo menos cinco expressões do Código Q, cinco letras do Código Fonético Internacional e cinco letras do Código Morse, ouvidas em transmissões.

6.      Reconhecer pelo menos seis indicativos de chamadas de países diferentes, ouvidos em transmissões


 

RECICLAGEM

1.       Apresentar para a seção um trabalho sobre o que é reciclagem, explicando o que diferencia os resíduos recicláveis dos não recicláveis.

2.      Apontar no mínimo três materiais recicláveis e explicar como são os seus respectivos processos de reciclagem.

3.      Explicar os tipos de tratamentos de resíduos.

4.      Explicar para o tempo de decomposição de pelo menos três materiais e conhecer os danos que eles podem causar ao meio ambienta quando são abandonados em qualquer lugar.

5.      Construir com os materiais recicláveis três objetos úteis ao dia-a-dia.

6.      Reconhecer os símbolos indicativos de reciclagem e os significados das diferentes cores das lixeiras coletoras de resíduos.

7.      Explicar a outro jovem da seção o que são resíduos recicláveis e não recicláveis.

8.      Dar alternativas para o destino correto de alguns materiais como pilhas, vidros, plásticos, metais, restos de construção civil, orgânicos e efluentes domésticos.

9.      Organizar a separação de lixo em sua sede com lixeiras e informações sobre a separação e dos resíduos e providenciar contato com o órgão responsável pela coleta em sua comunidade.


 

REPAROS DOMÉSTICOS

1.       Ajustar uma campainha elétrica.

2.      Substituir lâmpadas.

3.      Substituir arruelas de torneiras e caixas de descarga.

4.      Remover, limpar e recolocar em seu lugar um tapete grande.

5.      Amolar facas, passar roupas e fazer um embrulho.

6.      Saber o que fazer nos casos de ruptura de canos e escapamentos de gás.

7.      Consertar goteiras ou canos com vazamentos.

8.      Consertar portões ou cercas.

9.      Lubrificar e ajustar um aparelhos doméstico.

10.   Substituir os cabos de uma janela de guilhotina.

11.    Envidraçar uma janela.

12.    Desentupir ralos e vasos sanitários.

13.    Consertar estuque esburacado.

14.    Recolocar maçaneta, fechadura e dobradiças em uma porta.

15.    Fazer pequenos consertos na mobília.

16.    Limpar e ajustar um fogão ou aquecedor a gás.

17.    Substituir botijão de gás.

18.   Saber verificar voltagem local.

19.    Fazer uma extensão e consertos em tomadas e interruptores elétricos.

20.   Saber consertar brinquedos.

21.    Colocar quadros e cortinas.

22.   Pintar uma parede, uma janela ou um objeto de uso doméstico.

23.   Remendar uma roupa, com perfeição.

24.   Misturar massa de cimento e fazer pequenos consertos.


 

REPAROS EM FIBRA

1.       Conhecer os produtos que compõe a soluçào de fibra de vidro, relatando suas origens, aplicações e usos.

2.      Demonstrar os riscos de envenenamento e os cuidados necessários para a guarda, mistura e aplicação dos produtos que compõe a solução de fibra de vidro.

3.      Reparar uma prancha de surf ou fazer pequenos serviços em embarcações e objetos em fibra de vidro, preferencialmente pertencentes ao Grupo ou à Região Escoteira.

4.      Fazer um curso técnico ou participar da construção de uma embarcaçào ou objeto de fibra de vidro.

5.      Visitar um estaleiro e descrever para a Seção as técnicas e estratégias adotadas para construção e reparos.

6.      Conhecer os produtos de acabamento em fibra de vidro, como tintas, lixas, massas, poliuretanos, etc.


 

SALVAMENTO

1.       Ter a especialidade de Natação, no nível 3.

2.      Atirar um cabo com bóia de salvamento a um nadador que se encontra a 10m de distância.

3.      Demonstrar como retirar da água uma pessoa em pânico.

4.      Demonstrar os tipos de nado compatíveis com o salvamento, em função do meio onde ele ocorre.

5.      Ter noções básicas de primeiros socorros, na área de reanimação de afogados.

6.      Saber reconhecer os lugares seguros e perigosos para banhistas (mar, rios e lagos).

7.      Saber reconhecer locais com correntezas e como proceder para deles se afastar.

8.      Identificar peixes que representam riscos para banhistas em mares, rios e lagos, e saber reconhecer sua presença em locais de banho.

9.      Elaborar e apresentar à Seção um trabalho , ressaltando os perigos em atividades aquáticas, como se conduzir durante tais atividades e as medidas de segurança que devem ser adotadas para evitar acidentes.


 

SECRETARIADO

1.       Fazer ligações em DDD e DDI e identificar seus custos.

2.      Redigir um texto com no mínimo 100 palavras.

3.      Explicar a organização de um escritório.

4.      Organizar um arquivo.

5.      Demonstrar noções básicas de atendimento ao público.

6.      Organizar um fichário com um mínimo 30 números telefônicos.

7.      Organizar a agenda pessoal de compromissos de outra pessoa para um período mínimo de um mês.

8.      Demonstrar execução de serviços bancários: preenchimento de cheques, depósitos, tarifas bancárias, compensações, etc.

9.      Operar uma mesa telefônica simples e um aparelho de fax.

10.   Demonstrar como usa técnicas básicas de redação (ofícios, memorandos, cartas, etc.).

11.    Ter noções de um segundo idioma.

12.    Transcrever um texto de forma rápida, clara e precisa.

13.    Fazer ata de uma reunião, aplicando seus conhecimentos em alguma oportunidade em sua Patrulha, Seção ou Grupo Escoteiro.

14.    Ter noções de contabilidade, apresentando o demonstrativo de resultados de uma atividade da Seção.

15.    Fazer estágio em um escritório na função de secretário(a), durante um mínimo de cinco períodos, totalizando 20 horas.


 

SEGURANÇA

1.       Saber os cuidados a adotar diante de casos de vazamento de gás.

2.      Saber como proceder no caso de incêndio em sua casa.

3.      Conhecer os cuidados para evitar a entrada de ladrões na sua residência.

4.      Conhecer as regras de segurança para o trânsito na rua.

5.      Conhecer as regras de segurança na escola.

6.      Saber os cuidados que se deve adotar para sai à noite.

7.      Fazer um folheto explicativo sobre regras de segurança.

8.      Organizar uma campanha para a preparação de um plano de ação visando melhorar a segurança no seu bairro.

9.      Saber os cuidados a adotar para o acondicionamento de produtos químicos, remédios e outras substâncias potencialmente perigosas.

10.   Conhecer os telefones de emergência em sua localidade.

11.    Descrever cuidados a adotar ao trafegar a pé por ruas e calçadas.

12.    Descrever cuidados a adotar no manuseio de produtos inflamáveis.


 

SEGURANÇA DOMÉSTICA

1.       Descrever os principais riscos a saúde e a segurança pessoal dentro do lar.

2.      Fazer uma pesquisa, demonstrando estatisticamente os índices de ocorrência de doenças e acidentes domésticos comparados a outros riscos.

3.      Demonstrar como agir em casos de doenças e acidentes domésticos.

4.      Realizar a limpeza de objetos e locais que acumulam ácaros ( ventiladores, condicionadores de ar, colchões, estantes, etc ).

5.      Demonstrar a Patrulha ou a Alcatéia como proceder no contato com objetos de uso comum, que possam transferir microorganismos e toxinas através das mãos ( jornais, livros e revistas, dinheiro, maçanetas de portas, teclados, etc).

6.      Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os objetos de uso pessoal (escovas de dente, escovas de cabelo, talheres, copos ).

7.      Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os alimentos na compra, conservação e consumo ( data de validade, despensa, geladeira, etc).

8.      Identificar os principais sintomas das doenças domésticas e maior ocorrência e explicar como proceder nestes casos ( alergias, intoxicações, verminoses, etc.)

9.      Descrever os cuidados com o sono ( ambiente, colchão, quantidade e qualidade do repouso, etc ).

10.   Conhecer os cuidados na convivência com animais domésticos (zoonoses, comportamento animal, excesso de apego, etc).

11.    Explicar como as questões domésticas nos afetam psicológica e mentalmente e avaliá-las (stress, sedentarismo, excesso de dependência tecnolócica, ausência de laser, etc ).

12.    Identificar os riscos domésticos mais comuns no cotidiano, comunicando aos demais membros de sua família, ajudando a isolá-los (áres molhadas, pontos elétricos, desníveis de piso, objetos em altura, janelas, etc ).

13.    Demonstrar os procedimentos de segurança no uso de aparelhos domésticos elétricos, especialmente os que possuem resist~encia elétrica ( chuveiro, aquecedor, torradeira, liquidificador, etc ).

14.    Demonstrar os procedimentos de segurança no uso de instrumentos de corte e ponta mais comuns ( facas, tesouras, saca-rolhas, etc ).

15.    Demonstrar os procedimentos de segurança na manipulação de fogo (velas, incensos, churrasqueira, fogão, etc ).

16.    Demonstrar os cuidados na manipulação e guarda de produtos químicos existentes em casa ( materiais de limpeza em geral, medicamentos, álcool, etc ).

17.    Apresentar uma palestra sobre prevenção de doenças e acidentes domésticos, a sua família, comunidade, seção ou grupo.

18.   Prevenir acidentes e problemas de saúde através da correta conservação e manutenção da sua residência.


 

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

1.       Conhecer o Código Nacional de Trânsito.

2.      Conhecer os sinais usados nos cruzamentos pelos policiais do trânsito.

3.      Demonstrar que conhece as regras de segurança em caso de acidentes com veículos, nas ruas e nas estradas.

4.      Conhecer as regras de segurança para caminhadas em calçadas e ao longo de estradas.

5.      Executar com a colaboração da Seção, uma demonstração sobre segurança no trânsito, para um público escolar ou escoteiro.

6.      Iniciar ou cooperar com uma campanha destinada a manter em bom estado a sinalização de trânsito, nas proximidades de sua residência ou da sede da Seção.

7.      Elaborar um folder sobre prevenção de acidentes de trânsito e difundi-lo em sua Seção ou comunidade.

8.      Explicar as regras básicas para sinalizar o local de um acidente.

9.      Conhecer o significado das luzes do semáforo para veículos e pedestres.

10.   Conhecer os principais telefones para contato imediato, nos casos de acidentes (Polícia, Pronto Socorro, etc.).

11.    Fazer uma estatística dos acidentes ocorridos na sua localidade.

12.    Promover na Seção um debate sobre segurança no trânsito.


 

SERRALHERIA

1.       Apresentar as ferramentas utilizadas em serralheria.

2.      Fazer um gancho em “S”, uma argola e um grampo.

3.      Fazer uma ferradura.

4.      Usar a bigorna e do malho.

5.      Soldar dois pedaços de ferro, conhecendo os tipos de solda.

6.      Descrever as regras de segurança no trabalho em serralherias.

7.      Apresentar os tipos de material utilizado por serralheiros.

8.      Cortar um pedaço de ferro.

9.      Fazer um trabalho em ferro de sua livre escolha.

10.   Trabalhar durante um dia em uma serralheria.

11.    Limar e endireitar uma chapa de ferro.

12.    Demonstrar o princípio de funcionamento de um portão de contra peso.


 

SINALIZAÇÃO

1.       Confeccionar um par de bandeiras de semáfora.

2.      Conhecer e explicar à Seção os alfabetos morse e semafórico e o código internacional de bandeiras.

3.      Receber e transmitir palavras soltas, por meio de semáfora.

4.      Conhecer os sinais manuais e de apitos utilizados no Movimento Escoteiro.

5.      Transmitir e receber uma mensagem à noite, com luz.

6.      Fazer, em morse e semáfora, o sinal internacional de socorro.

7.      Elaborar um artigo sobre a evolução da sinalização através da história.

8.      Transmitir e receber em semáfora à razão de 30 letras por minuto, uma mensagem de pelo menos 30 palavras.

9.      Transmitir e receber em morse, à razão de 25 letras por minuto, uma mensagem de pelo menos 25 palavras.

10.   Construir um aparelho para transmitir morse por meio de sinais luminosos.

11.    Pesquisar sobre os sistemas modernos de transmissão de sinais e explicá-los à Seção

12.    Conhecer a sinalização cega e luminosa de navegação nacional e internacional, bem como as notações importantes para embarcações, aeronaves, portos, aeroportos e canais.


 

SOBREVIVÊNCIA

1.       Conhecer as recomendações que devem ser seguidas em casos de sobrevivência na selva.

2.      Demonstrar o uso de métodos de orientação.

3.      Conhecer os métodos de obtenção de água potável, demonstrando o uso de pelo menos um deles.

4.      Conhecer plantas medicinais da sua região e seu uso.

5.      Conhecer os primeiros socorros que devem ser aplicados em casos de picadas de insetos, cobras e aracnídeos; saber transportar feridos e tratar de casos de insolação.

6.      Ter noções de meteorologia.

7.      Possuir conhecimento essencial sobre caça e pesca, improvisando utensílios para a prática de tais atividades.

8.      Possuir conhecimento da flora e da fauna de sua região.

9.      Explicar quais são os alimentos encontrados na natureza e de que modo podem ser preparados para o consumo.

10.   Listar e reconhecer frutos silvestres encontrados em sua região que não podem ser ingeridos, por serem tóxicos.

11.    Aplicar três métodos rudimentares de acendimentos de fogo.

12.    Construir um abrigo natural com material encontrado na natureza, conhecendo as necessidades e as características do local onde se vai construí-lo.


 

SOCORRISMO

Pré-Requisito: Ter especialidade de Primeiros Socorros nível 2

1.       Demonstrar como acionar organismos de emergência e chamar por ajuda.

2.      Demonstrar que preserva a própria segurança em diferentes circunstâncias emergenciais.

3.      Demonstrar a sequência de avaliação e atendimento em caos de emergência do trauma.

4.      Demonstrar como avaliar as vias aéreas e como previnir e lidar com obstruções.

5.      Demonstrar as técnicas para se evitar lesões de medula espinhal ( imobilização cervical e uso de prancha ).como avaliar

6.      Demonstrar como identificar parada cardiorespiratória e como realizar reanimação cardiopulmonar seguindo protocolo para leigo atualizado.

7.      Reconhecer e demonstrar como lidar com o estado de choque.

8.      Demonstrar como avaliar o nível de consciência e sinais de traumatismo craniano.

9.      Demonstrar como controlar e coordenar curiosos.

10.   Conhecer protocolo de catástrofes ( múltiplas vítimas ), sabendo estabelecer as prioridades de atendimento.

11.    Demonstrar como agir em casos de afogamento e choque elétrico.

12.    Identificar e demonstrar como agir em casos de pneumotórax e hipotermia.


 

TOPOGRAFIA

1.       Descrever os modernos métodos de levantamento topográfico.

2.      Estar familiarizado com os termos mais habitualmente empregados nos levantamentos topográficos.

3.      Utilizar de forma adequada os instrumentos básicos de topografia.

4.      Descrever como é a construção de um teodolito e demonstrar seu uso.

5.      Fabricar um aparelho sensível que funcione com o principio de um teodolito.

6.      Levantar o croqui de uma superfície de 2 há, utilizando a escala indicada pelo examinador.

7.      Marcar em um campo um polígono com 2 Km de perímetro assinalado em um mapa.

8.      Ensinar à Seção os princípios básicos da topografia.

9.      Explicar a diferença entre topografia e topometria.

10.   Levantar o plano de um caminho de 1 km de extensão.

11.    Identificar o campo de ação da topografia, sacando os benefícios e vantagens decorrentes de sua aplicação.

12.    Efetuar um levantamento topográfico de uma área de acampamento, utilizando procedimentos escoteiros.


 

TRABALHO VOLUNTÁRIO

1.       Trabalhar como voluntário em um desastre natural de seu Município, Estado ou País, em algum dos seguintes órgãos: Cruz Vermelha ou Defesa Civil.

2.      Trabalhar como voluntário em um órgão municipal, por pelo menos cinco períodos, totalizando 20 horas, em Asilos, Casas de Recuperação, Creches, Hospitais ou Abrigos.

3.      Trabalhar como voluntário em uma campanha de combate à Diabetes ( ou algo similar ), de sua cidade, Estado ou Município.

4.      Demonstrar como proceder e socorrer pessoas feridas em situações cotidianas ( por exemplo, em acidentes de trânsito ) sabendo adotar noções básicas de primeiros socorros nos casos de cortes e pequenas ou graves lesões.

5.      Trabalhar como voluntário, levando seu Grupo, Seção ou Patrulha acompanhada de um Chefe responsável, aplicando atividades escoteiras voltadas para a Inclusão Social de um grupo de pessoas com algum tipo de deficiência ( física e/ou intelectual ). Ter convivido por um período de seis meses com um membro adulto e/ou infanto-juvenil no grupo escoteiro no qual está efetivo.

6.      Visitar uma creche, asilo ou abrigo e verificar seu funcionamento, apresentando relatório ao examinador.


 

VENDAS

1.       Citar as principais características de um vendedor.

2.      Observar e elaborar um relatório sobre a atividade de um vendedor, durante um dia de trabalho.

3.      Participar ativamente de uma campanha para arrecadação de fundos organizada pela Seção e que se baseie na venda de algum produto ou serviço ( cartões comemorativos, convites para um almoço, etc. )

4.      Utilizar um talão de pedidos, preenchendo de forma correta.

5.      Definir os termos cotação, proposta, prazo de entrega e condições de pagamento.

6.      Explicar o que é uma equipe de vendas.

7.      Operar uma calculadora com agilidade e precisão.

8.      Criar um produto imaginário e elaborar a estratégia de marketing a ser utilizada em sua comercialização.

9.      Explicar a legislação tributária que se aplica, em seu estado, aos diferentes tipos de produtos.

10.   Preencher uma nota fiscal de venda.

11.    Demonstrar conhecimento dos direitos trabalhistas do vendedor.

12.    Demonstrar noções básicas sobre o cálculo de juros.


 

VITRINES

1.       Conhecer o uso tridimensional do espaço de uma vitrine.

2.      Associar o período do ano ou a oportunidade de venda com a seleção do material a ser utilizado na decoração de uma vitrine.

3.      Listar as características de um cartaz apropriado para exibição em uma vitrine.

4.      Organizar e montar três vitrines diferentes, sendo uma de divulgação do Movimento Escoteiro.

5.      Saber pintar letreiros.

6.      Trabalhar durante 40 (quarenta) horas na organização de vitrine.

7.      Promover um debate com profissionais da área com a finalidade de ilustrar as técnicas básicas utilizadas na montagem de uma vitrine.

8.      Observar pelo menos dez vitrines, duas de cada tipo de estabelecimento, relatando suas observações sobre técnicas e procedimentos utilizados.

9.      Discorrer sobre o uso de cores e luzes nas vitrines.